Participe da XI Semana da Biologia UFABC
As mesas-redondas (das 14:00 às 17:00) e as apresentações de trabalhos (das 18:00 às 19:00) serão transmitidas em nosso canal no YouTube. Inscreva-se no canal e defina um lembrete para não esquecer das "lives".
Usamos como referência o horário de Brasília (UTC -3)
Infelizmente não teremos o apoio de intérprete de libras no evento.
APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS: Saiba mais sobre as apresentações de trabalhos em sessões orais aqui.
Dia 12 de julho de 2021, segunda-feira, às 14:00 no YouTube
Denise Bittencourt Amador (Faculdade Dr. Francisco Maeda - FAFRAM)
Bióloga, bacharel em Ecologia (UFRRJ), Msc. em Ciências Florestais (ESALQ/USP). É sócia fundadora da ONG Mutirão Agroflorestal (2004) pela qual realiza trabalhos de educação e difusão agroflorestal. É coordenadora e educadora do Projeto Arte na Terra de Educação ambiental realizado na Fazenda São Luiz, São Joaquim da Barra, SP, desde 2002. Participa das experiências e plantios agroflorestais na Fazenda São Luiz, onde vive desde 1998. É docente do curso de Agronomia da FAFRAM, Ituverava, SP. Participa da Rede agroflorestal da região de Ribeirão Preto formada em 2019 e da Rama - Rede de apoio a mulheres agroflorestoras.
Clovis José Fernandes de Oliveira Jr. (Instituto de Botânica, SIMA-SP)
Agrônomo, permacultor e pesquisador em agroecologia e sistemas agroflorestais. Atua há mais de 15 anos com agricultura familiar, populações tradicionais e assentamentos de reforma agrária com transição agroecológica e sistemas agroflorestais. É especialista em uso econômico da biodiversidade, pesquisando e promovendo as cadeias produtivas da sociobiodiversidade. Co-fundador da Ecovila Bom Lugar, em Pedro de Toledo (SP). A Ecovila Bom Lugar é um espaço de Permacultura e Arte que vem praticando e desenvolvendo atividades desde 2018, já contando atualmente com apoio do Projeto Conexão Mata Atlântica, que visa o repasse de recursos financeiros (Pagamentos por Serviços Ambientais) a partir de práticas ecológicas e sustentáveis realizadas. Também é atuante e integrante do coletivo MUDA-SP (Movimento Urbano de Agroecologia de São Paulo) e do Grupo de Trabalho Manejo em Agroecossistemas da Associação Brasileira de Agroecologia.
Fernando Silveira (Núcleo de Agroecologia Apetê-Caapuã da UFSCAR Sorocaba)
Membro da diretoria da Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica (ABD), do GT Manejo de Agroecossistemas da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA), e coordenador do Núcleo de Agroecologia Apetê-Caapuã da UFSCAR Sorocaba.
Dia 13 de julho de 2021, terça-feira, às 14:00 no YouTube
Rosane Silva dos Santos (Biologia entre nós)
Sou licenciada em biologia e doutora na área da genética da conservação. Pesquiso aspectos relacionados à diversificação e manutenção da diversidade genética em diferentes grupos animais. Para além da pesquisa, atuo como professora de ciências e biologia no ensino básico da educação pública e ajudo a construir o grupo "Biologia entre nós", composto por estudantes, professores, graduandos e pós-graduandos negros dentro da biologia.
João Paulo Reis Soares (UFABC)
Bacharel em Ciência e Tecnologia, Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas todos pela UFABC com período sanduíche na Universidade de Coimbra em Portugal, pelo Programa de Licenciaturas Internacionais da Capes, além de ter realizado o PIBID também da Capes durante a graduação. Mestre pelo programa de pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática da UFABC, e aluno de doutorado do mesmo programa, com pesquisa sobre ensino de botânica e formação de professores, membro dos grupos de pesquisa NEPEC e GEPEnCiBio da UFABC. Atualmente trabalhando como editor de materiais didáticos e líder do comitê de diversidade racial da editora, com trajetória profissional em espaços de educação formal e não formal, como educador social, educador ambiental e professor da educação básica e professor de cursinhos populares.
