Esta página foi descontinuada. Ver novo endereço: https://webpact.utad.pt
O grupo webPACT da Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro é uma comunidade de aprendizagem e investigação que, desde 2011, integra docentes universitários e do ensino secundário e alunos de 3.º ciclo do ensino superior, com interesse nas temáticas do Pensamento Crítico e Criativo. É um grupo multidisciplinar, que reúne profissionais das mais variadas áreas do conhecimento, desde a Gestão, Veterinária, Educação e Psicologia, à Estatística, Linguística, Matemática, Ciências da Natureza, Enfermagem, Filosofia, entre outras.
VISÃO
O webPACT é um grupo da UTAD focado na área do pensamento crítico e pretende contribuir para a formação de cidadãos e profissionais capazes de participar e cooperar de forma plena, consciente e responsável na sociedade em que vivem.
MISSÃO
O webPACT procura promover uma reflexão e partilha constantes de boas práticas de ensino, aprendizagem e investigação do pensamento crítico e criativo.
PRINCÍPIOS ORIENTADORES
O webPACT é apartidário e respeita as opções espirituais, religiosas e outras dos seus membros, com exceção de ideologias que ponham em causa a dignidade da pessoa humana e a sua liberdade de escolha. Os princípios de conduta ética e de integridade que orientam a atuação da Rede baseiam-se nos seguintes valores: autonomia, honestidade, verdade, justiça, respeito e responsabilidade.
OBJETIVOS
Promover a reflexão colaborativa sobre o processo de ensino e de aprendizagem com vista à promoção do Pensamento Crítico e Criativo.
Utilizar a investigação-ação como estratégia de melhoria contínua da prática docente.
Contribuir para o incremento da investigação sobre Pensamento Crítico e Criativo.
Dar formação focada no desenvolvimento do Pensamento Crítico e Criativo a professores dos ensinos Básico, Secundário e Superior.
Desenvolver e/ou adaptar recursos para dar resposta a necessidades de desenvolvimento profissional no âmbito do Pensamento Crítico e Criativo.
Do trabalho realizado desde 2011/2012 pelos docentes/investigadores do webPACT, destacam-se as seguintes atividades:
Conceção e implementação do projeto de inovação pedagógica “Pensamento crítico em rede no ensino superior”, em 2014-2015, financiado pela FCT (131/ID/2014), no âmbito do concurso “Partilha e Divulgação de Experiências em Inovação Didática no Ensino Superior Português”. Neste âmbito, sublinhamos a importância da organização do II Seminário Internacional sobre Pensamento Crítico, em 2015, que reuniu na UTAD investigadores nacionais e internacionais (https://pcr.utad.pt/index9ed2.html?lang=en), e de vários webinars e diversas publicações.
Conceção, coordenação e implementação do projeto Europeu Erasmus + “Pensamento Crítico nos Curricula do Ensino Superior Europeu – CRITHINKEDU” (https://crithinkedu.utad.pt/pt/what-is-crithinkedu/), de 2016 a 2019.
No âmbito deste projeto, publicaram-se vários artigos científicos, em revistas nacionais e internacionais, incluindo duas edições especiais (na Revista Lusófona de Educação, vol. 44, n.º 44, 2019, https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/issue/view/74, e na Studies in Higher Education, 44(5)), entre outros (https://crithinkedu.utad.pt/en/research-papers/). Já em fase final do projeto, elaborou-se o protocolo educacional para o pensamento crítico (decorrente da análise das práticas docentes e das necessidades identificadas em várias áreas profissionais) e organizou-se a 1.ª Cimeira Europeia sobre o Pensamento Crítico, em Leuven (Bélgica).
De 2019 a 2022, vários elementos do webPACT participaram no Projeto da OCDE-CERI – “Teaching, assessing and learning creative and critical thinking skills in primary and secondary education”. O grupo de coordenação local, liderado por Caroline Dominguez, integrou Eva Morais, Felicidade Morais, Helena Silva e Maria Manuel Nascimento. Participaram ainda, com intervenções nas suas unidades curriculares: Ana Cláudia Coelho, Ana Margarida Calado, Ana Paula Teixeira, Ângela Martins, Carlos Viegas, Felisbina Queiroga, Marlene Loureiro, Sandra Ricardo e Sandra Sacoto.
