Resumo: Desde a descoberta da magnetorresistência gigante, sua aplicação nas válvulas de spin e do tunelamento magnético a temperatura ambiente, os dispositivos spintrônicos aplicados como leitores de memória proporcionaram uma mudança de paradigma na tecnologia de informação. Atualmente, as memórias magnetorresistivas de acesso aleatório têm cada vez mais sido consolidadas como substitutas das limitadas memórias capacitivas baseadas em silício, dadas sua maior escalabilidade, não volatilidade e proteção contra agentes externos. Porém, apesar da crescente integração dos dispositivos spintrônicos em substituição a tecnologias atuais, pouco se avançou para consolidação prática de dispositivos lógicos baseados no grau de liberdade de spin. Neste seminário serão abordadas algumas propostas de memórias magnéticas com maior potencial de gravação e de transistores lógicos baseados em dispositivos spintrônicos.
A formação do bojo da Via Láctea é discutida em termos de teorias de formação de bojos e de galáxias e de observações de seu conteúdo estelar. Diferentes tipos de observações serão apresentados: imageamento e estudos de evolução estelar, levando a idades; espectroscopia e análise de abundâncias dos elementos. Finalmente, será dada uma visão das questões controversas da literatura.
Abstract: In this talk we will make a voyage from the exterior of black holes to their interior. In their exterior, we will mainly focus on two aspects. One aspect is the bending of light, as recently observed by the Event Horizon Telescope. The other aspect is the emission of gravitational waves by a black hole binary, as detected by the Laser Interferometer Gravitational-Wave Observatory. If time permits, we will also embark into the interior of black holes, where Eintein's theory of General Relativity predicts a space-time singularity. Such singularity results in the breakdown of predictability by the theory, but Quantum Physics may come to the rescue.
Resumo: Sirius, a nova fonte de luz síncrotron brasileira, será a maior e mais complexa infraestrutura científica já construída no País e uma das primeiras fontes de luz síncrotron de 4ª geração do mundo. É planejada para colocar o Brasil na liderança mundial de produção de luz síncrotron e foi projetada para ter o maior brilho dentre todos os equipamentos na sua classe de energia. O Sirius possibilitará uma mudança qualitativa para as pesquisas dos usuários, permitindo a realização de experimentos hoje impossíveis no País, aumentando significativamente suas competências em áreas estratégicas, como energia, alimentação, meio ambiente, saúde, defesa e várias outras. Nessa apresentação serão mostrados detalhes da engenharia por traz desse complexo científico e exemplos de aplicações.