INTRODUÇÃO
O Currículo de Pernambuco tem por objetivo nortear as propostas pedagógicas das escolas municipais e estaduais (dentre outras), os projetos políticos pedagógicos das escolas e as práticas pedagógicas vivenciadas em sala de aula. Está em consonância com a Base Nacional Comum Curricular e com as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (BRASIL, 2018), objetivando a formação cidadã dos/as estudantes pernambucanos/as.
Portanto, constitui um documento orientador para a rede estadual de ensino, redes municipais e escolas privadas pernambucanas. Também é inspirador para as modalidades da educação básica, embora não contempladas diretamente nele. Essas, por suas especificidades e singularidades, deverão possuir documentos curriculares específicos construídos em âmbito estadual e municipal.
Este documento foi pensado para atender às necessidades de aprendizagem de jovens, adultos e idosos pernambucanos, de modo corajoso, no que se refere à contemplação das suas buscas pelo acesso a saberes necessários para que desenvolva suas funções cognitivas, socioemocionais, profissionais, enfim, dos campos da vida em que se deseje evoluir.
Está constituido por uma sessão introdutória, onde se aborda percursos da construção do Currículo de Pernambuco para a Educação de Jovens e Adultos, historicamente, seguida de um apontamento versando sobre as conexões necessárias no CURRÍCULO para a oferta da EJA, considerando as especifidades dessa modalidade de ensino.
A Gerência da Educação de Jovens, Adultos e Idosos – GEJAI, para além das disposições apontadas nesse documento – de realizar um cuidadoso trabalho para atender às necessidades formativas dos estudantes pernambucanos da EJA –, com a qualidade que merece, qualificando a oferta, compreende que as propostas precisam ser flexíveis e adaptaveis às diferentes realidades onde acontecem. Sendo requisito, portanto, observar as relações sociais, as necessidades dos estudantes e da comunidade, o meio ambiente e preparar para o exercício competente da cidadania e da autonomia.