Priscila Barreto de Jesus (UFABC)
Licenciada em Ciências Biológicas (2009) pela Universidade Federal da Bahia, Mestre (2012) e Doutora (2016) em Botânica pelo Programa de Pós-Graduação em Botânica da Universidade Estadual de Feira de Santana. Pós Doutorado em Genética na Universidade de São Paulo (2018). Professora adjunta da Universidade Federal do ABC (UFABC), dedica-se ao estudo de algas marinhas atuando principalmente nos seguintes temas: biodiversidade e filogenia molecular, DNA barcoding, filogeografia, genética de populações e filogenômica. Mãe do Pedro Lucas e divulgadora científica no "Algas por Elas" e no "Minutos de Botânica".
Dia 14 de julho de 2021, quarta-feira, às 14:00 no YouTube
Ana Lúcia Tourinho (Universidade Federal do Mato Grosso)
É especialista em ecologia e evolução de artrópodes. Pesquisadora e Professora credenciada do programa de pós-graduação em Ciências Ambientais da Universidade Federal do Mato Grosso, Campus Sinop. Realiza pesquisas em ecologia e conservação de artrópodes na floresta Amazônica e taxonomia de aracnídeos das ordens Opiliones, Ricinulei, Schizomida e Araneae. Além da pesquisa desenvolve projetos de Divulgação Científica utilizando as redes sociais e é membro fundador da organização de pesquisa e combate ao viés de gênero na ciência SWA - Support Women in Arachnology.
Regiane Saturnino (Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão)
Atualmente é Professora Efetiva (Adjunta II) e Chefe do Laboratório de Zoologia da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)/campus de Imperatriz. Possui Doutorado em Zoologia pelo Museu Paraense Emílio Goeldi (2013), Mestrado em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA (2007) e graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2004). Atuou como Coordenadora de Pesquisa e Inovação da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação/PROPGI-UEMASUL. Tem experiência na área de Ecologia e Taxonomia de Aranhas, com ênfase em Taxonomia de grupos recentes, Ecologia de Comunidades, análise de dados, inventários biológicos, gerenciamento e processamento de dados em coleções zoológicas.
Leonardo Sousa Carvalho (Universidade Federal do Piauí)
Biólogo (UFPI, Teresina), mestre (MPEG, Belém) e doutor em Zoologia (UFMG, Belo Horizonte), professor adjunto da Universidade Federal do Piauí, Campus Amílcar Ferreira Sobral, em Floriano, Piauí. Atualmente é responsável legal da UFPI junto ao Conselho de Gestão do Patrimônio Genético e presidente da Comissão de Biodiversidade da UFPI, além de ser o atual coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação - PPGBC/UFPI. Trabalha com ecologia, sistemática e biogeografia de aracnídeos.
Dia 15 de julho de 2021, quinta-feira, às 14:00 no YouTube
Lucy Figueiredo (Ambiental Consultoria Técnica)
Possui graduação em biologia formada pela UFRJ e com especialização em saúde pública pela Fiocruz. Entrou como estagiária na Feema, Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente, até sua aposentadoria. A partir de então, constituiu uma empresa de consultoria e treinamento, Ambiental Consultoria Técnica na qual atua até os dias atuais.
Elio Gomes Fernandes (BIOMOC)
Formado em Ciências Biológicas Bacharelado em 2007 pela Universidade Estadual de Montes Claros, mestre em Microbiologia Agrícola e do Ambiente em 2010 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Doutorado em Microbiologia Agrícola em 2015 pela Universidade Federal de Viçosa e período Sanduiche na University of Auckland no laboratório de Metabolômica na Nova Zelândia. Pós-Doutor em Biodiversidade e Uso de Recursos Naturais pela Universidade Estadual de Montes Claros. Trabalhando principalmente em pesquisas científicas com Controle Microbiano de Insetos. Atualmente é Responsável Técnico, CEO e proprietário da BIOMOC controle Integrado de Vetores e Pragas Urbanas, que também é uma Startup em biotecnologia pesquisando microrganismos entomopatogênicos para o desenvolvimento de Bioinseticidas.
