A temática do Ciclo de Webinars, do Grupo de Pesquisa em Cultura Digital na Educação, da Universidade de Passo Fundo, nasce da constatação de que as práticas da era digital, além de colocar em xeque as instituições da era industrial - como a escola e a universidade - impõem grandes diferenças na natureza dos produtos e processos criativos.
Na era que os indivíduos possuem a Liberdade Digital de Aprender, as possibilidades abertas pela cultura digital ampliam sobremaneira as oportunidades de aprendizagem e confrontam o modelo fabril da educação. Tradicionalmente, os processos de aprendizagem têm seus momentos, temáticas e insumos definidos pela Escola e pela Universidade. Em um mundo de informações digitais em fluxo, cada pessoa pode criar seus momentos de aprendizagem sobre os temas de seu interesse.
Neste contexto, a Educação deve assumir o papel de interlocutora crítica e criativa com esses sujeitos que possuem uma percepção ampla do mundo, interesses singulares e relevantes e que não precisam das instituições de ensino como única fonte de informação. Neste sentido, o ciclo de Webinars colocará em discussão as diferentes formas como as pesquisas realizadas no interior dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Ensino de Ciências e Matemática vêm tratando das questões da Cultura Digital nos últimos 10 anos.
Motivada não somente pela urgência imputada pela BNCC, em especial na quinta competência, mas também e principalmente, pelo contexto de utilização das tecnologias digitais durante e pós-pandemia, o Gepid não poderia privar-se de criar espaços de divulgação de soluções que podem ajudar professores e instituições de ensino a qualificar os processos educativos, que, de agora em diante, serão híbridos.
Para além desta responsabilidade, que deve ser assumida por todos que podem colaborar para o enfrentamento imediato dos desafios colocados pelo contexto de distanciamento social e, posteriormente, pela demanda de qualificação ao ensino híbrido, a realização dos Webinars pode ter um desdobramento secundário referente à visibilidade dos Programas de Pós-Graduação aos quais o grupo está vinculado. Tal possibilidade tem por sustentação a ampla base de contatos do Brasil, como um todo, por conta da realização do VI Senid, da vinculação existente com a educação básica por conta do Programa Escola de Hackers e da parceria com os Núcleos de Tecnologia Educacionais do estado do Rio Grande do Sul.
O ciclo se organizará em torno de transmissões ao vivo e semanais - sempre nas quartas-feiras das 18:30 às 19:00 - acerca de questões relacionadas à cultura digital e já tratadas em pesquisas desenvolvidas e em desenvolvimento no interior de nossos programas. Para tanto, utilizará os canais do Senid no Facebook e no Youtube. Desta forma, formalizamos o desejo do Gepid em vincular os dois programas de pós-graduação como apoiadores da iniciativa que se inicia no dia 24/06/2020 e finaliza sua primeira etapa em dezembro deste ano.