PALESTRAS:
Luiz Henrique Borges (UFLA) - Efeitos de violação de Lorentz devido a presença de fontes externas e fronteiras materiais (SLIDES)
A possibilidade da existência de pequenas violações da simetria de Lorentz tem sido muito estudada como uma possível janela para uma nova física na escala de Planck. A abordagem mais utilizada consiste em acrescentar ao Modelo Padrão pequenas correções envolvendo tensores constantes de fundo, que definem direções preferenciais, e estudar possíveis efeitos na física de baixas energias, oriundas dessas correções. Dentro dessa visão, vamos discutir como a presença de fontes externas e fronteiras materiais podem criar cenários interessantes para se buscar por esses efeitos.
Helder Oliveira (UNIFEI) - Superfícies Magnetoelétricas Via Modelos de Calibre (SLIDES)
Neste estudo, apresentamos modelos teóricos para descrever eficazmente fronteiras de materiais usando a Teoria de Campos. O primeiro modelo descreve uma fronteira planar com acoplamento entre o campo de gauge e um potencial planar Chern-Simons. Derivamos equações de movimento e a interação com uma carga estacionária. No segundo modelo, consideramos um campo Maxwell-Chern-Simons acoplado ao campo de Maxwell por meio de um potencial delta de Dirac. Esse modelo possui parâmetros livres: a massa do campo Chern-Simons (m) e a constante de acoplamento (μ). Acreditamos que seja mais versátil para modelar fronteiras magnetoelétricas do que os modelos existentes. O trabalho está em andamento, exibindo resultados até o momento, incluindo equações de Maxwell, propagador da teoria, energia de interação e a força entre uma carga e a fronteira, com discussão sobre variações ao modificar os parâmetros m e μ.
Hermano Velten (UFOP) - A cosmologia do Século XXI
Neste seminário vamos abordar o desenvolvimento da cosmologia ao longo do século passado e apontar os caminhos que esta área da ciência enfrentará nas próximas décadas.
Rubens Machado (UTFPR) - Órbitas em potenciais analíticos de galáxias (SLIDES)
A dinâmica de galáxias pode ser estudada através de simulações gravitacionais de N-corpos. No entanto, essa é uma abordagem custosa em termos de recursos computacionais. Uma alternativa viável para certos estudos dinâmicos consiste em representar a galáxia através de um potencial gravitacional fixo, dado por equações analíticas que descrevem o disco estelar e o halo de matéria escura. Dessa forma, o cálculo das forças gravitacionais fica bastante simplificado. Nessa palestra, veremos como é possível calcular órbitas com tal abordagem.
Nicholas Schweder Souza (UFPR) - Atividade hands-on de Astrofísica computacional: Gala, um pacote para dinâmica galáctica
(Link: Colab: GALA - The Astropy Project)
Hektor Monteiro (UNIFEI) - Palestra Astrofísica Computacional
Caio Ribeiro (UnB) - Backreaction quântico em condensados de Bose-Einstein (SLIDES)
Neste seminário iremos revisar aspectos gerais do fenômeno da condensação de Bose-Einstein e de como descrever tais sistemas através da Teoria de Bogoliubov. Discutiremos também um curioso esquema de backreaction quântico e sua potencial aplicação na análise da recém medida radiação Hawking análoga.
Márcio Alves (UNESP) - Testando a teoria da gravidade na era da astrofísica de ondas gravitacionais
Os eventos de ondas gravitacionais (OGs) detectados até o momento pelos interferômetros LIGO e Virgo mostraram como eles podem impactar nosso conhecimento da física e astrofísica. Essas observações oferecem uma oportunidade única para testar a Relatividade Geral no regime dinâmico. Todas as teorias modificadas de gravidade predizem modificações do sinal de OG convencional devido a um ou mais de três aspectos: mudanças na forma de onda devido a particularidades no mecanismo de geração, mudanças na propagação devido a novas relações de dispersão ou diferenças na interação da onda com a geometria de fundo e o número de estados de polarização das OGs. Uma detecção indicando a presença de outros modos de polarização além dos dois convencionais implicaria numa violação da teoria de Einstein. No presente seminário, farei uma breve revisão sobre esses aspectos e apresentarei a sensibilidade da técnica de Pulsar Timing a cada modo de polarização. Também discutirei como a relação de dispersão da OG afeta essa sensibilidade.