Sérgio dos Santos Bocaline (APRAG e FEPRAG)
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade São Judas Tadeu (1993), pós graduação em Entomologia Urbana pelo Instituto de Biociências da UNESP - Rio Claro (2000), mestrado em Ciências pela Faculdade de Saúde Publica - USP (2015). Atualmente é Vice presidente executivo da Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas - APRAG, Gestor de Relações Institucionais da Federação das Associações de Controladores de Vetores e Pragas Sinantrópicas - FEPRAG. Atua como consultor na área de manejo integrado de vetores e fauna sinantrópica nociva, manejo de fauna sinantrópica silvestre e manejo de fauna nociva em instalações rurais. Palestrante, coordenador de eventos e perito ambiental.
Dia 16 de julho de 2021, sexta-feira, às 14:00 no YouTube
Stephanie Sampronha (UFABC) e Daubian Santos (UFABC) representando o Pílulas do LSD
Pílulas do LSD é uma iniciativa do Laboratório de Sistemática e Diversidade (LSD) da UFABC para apresentar, de forma leve, um pouco do senso de maravilhamento que a ciência nos provoca e o seu papel para a construção de sociedades mais justas.
José Otavio Baldinato (IF-SP)
Bacharel e Licenciado em Química, possui mestrado e doutorado em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo e coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCiMA). Tem experiência na interface entre história da ciência e ensino, tratando também do uso de questões sociocientíficas como estratégia para a revisão dos conteúdos de ensino de ciências. Orienta trabalhos de Mestrado e Iniciação Científica junto ao Grupo Faraday de Pesquisa em História da Ciência.
Nelson Menolli Jr. (IF-SP) representando o IFungiLab
O IFungiLab é um laboratório do IFSP (Campus São Paulo) que envolve professores, pesquisadores, alunos e comunidade no que diz respeito, na forma mais ampla, ao estudo dos fungos. A página destina-se a divulgação científica de Micologia.
Dia 19 de julho de 2021, segunda-feira, às 14:00 no YouTube
Amana Garrido (NUPEM/UFRJ)
Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biologia Evolutiva, IB-UFRJ, investiga os efeitos de impactos locais e globais sobre a simbiose entre corais e dinoflagelados. Além disso, trabalha com o levantamento e monitoramento de diversidade de Symbiodiniaceae no Brasil e com a reprodução de corais endêmicos. É Graduada em Biologia Marinha pela UFRJ e Mestre em Zoologia pelo Museu Nacional/UFRJ. Atualmente é aluna do Laboratório de Biodiversidade de Cnidaria, coordenado pela Prof.ª Carla Zilberberg, no Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM/UFRJ).
Miguel Mies (IO-USP)
Possui bacharelado (BSc) e doutorado (PhD) em oceanografia, ambos obtidos no Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO-USP). Atualmente é como: pesquisador associado do IO-USP, credenciado como orientador e co-orientador no programa de pós-graduação em Oceanografia, e coordenador de pesquisas do Projeto Coral Vivo, responsável pela gerência e supervisão dos projetos de pesquisa de campo e laboratório. Principais linhas de pesquisa: ecologia recifal; biologia molecular e genética de zooxantelas; desenvolvimento larval de organismos recifais; e mudanças climáticas em recifes de corais.
Jessica Bleuel (UFRN)
Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e mestra em ecologia pelo Programa de Pós-graduação em Ecologia (PPGECO-UFRN), onde utilizou modelos matemáticos para prever mudanças nas comunidades de corais do Brasil e padrões de áreas vulneráveis frente às mudanças climáticas. Atualmente é doutoranda do PPGECO-UFRN no Laboratório de Ecologia Marinha (LECOM) coordenado pelo Prof. Guilherme Longo, onde busca através de uma abordagem funcional entender as respostas dos corais às mudanças climáticas. Além disso, também atua no monitoramento dos ambientes recifais da Área de Proteção Ambiental dos Recifes de Corais (APARC-RN).
Dia 20 de julho de 2021, terça-feira, às 14:00 no YouTube
Sheina Koffler (Instituto de Estudos Avançados da USP)
Pesquisadora de pós-doutorado no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo. Sua pesquisa envolve a utilização da ciência cidadã para compreensão da ecologia de abelhas nativas e educação científica. Tem experiência em ecologia evolutiva, conservação de abelhas e comunicação científica.
