ÁREAS DEDICADAS À PRESERVAÇÃO DA VEGETAÇÃO NATIVA
PELO MUNDO RURAL NO BRASIL EM 2021
O Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas (PNUMA-UNEP), ao tratar das áreas protegidas do planeta, utiliza esse conceito de unidades de conservação lato sensu e nelas inclui também os territórios de povos tradicionais, como as terras indígenas no Brasil, os territórios dos esquimós no Canadá, dos lapões na Rússia, dos aborígenes na Austrália etc. Nesse conceito mais abrangente de unidades de conservação da ONU e até da International Union for Conservation of Nature - IUCN, não utilizado nesse trabalho, o Brasil tem 31,2% do seu território protegido.
Mesmo considerando-se apenas as unidades de conservação integral e as terras indígenas, o Brasil ainda é o país com a maior rede de terras protegidas no planeta. Como afirma, com razão, o relatório da ONU sobre as Áreas Protegidas no Planeta (UNEP Protected Planet Report): The most extensive coverage achieved at a regional level is for Latin America and the Caribbean (…). Half of the entire region’s protected land is in Brazil, making it the largest national terrestrial protected area network in the world.
Um poster resumo das áreas protegidas lato sensu no Brasil e no mundo, elaborado pela equipe da Embrapa Territorial, é apresentado a seguir. O arquivo de alta resolução, para fins de impressão, pode ser obtido clicando na figura do poster abaixo.