Ilustrar um livro é uma tarefa complicada. O livro se difere das demais formas de arte, pois, ao contar a história, ele deixa a parte visual para a imaginação de cada um. Isto é importante principalmente em obras infantis, pois as figuras convidam a criança à leitura e despertam sua curiosidade. Como fazer para ilustrar um livro, então?
“As imagens devem seguir adiante, ir além do texto. A verdadeira sintonia entre texto e imagem desperta no leitor a sensação de liberdade. Ele circula entre as palavras e os traços e cria seu próprio caminho.”
“A ilustração começa no texto. Um bom texto desperta emoções e, essas, transformadas em cores e traços, irão compor a ilustração”,
indica Tati Rivoiri, ilustradora de livros infantis.
A ilustração é uma linguagem visual que agrega informações ao texto (não apenas o reproduz) e pode ser feita com diversas técnicas. "Ilustrar não é só desenhar. É pintar, colar, carimbar... Há uma infinidade de materiais para serem utilizados, como carvão e guache", explica Fernando Vilela, ilustrador e professor do Instituto Tomie Ohtake, na capital paulista. Ela é diferente da pintura de quadros ou da fotografia de paisagem porque essas são atividades que podem estar desconectadas do suporte textual.
Os desenhos estão presentes nas nossas vidas desde pequenos e em toda a história da humanidade, quando os homens das cavernas desenhavam nas pedras para relatar o seu dia a dia. Atualmente, existem inúmeros tipos de ilustração que vão desde as tradicionais, passam pelas caricaturas e chegam nas digitais. Conheça agora um pouco mais sobre esse mundo dos desenhos.
Ilustração é uma imagem que pode decorar um texto, complementar uma mensagem passada pelo texto ou até ser ela, a ilustração, a responsável por transmitir a mensagem principal.
Definida dessa forma, ilustração pode, inclusive, ser uma fotografia. No entanto, na maior parte das vezes, quando nos referimos a uma ilustração, pensamos em desenhos, grafismos, pinturas, e afins.
No design, associamos ilustrar ao ato de desenhar, na maior parte das vezes, fazendo uso de ferramentas vetoriais como o CorelDRAW ou o Illustrator - daí a origem do nome desse aplicativo.
Existem vários tipos de ilustrações e poderíamos descrever vários modos de classificar, no entanto, focaremos nas ilustrações de cinco tipos.
Ilustração Realista
Ilustração Hiper-realista
Enquanto a ilustração realista busca representar a realidade, algo que existe, a hiper-realista, de tão perfeita, tão minuciosa, forma um paradoxo:
"É tão perfeita que não pode ser real, é acima da realidade".
Ilustração Técnica
Ilustração Infantil
Caricatura
Ilustrações podem ser produzidas através de diversas técnicas à mão livre (lápis, aquarela, pastel seco, pastel oleoso, nanquim, óleo, etc), ou através de softwares, como o Photoshop e o CorelDRAW, por exemplo.
Aplicação da ilustração:
Ilustração jornalística
Esse tipo de ilustração pode ser através de uma Charge, que é responsável por noticiar um acontecimento, através de sátiras com traços bem carregados. Parecido com a Charge, o Cartoom relata de uma forma humorística um fato da sociedade de forma sintetizada.
O Infográfico também é uma ilustração jornalística, ele é responsável por apresentar dados de forma gráfica e facilitando a leitura das pessoas.
História em quadradinhos
Esse tipo de ilustração faz a cabeça das pessoas há muitos anos, muitas histórias em quadrinhos viraram filmes, como é o caso do Super-Homem e do Homem Aranha. Existem ilustrações adultas, infantis e didáticas.
Ilustração publicitária
A ilustração publicitária pode ser o layout do anúncio, o storyboard, que é uma sequência de imagens que auxilia em uma pré-visualização de um vídeo ou propaganda, o logotipo da marca, entre outros.
Ilustração científica
Esse tipo de ilustração auxilia nos estudos e na explicação de matérias como botânica, biologia, astronomia, mecânica, entre outras.
Exemplos dos tipos de ilustração.
A revista Galileu trouxe uma matéria sobre 14 ilustradores brasileiros da atualidade que vale a pena acompanhar e admirar.
Acompanhe aqui um pouco de cada um deles.
Entre eles está Amaury Filho
Para quem pira em posters ilustrados de grandes sucessos do cinema e da TV, o trabalho do carioca Amaury Filho é um prato cheio. Star Wars, Stranger Things e Game of Thrones são algumas das obras da cultura pop que já viraram arte nas mãos do ilustrador.
Omelete é um site brasileiro de entretenimento que aborda alguns temas da cultura pop como cinema, HQs, música, televisão e jogos eletrônicos.
A ilustração está presente de forma importante neste espaço. O principal ilustrador foi por muito tempo um jovem artista estadonidense que mora no Brasil e se chama Ryan Smallman. Ele dá dicas para quem gosta de desenhar e pensa em conseguir uma oportunidade em uma grande empresa:
"Se tem um trabalho que você quer fazer, não espera, comece a fazer! Meu sonho era ser um ilustrador, então simplesmente comecei a desenhar, cobrando sempre o melhor de mim, até conseguir. E se você é desenhista, fotógrafo, músico, seja o que for, posta na internet! Se ninguém vê seu trabalho, é como se nem existisse. Publique seu trabalho, nunca se sabe quem vai ver. Se eu não tivesse feito isso, não estaria onde estou. Então não fica só sonhando e comece a conquistar, um passo de cada vez."
Em agosto de 2020 o artista abandonou o cargo para dedicar-se ao seu trabalho de ilustrador e quadrinista, lutando pelo sonho da produção independente.
Versões do Batman, 2019.
Imagem de despedida postada em seu Instagram, agosto 2020.