Eduardo Alexandrino (Instituto Nacional da Mata Atlântica)
Biólogo, MSc. e Dr. e pós-doutor em Ecologia Aplicada. Atualmente é pesquisador do Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA/MCTI) e pesquisador colaborador do Laboratório de Ecologia, Manejo e Conservação de Fauna Silvestre da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP). É coordenador do projeto de ciência cidadã “Eu vi uma ave usando pulseiras!?” que promove o monitoramento de aves anilhadas com a participação pública. Além disso, realiza pesquisas sobre aves em ambiente antropizados, observação de aves como promoção de educação ambiental e ecoturismo e gestão de impactos ambientais.
Caren Queiroz Souza (Universidade Federal da Bahia)
Bióloga e mestre em Ecologia pela UFBA, divulgadora científica e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia Teoria, Aplicação e Valores (UFBA). Durante o mestrado desenvolveu pesquisa sobre ciência cidadã e seu impacto na formação de voluntários engajados na conservação de serviços ecossistêmicos, propondo um modelo conceitual para concepção e condução de programas de ciência cidadã com foco na conservação da biodiversidade. Atualmente, no doutorado, investiga o papel da ciência cidadã na educação científica e ambiental crítica, no engajamento e comportamento pro-ambiental, bem como, a percepção e interesse de pesquisadores em ciência cidadã. É co-fundadora do primeiro projeto de ciência cidadã para monitoramento da interação entre plantas e visitantes florais, Guardiões da Chapada e também da Rede Kunhã Asé de Mulheres na Ciência. Foi professora substituta do Instituto Federal da Bahia - Campus Valença e leciona no Curso de Especialização sobre Comunicação Pública da Ciência (Amerek) na UFMG.
Juliana Silva França (Universidade Vila Velha)
Licenciada em Ciências Biológicas e doutora em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre pela UFMG. Atualmente é pesquisadora pós-doc vinculada à Universidade Vila Velha e, colaboradora do Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA) na linha de ciência cidadã. Tem experiência na área de ecologia aquática, com ênfase em ecologia de bentos, atuando nos seguintes temas: biomonitoramento, decomposição de matéria orgânica, coleção biológica, educação ambiental e, especialmente, monitoramento participativo de rios urbanos pelo ensino básico. É coordenadora do projeto “A água desse rio é boa? Quem vive nele te conta!”.
Dia 21 de julho de 2021, quarta-feira, às 14:00 no YouTube
Economista da ESALQ/USP e gerente de Novos Negócios do Idesam, onde coordena atividades de seleção, aceleração e investimentos em negócios de impacto da Amazônia, através da AMAZ aceleradora de Impacto. Desenvolveu estudos de viabilidade econômico-financeiras para cadeias de valor na Amazônia, como pecuária sustentável, café e guaraná agroflorestal, além de pesquisas sobre fluxos financeiros para REDD+ no Brasil. Também atuou diretamente com agricultores familiares e comunidades rurais e ribeirinhas, na área de desenvolvimento socioeconômico.
Fabiano Silva (Fundação Vitória Amazônica)
Atualmente é Coordenador Executivo da Fundação Vitória Amazônica. Diretor-presidente experiente com histórico comprovado de trabalho no setor de gestão de organizações sem fins lucrativos. Hábil em Responsabilidade Social Corporativa, Captação de Recursos, Conscientização Ambiental, Gestão de Recursos Naturais, Relações Internacionais, Advocacia, Planejamento Estratégico e Gestão. Forte profissional em desenvolvimento de negócios com mestrado em relações internacionais com especialização em política energética e ambiental.
