II Workshop de Aplicações Práticas de Learning Analytics em Instituições de Ensino no Brasil



Evento satélite do XII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2023)

Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil

06 a 10 de novembro de 2023 

 

A comunidade de Learning Analytics (LA) tem crescido bastante nos últimos anos. Em geral, LA busca realizar análise de dados educacionais para dar suporte à decisão de maneira a auxiliar gestores, professores e alunos na melhoria de processos de ensino e aprendizagem. Ferramentas de LA podem dar suporte a diferentes atividades como envio de feedback, identificar alunos com risco de reprovação e evasão, fornecer visualizações de dados educacionais, e realizar a análise de interações de alunos em ambientes virtuais de aprendizagem.


Este workshop apresenta uma trilha complementar ao programa principal do CBIE 2023 por focar na implementação prática de LA no mundo real. 

 

 

Objetivos

Os principais objetivos deste workshop são:  


Para atingir esses objetivos,  os artigos selecionados devem refletir sobre o contexto e a finalidade da iniciativa de LA apresentada, discutir a implementação, resultados, impactos e aprendizado e considerar as implicações para outras pessoas reproduzirem ou que estão trabalhando em situações semelhantes. Também encorajamos submissões onde uma iniciativa não atingiu o resultado esperado, pois acreditamos que tais trabalhos também podem fornecer conhecimento valioso para a comunidade.

 

 

Contamos com sua presença!

 

Organizadores

Cristian Cechinel 

UFSC

Diego Dermeval 

UFAL

Elaine Oliveira 

UFAM

Filipe Dwan

UFRR

Isabela Gasparini 

UDESC

Luiz Rodrigues

NEES/UniSenai

Rafael Araújo 

UFU

Rafael Mello 

CESAR School / UFRPE

Contato

Em caso de dúvidas, contate-nos pelo e-mail: waplabr@gmail.com