Economia
A economia financeira resultando do uso do aquecedor solar é imbatível. Apesar da necessidade de um investimento inicial maior do que nos sistemas elétricos ou gás – gasto este que se paga em no máximo cinco anos de uso do sistema – o aquecimento solar é eficaz tanto para volumes pequenos quanto grandes de água. A vida útil média de um sistema de aquecimento solar de água é de 25 anos, podendo ultrapassar esse período dependendo dos cuidados dispensados.
Manutenção
A manutenção no equipamento deve ser feita constantemente, mas é muito prática, barata e simples. A limpeza dos vidros presentes nos coletores solares é basicamente o que precisa ser feito, otimizando a captação da energia solar e mantendo o potencial do sistema.
Valorização
Cada vez mais as pessoas estão buscando soluções sustentáveis em novos imóveis, seja para locação ou compra. Portanto, instalar um sistema de aquecimento solar em sua residência torna-se um grande diferencial para o imóvel no mercado imobiliário, determinando os valores a serem pagos para aluguel ou em uma negociação de compra e venda.
Meio ambiente
Enquanto a construção e o funcionamento de usinas termelétricas e hidrelétricas trazem impactos ao meio ambiente – como o desmatamento, a energia solar é um recurso totalmente limpo, abundante e gratuito. O sistema utilizado para captá-la também respeita o meio ambiente, trazendo conforto aliado à sustentabilidade.
Conforto
Falando em conforto, não resta dúvidas de que essa é uma das maiores vantagens do uso da energia solar. A água aquecida fica armazenada em um boiler térmico que mantém a temperatura da água constante, ou seja, nada de esperar o chuveiro esquentar ou se preocupar em gastar muita energia com banhos mais quentes e relaxantes.
Como a água é aquecida pelo sol
Um sistema básico de Aquecimento de água por Energia Solar é composto de coletores solares (placas) e reservatório térmico (Boiler).
As placas coletoras são responsáveis pela absorção da radiação solar. O calor do sol, captado pelas placas do aquecedor solar, é transferido para a água que circula no interior de suas tubulações de cobre.
O reservatório térmico, também conhecido por Boiler, é um recipiente para armazenamento da água aquecida. São cilindros de cobre, inox ou polipropileno, isolados termicamente com poliuretano expandido sem CFC, que não agride a camada de ozônio. Desta forma, a água é conservada aquecida para consumo posterior. A caixa de água fria alimenta o reservatório térmico do aquecedor solar, mantendo-o sempre cheio.
Em sistemas convencionais, a água circula entre os coletores e o reservatório térmico através de um sistema natural chamado termossifão. Nesse sistema, a água dos coletores fica mais quente e, portanto, menos densa que a água no reservatório. Assim a água fria “empurra” a água quente gerando a circulação. Esses sistemas são chamados da circulação natural ou termossifão.
A circulação da água também pode ser feita através de motobombas em um processo chamado de circulação forçada ou bombeado, e são normalmente utilizados em piscinas e sistemas de grandes volumes.