Virgilio Viana (Fundação Amazonas Sustentável)
PhD por Harvard e pós-doutor em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade da Flórida, Virgilio Viana é o atual superintendente-geral da Fundação Amazonas Sustentável (FAS). Foi o primeiro secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas, entre 2003 e 2008, onde reduziu o desmatamento em 70%, e atualmente é membro do grupo de trabalho sobre Ética da Pontifícia Academia de Ciências do Vaticano. Graduou-se em Engenharia Florestal pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ-USP), foi professor do Departamento de Ciências Florestais na ESALQ/USP (1989-2009), com dezenas de livros e centenas de artigos publicados no Brasil e no exterior. Coordenou o processo de consultas nacionais que deu origem ao Forest Stewardship Council (FSC) em 1993. Foi fundador e presidente do Imaflora (1993-2000). Participou da estruturação do Center for International Research (CIFOR), do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ) e do Fundo Brasileiro de Biodiversidade (Funbio). Foi presidente da Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia (SBEE), da Associação Paulista dos Engenheiros Florestais (APAEF), e vice-presidente da Associação Brasileira dos Secretários de Estado do Meio Ambiente (ABEMA). Durante o período como secretário, coordenou o processo de concepção e implementação do Programa de Desenvolvimento Sustentável “Zona Franca Verde”, do Programa Bolsa Floresta e da primeira Lei de Mudanças Climáticas do Brasil. Neste período, a área das Unidades de Conservação do Estado aumentou em mais de 135%.
Dia 22 de julho de 2021, quinta-feira, às 14:00 no YouTube
Ana Durvalina Bomtorin (PanDNA Consultoria e Projetos Ltda.)
Possui graduação em Ciências Biológicas, Mestrado e Doutorado em Ciências (área de concentração: Genética) pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP com estágio de um ano na Universidade de Sussex (Brighton, Reino Unido) - Doutorado Sanduíche. Realizou estágio pós-doutoral em Ecologia, na Universidade de Ulm (Ulm, Alemanha). Atualmente, é proprietária e pesquisadora responsável da empresa PanDNA Consultoria e Projetos Ltda, atuando na área de diagnóstico molecular. Está cursando pós-graduação em Educação em Direitos Humanos no IFSP, campus Piracicaba.
Maria Inês Ribas Rodrigues (UFABC)
Possui Licenciatura em Física, mestrado em Ensino de Ciências - Modalidade Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (2001), doutorado em Educação (Doutorado Sanduíche) - School of Education. University of Leeds, (2005) e doutorado em Educação - Ensino de Ciências e Matemática, pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2006). É idealizadora e coordenadora do Projeto Menina Ciência - Ciência Menina que visa minimizar o paradigma de gênero encontrado nas ciências. Atualmente é professora do Centro de Ciências Naturais e Humanas, Universidade Federal do ABC.
Manuela de Oliveira Ramalho Sanchez (Cornell University)
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010), Mestrado e Doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é post doctoral na Cornell University (Estados Unidos). Uma das fundadoras do projeto de divulgação científica: Mulheres decifrando a ciência.
Dia 23 de julho de 2021, sexta-feira, às 14:00 no YouTube
Anna Cecília Leite (Bioadapt Manejo)
Bióloga desde 2010, especialista em conservação e manejo de fauna. Fundadora da Bioadapt, empresa especializada em Bem-estar de animais silvestres e exóticos.
Bruno Petri (CETAS)
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Metodista de São Paulo (2005). Atualmente é médico veterinário do Centro de Recuperação de Animais Silvestres do Parque Ecológico do Tietê. Pós graduando em Administração de Empresas pelo INSPER-SP e mestrando do Programa de Pós Graduação em Conservação da Fauna (PPGCFAU) da UFSCar em parceria com a Fundação Parque Zoológico de São Paulo. Foi presidente da Associação Brasileira de Veterinários de Animais Selvagens - ABRAVAS - de 2015 a 2019.
Marcos de Mourão Motta (Asas e Amigos)
Médico veterinário firmado pela UFMG, pós graduação na PUC Minas em clínica e cirurgia de animais silvestres e domésticos. Presidente fundador do Asas e Amigos.
Julia Medeiros Mercado (Oceanic Aquarium)
Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2017). Realizou o Programa de Aprimoramento Profissional no Programa de Enriquecimento Comportamental na Fundação Parque Zoológico de São Paulo (FPZSP). Realizou diversos estágios e voluntariados em instituições zoológicas e programas de conservação. Atua como líder da equipe do setor de águas doces do Oceanic Aquarium. É Fundadora e Coordenadora do setor de Bem-Estar animal do Oceanic Aquarium.