A Internet tem desenvolvido um papel importante no ensino . O uso dos recursos digitais no ensino/aprendizagem tem alcançado reconhecimento pelos professores e pesquisadores. De forma geral, há um grande interesse em investigar como a Internet e os recursos multimídia podem ajudar os alunos na aprendizagem e desenvolver habilidades requeridas no século XXI.
Professores e alunos têm a sua disposição um grande quantidade de materiais, diga-se de passagem autênticos, disponíveis gratuitamente na web, tais como: arquivos de vídeos, fotos, jornais e revistas, áudios, entre outros. Um bom exemplo de material e como ele sofreu uma transformação na maneira que é oferecida aos internautas são os arquivos de áudio.
A participação dos usuários na web ganhou maior destaque nos últimos anos e, se antes um arquivo de áudio era apenas colocado para fazer o download, atualmente o usuário pode criar o seu áudio através do serviço de Podcast e colocá-lo na web para todos ouvirem.
Metaforicamente falando, o internauta era um simples ouvinte, só podia fazer o download dos arquivos , agora ele assume o papel de locutor, diretor e produtor musical quando ele cria a sua própria rádio online.
Godwin-Jones (2007),da Universidade Virginia Comonwealth,diz que “Podcasting has just begun to be used in language learning. The popularity of MP3 players among students means that students could easily download podcast in the target language (e.g., from a newspaper site, blog, radio program) for listening on the go.”
Isto que Godwin-Jones disse é verdade, pois podemos ver em qualquer lugar, jovens usando tanto um aparelho de MP3, quanto um smartphone. Dessa forma, já que eles estão inseridos neste contexto tecnológico, por que os professores não podem usar o Podcast no ensino com os seus alunos e tirar vantagens desse serviço gratuito na Web, sob o olhar pedagógico, realizando uma aprendizagem mais eficaz e ativa?
Professor, pense nisso! :D