Rodrigo Cuzinatto (UNIFAL) - Teorias escalares-tensoriais e algumas aplicações em gravitação e cosmologia (SLIDES)
Teorias escalares-tensoriais são uma proposta de modificação da relatividade geral que admite a possibilidade de a gravitação ser descrita pelo tensor métrico e também por campo(s) escalar(es). Nesta palestra exploraremos duas vertentes enquadradas nessa categoria, a saber: (i) os modelos f(R,dR,...) envolvendo o escalar de curvatura R e suas derivadas superiores; e (ii) a consideração de acoplamentos físicos co-variáveis efetivos. Exemplificaremos como essas três vertentes afetam a física de buracos negros, a natureza das ondas gravitacionais e as descrições do universo primordial e da dinâmica recente. A abordagem f(R,dR,...) generaliza a teoria f(R), é equivalente às teorias escalares-multi-tensoriais e tem graus de liberdade suficientes para acomodar uma rica fenomenologia. A proposta dos acoplamentos físicos co-variáveis constitui uma extensão multi-escalar à paradigmática teoria de Brans-Dicke de G efetivo variável.
Renata Ferranti Leoni (USP) - Física Médica (SLIDES)
Rafael Sá de Freitas (USP) - Impacto da desordem estrutural nas propriedades magnéticas de materiais geometricamente frustrados (SLIDES)
A família de materiais com estrutura pirocloro, composta por mais de 200 compostos com a fórmula química A2B2O7, tem sido bastante explorada devido as muitas aplicações tecnológicas e o alto interesse científico, sendo considerada um dos modelos experimentais mais promissores para o estudo de efeitos quânticos na matéria e o magnetismo frustrado com novos e exóticos estados fundamentais. Pretendemos nesta palestra fornecer uma visão geral sobre o impacto da introdução de desordem estrutural nas propriedades desses materiais.
Edson Andrade (UNIFEI) - Projetos Física Aplicada na Unifei
PÔSTERES:
André Luiz Pereira Teixeira da Silva - ANÁLISE DE ESPECTROS DE NEBULOSAS PLANETÁRIAS OBTIDOS COM O TELESCÓPIO ESPACIAL SPITZER.
Bárbara Alves Lunarti Valadão - ESTUDO FOTOMÉTRICO DE GALÁXIAS PECULIARES NO LEVANTAMENTO DO S-PLUS.
Bruno Benedito Bizarria - IMPACTO DOS CONTAMINANTES NO ESPECTRO DE POTÊNCIA ANGULAR.
Carlos Augusto da Silva Leão - CARACTERIZAÇÃO FOTOFÍSICA DE UMA MOLÉCULA PURAMENTE ORGÂNICA QUE EXIBE FLUORESCÊNCIA ATRASADA ATIVADA TERMICAMENTE (TADF).
Gabriel Augusto de Souza Silva - ANÁLISE DA CORRELAÇÃO CRUZADA ENTRE SIMULAÇÕES DO SINAL DE 21 CM DO RADIOTELESCÓPIO BINGO E DA DISTRIBUIÇÃO DE GALÁXIAS DO TELESCÓPIO VERA C. RUBIN.
Gabriela Conde Saavedra - A REVIEW ON POST-MERGER GRAVITACIONAL WAVES EMITTED IN BINARY NEUTRON STAR MARGERS.
João Paulo Almeida de Paula - BLACKBODY RADIATION IN EINSTEIN STATIC UNIVERSE.
João Pedro Ferreira - THE CASIMIR EFFECT FOR NEUMANN'S MIRROR.
Maria Eduarda Antunes dos Santos - PARÂMETROS OBSERVACIONAIS DE UM MODELO INFLACIONÁRIO DOMINADO POR UM CAMPO ESCALAR COM UM POTENCIAL BINOMIAL.
Matheus Machado Carneiro - REGIÃO E EXTENSÃO DE LINHAS CORONAIS EM NÚCLEOS ATIVOS DE GALÁXIAS.
Natalio Barbosa da Silva - COORDENADAS DE KRUSKAL-SZEKERES COM FUNÇÕES GENERALIZADAS.
Ranulfo da Silva Dias - ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA NA INTEGRAÇÃO INTERDISCIPLINAR DE FÍSICA, MEDICINA E IA NO AVANÇO NO TRATAMENTO DE TUMORES CEREBRAIS.
Ricardo Alexandre Fernandes Filho - MODIFIED THEORIES OF GRAVITY: THE HORNDESKI MODELS.
Rita de Cássia Barbosa - MOLÉCULAS ORGÂNICAS QUE APRESENTAM FENÔMENOS DE FOSFORECÊNCIA A TEMPERATURA AMBIENTE (RTP) E ALTA EFICIÊNCIA DE FOTOLUMINESCÊNCIA, ESTUDO FOTOFÍSICO.
Rodrigo Galhardo Rana - DETECTABILITY OF N-BIT PARASTATISTICS.
Thales Willian Cruz - BIREFRINGÊNCIA EM ELETRODINÂMICA NÃO-LINEAR.