O aproveitamento de águas pluviais é uma ótima forma de reduzir o consumo de água tratada para atividades em que não são exigidos os padrões de potabilidade da água. Uma forma eficiente, de baixo custo e sustentável é a instalação de cisternas, que captam a água da chuva e fazem o seu armazenamento para atividades como regar as plantas do jardim, lavar calçadas e até mesmo no vaso sanitário. Outra vantagem das cisternas é a sua versatilidade, podendo variar sua capacidade de armazenamento de água, variando conforme a demanda de água e também pode ser instalada em apartamentos, residências, comércios, na área urbana quanto rural.
1-Para começar, você precisa ter uma escada de boa qualidade, que garanta estabilidade e segurança para que você consiga executar o serviço.
2-Então, é hora de posicioná-la junto ao beiral do telhado, com todo o cuidado.
3-Você pode até fazer a remoção com as mãos, mas o ideal é contar com uma luva (de preferência de borracha), uma pá de plástico ou pincel e um balde para ir juntando os resíduos que encontrar.
4-Então, vá retirando todo tipo de sujeira que se encontra ali e colocando no balde, para depois descê-lo.
5-Tendo passado dessa etapa, é preciso ter uma mangueira que possua boa pressão para que você a introduza nos condutores e lance jatos d’água de alta pressão para a remoção da sujeira mais fina e difícil, como pó e pequenos pedaços de folhas e frutos.