GT 1 - FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE
Ementa: Formação e Profissionalização Docente são conceitos que estão vinculados à preparação inicial do licenciando em sua graduação, procurando aliar o conhecimento acadêmico com as práticas configuradas ao oficio docente em sua vivência profissional configuradas e moldadas através das experiências, cotidianos e estratégias dentro espaço escolar. Mediante a essa diretriz, este grupo de trabalho recebe pesquisas e estudos que estejam preocupados com as problemáticas da Formação Docente em seu estágio inicial e continuada, além das questões apresentadas ao cotidiano profissional, seja na dinâmica escolar, dentro da sala de aula, da relação docente com os alunos, seus colegas, e com a estrutura da burocracia escolar.
GT 2 - EDUCAÇÃO E CIBERCULTURA
Ementa: Educação e Cibercultura acolhe pesquisas que têm por base o aprofundamento da discussão sobre o papel dos dados e dos algoritmos, pensamento computacional, fake news, buscando compreender suas práticas em suas múltiplas expressões na educação contemporânea, agregando estudos sobre as atuais formas de pensar a educação, a formação do docente e a atuação docente no contexto da cibercultura. Este eixo temático visa compreender fenômenos emergentes tais como: estudos de aplicativos, a governança e a democracia digitais, as identidade e formação do sujeito; as controvérsias em torno da privacidade; os desafios teóricos e metodológicos do big data; a interação educação, Internet das coisas e as cidades inteligentes.
GT 3 - SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO
Ementa: A partir da concepção de gênero e sexualidade enquanto conceitos sociais e historicamente construídos sobre o prisma das diferenças biológicas e entendendo que possuem complexas dimensões e interseções, este eixo temático se propõe a receber relatos de pesquisas e práticas que abarquem a construção das identidades de gênero, política LGBT, a sexualidade, o corpo bem como relatos de experiências ou pesquisas que discutam conceitos como sexismo, machismo, feminismo, homofobia, transfobia, dentre outros temas norteadores que contribuam para reflexões de temáticas de gênero no campo educacional e outros espaços não formais de educação.
GT 4 - TRABALHO E EDUCAÇÃO
Ementa: Esse Grupo de Trabalho abrange pesquisas acadêmicas que buscam analisar as transformações nas forças produtivas e nas relações de produção, seus impactos na qualificação do trabalhador e nas políticas públicas para a educação. Esse eixo temático espera receber trabalhos, provenientes de pesquisa acadêmica, que discutam o contexto educacional atual mediante a ofensiva neoliberal e ultraconservadora para a educação em curso, as transformações sociais, culturais, econômicas, políticas e seus impactos no campo educacional e nas mudanças ocorridas no Estado, as parcerias público-privadas, os movimentos sociais e educação, as políticas de formação e trabalho do profissional da educação e a organização do trabalho escolar.
GT 5 - EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ACESSIBILIDADE
Ementa: Esse Grupo de Trabalho abrange pesquisas acadêmicas em torno do conceito de Educação Inclusiva, a partir da dimensão dos processos escolares, buscando divulgar estratégias para superar o distanciamento entre as políticas e as práticas de educação formal. Esse eixo espera receber trabalhos, provenientes de pesquisa acadêmica, que discutam políticas públicas para inclusão, trabalho docente na perspectiva da inclusão, as relações entre saúde e educação na promoção do desenvolvimento e inclusão social da pessoa com necessidades especiais, procedimentos metodológicos e recursos tecnológicos para a escolarização e inclusão das pessoas com deficiência e tecnologia assistiva.
GT 6 - INFÂNCIA E POLÍTICAS PÚBLICAS
Ementa: Esse Grupo de Trabalho abrange pesquisas acadêmicas em torno dos processos de ensino e aprendizagem na infância e produções teórico-metodológicas contemporâneas relativas às crianças e suas infâncias nos diversos campos do conhecimento, compreendendo a emergência dos estudos sociais acerca da infância na contemporaneidade. Esse eixo temático espera receber trabalhos, provenientes de pesquisa acadêmica, que discutam políticas públicas para infância, formação dos profissionais que atuam na Educação da Infância, brinquedos e brincadeiras, músicas e histórias que expressem o olhar de crianças, culturas das crianças, ética e diversidade na pesquisa sobre crianças e infâncias e a participação das crianças na construção de culturas majoritárias.
GT 7- EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS
Ementa: Este Eixo Temático espera receber trabalhos que tratem de pesquisas e projetos que abordem a temática Afro e/ ou Indígena na Educação, bem como ações de combate ao racismo e à discriminação nas escolas e demais espaços educativos, visando a implementação das leis 10639/03 e 11645/08. Também espera receber trabalhos que discutam práticas, teorias e representações que permeiam o campo das relações étnico raciais, que discutam elementos culturais de matrizes africanas e Indígenas nos diversos espações sociais e que discutam as ações afirmativas e Políticas Públicas que vem sendo propostas como forma de combate às desigualdades.
GT 8 - EDUCAÇÃO DO CAMPO E COMUNIDADES TRADICIONAIS
Ementa: Esse Grupo de Trabalho abrange pesquisas acadêmicas sobre a educação no campo nas relações com as práticas das camadas populares, os movimentos sociais e a luta pela terra. Esse eixo temático espera receber trabalhos que dialoguem com as demandas e expressões das comunidades tradicionais, a territorialidade, sustentabilidade e identidade das comunidades tradicionais, a resistência de povos e culturas, a defesa de suas terras e as formas de organização de seus territórios e identidades, a formação do educador na relação com os movimentos sociais, a pedagogia da alternância no Brasil, a história dos movimentos sociais do campo no Brasil e sua luta por educação popular, e políticas públicas de educação do campo e sua relação com os povos camponeses, os movimentos sociais e as escolas do campo.
GT 9 – EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Ementa: Refletir sobre as intervenções, as práticas humanas e seus efeitos sobre o ambiente natural consitui-se numa pauta urgente diante da crise socioambiental radicalizada na contemporaneidade. A Educação Ambiental, como dimensão educacional, possui um amplo e consolidado construto teórico-metodológico, referendado por meio da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA, Lei 9795/99), das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Ambiental (Res. CNE nº2/2012), das produções acadêmicas e das práticas pedagógicas nos mais diferentes níveis e modalidade do ensino e sinalizam para um necessário processo de ambientalização curricular como tentativa de enraizamento e consolidação dos saberes-fazeres tanto nos espaços escolares como, também, nos processos de educação popular. O presente GT se propõe a ser um espaço de socialização, reflexão e proposição de saberes deste campo de pesquisa.