O SIMPLIE é um evento científico realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Matemática da Universidade Estadual de Maringá. Reúne professores e acadêmicos de pós-graduação que pesquisam sobre assuntos relacionados a Teoria de Lie, sistemas de controle, geometria diferencial e áreas afins. Tem como principal objetivo promover a interação entre professores, pesquisadores e estudantes, com o intuito de compartilhar experiências de ensino-aprendizagem e de pesquisa científica, além da transmissão de conhecimento e de técnicas empregadas em estudos avançados de matemática e de suas aplicações em diversas áreas da ciência. O evento também visa divulgar a Teoria de Lie para alunos de iniciação científica e de pós-graduação, com o objetivo de estimular a formação de futuros pesquisadores. A programação inclui palestras de divulgação científica, espaço para discussões de problemas de matemática e mesa redonda.
A primeira edição do SIMPLIE ocorreu nos dias 27, 28 e 29 de janeiro de 2016, na Universidade Estadual de Maringá. Participaram do evento professores pesquisadores da área de Teoria de Lie, geometria, topologia, sistemas dinâmicos e física teórica, além de alunos de graduação, mestrado e doutorado de diversas áreas. Foram abordados diversos temas relacionados com a Teoria de Lie: conjuntos de controle e controlabilidade de sistemas, expoentes de Lyapunov, tipo flag de semigrupos, princípio variacional, algebróides de Lie, conceitos variacionais em variedades flag, conjugação topológica, submersões Riemannianas, ações de semigrupos, modelos transformacionais, fluxo estocástico, códigos e transmissores de informação, formas normais, otimização de sistemas, simetrias e teoria da relatividade. Foi um destaque do evento a homenagem dirigida aos professores Carlos José Braga Barros e Osvaldo Germano do Rocio, do grupo de pesquisa Teoria de Lie e Aplicações UEM, pelos seus 60 anos e por suas contribuições à comunidade científico-acadêmica.
A segunda edição do SIMPLIE ocorreu nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro de 2018, no campus sede da Universidade Estadual de Maringá. Participaram do evento professores pesquisadores da área de Teoria de Lie e de áreas afins, além de alunos de graduação, mestrado e doutorado da área de Geometria & Topologia. Foram discutidos diversos temas: controlabilidade de sistemas lineares, fases topológicas da matéria, estruturas simpléticas em grupóides de Lie, problemas de autovalores relativos em bandeiras generalizadas, transformações naturais, aspectos variacionais de geodésicas homogêneas em variedades bandeiras, construção algébrica de hierarquias integráveis, métricas induzidas, geometria de Poisson, quantização, formas normais de sistemas hamiltonianos, pressão invariante para sistemas de controle, sistemas de controle impulsivos e atratores globais de semigrupos.
A terceira edição do SIMPLIE estava prevista para ocorrer em julho de 2020. No entanto, o evento teve que ser suspenso e reprogramado, devido à pandemia do COVID-19. O simpósio ocorreu entre os dias 14 e 17 de dezembro de 2020, no formato online. Os palestrantes do evento eram pesquisadores da área de Teoria de Lie, sistemas dinâmicos e física teórica. Houve a participação de alunos de graduação, mestrado e doutorado da área de Geometria & Topologia e áreas afins. Os temas discutidos foram: fibrados e variedades flag, variedades Finsler, álgebras envelopantes de álgebras de Lie, sistemas diferenciais polinomias quadráticos, sistemas de controle lineares em grupos de Lie, teoria conforme, método de Averaging, métricas de Einstein, quebra espontânea de simetria.
A quarta edição do SIMPLIE ocorreu no período de 16 a 18 de novembro de 2022, no formato híbrido. As atividades incluiram palestras, discussões de pesquisa e mesa redonda. A audiência contou com professores pesquisadores, alunos de graduação e de pós-graduação, provenientes de diversas regiões do país e do exterior. Entre os assuntos abordados, destacaram-se os seguintes : classe de Mackenzie, geometria tórica, coberturas graduadas em supergeometria, extremais em grupos de Lie com estruturas de Finsler, transitividade robusta de endomorphismos, decomposição de fluxos em folheações, variedades coformes de Einstein, fibrados principais elípticos, invariantes de álgebras de Lie filiformes, grupos de homologia integral em variedades flag, sistema de controle tangente. A mesa redonda “Alguns desenvolvimentos da teoria de Lie no Brasil” proporcionou uma visão ampla da teoria de Lie, contemplando o contexto histórico-social e a diversidade de gênero da área.