Em 2019, na sequência do trabalho cooperativo do webPACT, publicou-se o livro: Lopes, J. P., Silva, H. S., Dominguez, C., & Nascimento, M. M. (Eds.) (2019). Educar para o pensamento crítico na sala de aula. Planificação, Estratégias e Avaliação.
Desde 2019 à atualidade, formações e workshops dirigidos a docentes do ensino superior e outros níveis de ensino foram realizados com base no curso “O Pensamento crítico na minha unidade curricular”, creditado como curso não conferente de grau pela UTAD, nas seguintes instituições: UTAD (2 edições envolvendo 70 docentes), fórum da Maia (120 docentes), Universidade Lusófona (fevereiro, presencialmente, e setembro de 2020, online, 30 docentes), Universidade de Évora (julho de 2021, online, 30 docentes), Universidade Lusófona 2022, online, 64 docentes).
Participação em seminários de mestrado e de doutoramento (na Faculdade de Medicina do Porto, na Universidade de Aveiro e na UTAD).
Desde 2019, o webPACT assegura a organização do Dia do Pensamento Crítico. Este evento consiste num concurso de ideias em que se promove o uso de competências e disposições do pensamento crítico e criativo na resolução de problemas reais, quer em contextos do quotidiano, quer em contextos do mercado de trabalho. Tem como objetivos principais consciencializar os participantes para a importância do pensamento crítico e criativo no mundo atual e fomentar nos estudantes a prática do pensamento crítico e criativo, de forma sistemática e estruturada, para apoiar a resolução de problemas reais e a tomada de decisão. Nas sessões de trabalho, os participantes, organizados em grupos cooperativos e multidisciplinares, trabalham sobre cenários atuais e com temas diversificados. Na sessão final, que conta com um painel de especialistas convidados, são apresentadas as melhores propostas de cada instituição para cada um dos cenários e é escolhida a melhor solução para cada tema.
A 15 de maio de 2019, realizou-se na UTAD a 1.ª edição deste evento (https://noticias.utad.pt/blog/2019/05/07/pensamento-critico-utad), tendo participado estudantes de diferentes níveis de ensino, desde o secundário a estudantes de mestrado e doutoramento, oriundos de diversas instituições de ensino superior do Norte de Portugal, desde o Porto à Guarda. Devido às contingências da pandemia Covid-19, a 2.ª edição realizou-se só em 2021, na modalidade online. Já nestas duas primeiras edições, o Dia do Pensamento Crítico contou com a presença de mais de 100 estudantes, professores, profissionais de diferentes escolas secundárias, universidades, empresas e organizações das áreas da saúde, engenharia e turismo, entre outras.
Em 2022, esta iniciativa estendeu-se a mais cinco Instituições do Ensino Superior (IES), que realizaram internamente a primeira parte do evento (U. Lusófona de Lisboa - 28 de abril, UTAD - 4 maio, IPG–ESTH Seia - 4 maio, IPSN-CESPU - 10 maio, U. Lusófona do Porto - 11 de maio e ESTeS-Lisboa - 13 de maio), terminando com uma segunda parte interinstitucional (online, a 21 de maio).
Também em 2023, o Dia do Pensamento Crítico envolveu seis IES e decorreu em duas partes, com a novidade de culminar com a realização do evento interinstitucional presencialmente na UTAD, a 19 de abril. Nesta 4.ª edição, foram trabalhados os temas Água por defeito e por excesso, Desperdício alimentar, Envelhecimento demográfico e Movimento estudantil na crise climática.
Regularmente o webPACT tem dinamizado reuniões informais (de regularidade bimensal) entre os seus membros para partilha de experiências. Nestas reuniões, desenvolvem-se temas como metodologias de ensino e aprendizagem para promover o pensamento crítico e a avaliação do pensamento crítico, entre outros, tendo-se criado grupos de trabalho que correspondem aos interesses dos integrantes.
Imagens de alguns eventos: cursos de formação para docentes, na UTAD e noutras IES, Dia do Pensamento Crítico, Conversas com sabor, entre outros.