Mentores

 

Victor Araújo

Victor Araújo é Professor de Política Comparada na Universidade de Reading (Reino Unido) e pesquisador associado do Centro de Estudos da Metrópole (Cepid-FAPESP). Doutor pela Universidade de Zurique e pela Universidade de São Paulo, sua pesquisa sobre as consequências eleitorais do crescimento evangélico no Brasil recebeu o Prêmio Capes de melhor tese de doutorado e menção honrosa da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs). Suas pesquisas na área de políticas públicas, voto e participação eleitoral já foram publicadas em algumas das melhores revistas acadêmicas na área de Ciência Política, como o The Journal of Politics, British Journal of Political Science, Comparative Political Studies e Latin American Research Review. Seu livro mais recente, A religião distrai os Pobres? Voto econômico de Joelhos para a moral e os bons costumes, lançado pela editora Almedina, figurou entre os livros de política mais vendidos do Brasil por vários meses após o seu lançamento e ajudou a pautar o debate sobre religião e voto na disputa presidencial de 2022.

Malu A. C. Gatto

Malu A. C. Gatto é Professora de Política Latino-americana na University College London (UCL). É doutora pela Universidade de Oxford. Na sua pesquisa, Malu explora perguntas relacionadas às dinâmicas de gênero nas áreas de comportamento eleitoral, representação política e políticas públicas. Seus artigos já foram publicados em diversas revistas acadêmicas como Comparative Political Studies, British Journal of Political Science, Party Politics e Journal of Politics of Latin America. Seus livros, Candidatas: Os primeiros passos das mulheres na política no Brasil (Editora FGV, com Débora Thomé) e Resisting Gender Quotas in Latin America (Oxford University Press), serão publicados em 2024 e 2025. Malu já foi Fellow do Brazil Institute do Wilson Center for International Scholars, Pesquisadora Visitante no Kellogg Institute for International Studies da Universidade de Notre Dame e Pesquisadora de Pós-doutorado na Universidade de Zurique.

Magna Inácio

Magna Inácio é doutora em Ciência Política e professora do Programa de Pós-Graduação de Ciência Política Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi Visiting Fellow na University of Oxford (2012) e Edward Laroque Tinker Visiting Professor em Stanford University (2019). Também é editora do blog Pex-Network (https://pex-network.com). Seus interesses de pesquisa incluem a relação executivo-legislativo e presidências e governos de coalizão no Brasil e em perspectiva comparada. Já publicou em diversas revistas acadêmicas nacionais e internacionais. 

Marta Arretche

Marta Arretche é Professora Titular do Departamento de Ciência Política da USP e pesquisadora do Centro de Estudos da Metrópole. É pesquisadora 1B do CNPq. É membro do Advisory Board do International Panel for Social Progress. Foi diretora do Centro de Estudos da Metrópole (2009-2020). É Coordenadora Adjunta da área de Ciências Sociais e Humanidades da FAPESP. Foi editora da Brazilian Political Science Review (2012-2018) e pró-reitora adjunta de pesquisa da USP (2016-7). Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestrado em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas, doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas. Foi Visiting Eellow do Departament of Political and Social Sciences, do Instituto Universitário Europeu, em Florença. Suas principais áreas de pesquisa incluem estudos sobre desigualdade, a análise comparada dos Estados federativos e a análise comparada dos sistemas de proteção social.

Luiz Augusto Campos

Luiz Augusto Campos é professor de Sociologia e Ciência Política no Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ), e doutor pela mesma instituição. Coordena o Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (GEMAA) e o Observatório das Ciências Sociais (OCS). Foi pesquisador visitante na New York University (2021-2022) e na SciencesPo de Paris (2014). É autor de “Em Busca do Público: a controvérsia das cotas na Imprensa” (EdUERJ) e co-autor de “Raça e Eleições no Brasil” e “Ação Afirmativa: conceito, história e debates” (EdUERJ). É também editor-chefe da revista DADOS e representante da coleção de Humanidades no Conselho Consultivo da plataforma SciELO. Trabalha com pesquisas sobre as interfaces entre raça e política, bem como estudos de cienciometria.

Nara Pavão

Nara Pavão é Professora no Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Pernambuco. É doutora pela Universidade de Notre Dame. Sua pesquisa se insere nas áreas de comportamento político e política comparada, buscando melhorar nossa compreensão de como as eleições e a responsabilização eleitoral funcionam. Atualmente atua em projetos de pesquisa relacionados à desinformação, opinião pública e corrupção. Sua região de interesse primário é a América Latina, com ênfase particular no Brasil. Nara faz parte da rede EGAP e também tenho interesse em desenhos de pesquisa experimental e métodos de pesquisa. Já realizou experimentos em países como Brasil, Peru, Argentina, Colômbia e Estados Unidos. Suas pesquisas foram publicadas no Journal of Politics, Political Research Quarterly, Electoral Studies e Latin American Politics and Society. Seu livro (co-autorado), publicado pela Cambridge University Press (2023), examina as causas e consequências das cruzadas judiciais anticorrupção na América Latina.

Timothy J. Power

Timothy Power é Professor de Ciência Política na Universidade de Oxford. Doutor pela Universidade de Notre Dame (EUA) e brasilianista desde os anos 80, Timothy é especialista em instituições políticas (presidencialismo, partidos e eleições, parlamentos comparados). Entre seus livros figuram The Political Right in Postauthoritarian Brazil (2000) e Coalitional Presidentialism in Comparative Perspective (2018). Em parceria com Cesar Zucco (FGV-RJ), dirige a Pesquisa Legislativa Brasileira (Brazilian Legislative Survey – BLS), cuja 10ª onda quadrennial irá ao campo em Brasília em 2025. Timothy já ocupou cargos de liderança em associações profissionais como a LASA e a BRASA. Ao longo de sua carreira, tem sido professor visitante em diversas universidades brasileiras, tais como UnB, Unicamp, UFMG, UFRGS, USP e UFPE. Hoje Timothy exerce a função de Decano de Ciências Sociais (Head of the Social Sciences Division) em Oxford, responsável por 15 departamentos acadêmicos.

David Samuels

David Samuels é Distinguished McKnight Professor of Political Science na University of Minnesota. Ele recebeu seu Ph.D. pela Universidade da Califórnia em San Diego em 1998.  Desde 2013, ele atua como coeditor da revista acadêmica Comparative Political Studies. Seu livro mais recente é Partisans, Antipartisans and Non-Partisans: Voting Behavior in Brazil (com Cesar Zucco) (Cambridge University Press, 2018). Seu livro Inequality and Democratization (com Ben Ansell) (Cambridge University Press, 2014), ganhou o prêmio Woodrow Wilson Foundation da American Political Science Association como "melhor livro sobre política, governo ou assuntos internacionais," e o prêmio William H. Riker de melhor livro da Seção de Economia Política da American Political Science Association. Ele também é autor de Presidents, Parties and Prime Ministers (com Matthew Shugart) (Cambridge University Press, 2010) e Ambition, Federalism and Legislative Politics in Brazil (Cambridge University Press, 2003).