Palestrantes
Palestrantes
Presidente Sucessora SBQ - UFPR
Graduada em Química (nas modalidades Bacharel e Licenciatura) pela Universidade de São Paulo (1985). Mestrado em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Instituto de Química de Araraquara (1988) e doutorado em Química pelo mesma Universidade (1993). Fez um estágio de curta duração (3 meses) na Kyoto University - Japão (1995-6) além de um Pós Doutoramento na University of Illinois at Urbana Champaign (USA) trabalhando na área de novos materiais porfirínicos e seu potencial catalítico (2002-3). Além disso também atuou como Professor visitante a convite na Universitè Clermont-Auvergne, Clermont-Ferrand (2016 e 2019) (França). Atualmente é Professor Titular na Universidade Federal do Paraná, Departamento de Química em Curitiba (PR)(onde atua desde 1992). Seu trabalho de pesquisa está centrado na área de Química Inorgânica, com ênfase em Química de Coordenação, Bio-Inorgânica, catálise homogênea e heterogênea, atuando principalmente nos seguintes temas: metaloporfirinas, novos materiais derivados de porfirinas, imobilização de catalisadores em diferentes suportes inorgânicos, estudo de sistemas catalíticos biomiméticos (catálise homogênea e heterogênea), preparação de sólidos para processos catalíticos heterogêneos de reações de oxidação, esterificação e transesterifição. Atualmente é Pesquisador 1B
UFPR
Possui graduação (2005), mestrado (2008) e doutorado (2011) em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina na área de catálise e organofosforados. Realizou pós-doutorado na Universidade Federal do Paraná (2011) na área de nanomateriais. Recebeu os prêmios Brazilian Women in Chemistry and Related Sciences da ACS (Brasil) em 2019, PhosAgro/UNESCO/IUPAC Green Chemistry for Life Research Award (Tailândia), Prêmio Jovem Cientista-100 anos da tabela periódica da IUPAC (Paris) em 2018, Rising Talents da L´Oreal-UNESCO (Paris) em 2016, Para Mulheres na Ciência L´Oréal-UNESCO-ABC (Brasil) em 2015 e Grande Prêmio CAPES de Tese Milton Santos (Área: Ciências Exatas e da Terra e Multidisciplinar, Materiais e Biotecnologia) em 2012. Fez parte da diretoria da Sociedade Brasileira de Química como tesoureira adjunta (2018-2020) e cofundou o Núcleo Mulheres, que ainda faz parte atualmente. Faz parte do conselho consultivo editorial de jovens pesquisdores do jornal Chemical Reviews. É membro afiliada da Academia Brasileira de Ciências (2021-2026). É vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Química da UFPR (Conceito 7)- 2021-2023. Desde 2012, é Professora Adjunta do Departamento de Química na Universidade Federal do Paraná, onde lidera o grupo de pesquisa Grupo e Catálise e Cinética (GCC). Os principais interesses tem sido: (i) degradação e monitoramento de pesticidas e simulantes de armas químicas; (ii) química de organofosforados e segurança química; (iii) desenvolvimento de nanocatalisadores, enzimas artificiais, biocatalisadores e catalisadores sustentáveis derivados de lixo, (iv) funcionalização de nanomateriais ; (v) geração de hidrogênio; (vi) divulgação científica e ações para paridade de gênero. Mãe do Vinicius, de 1 ano.
Prof. Severino Alves Júnior
UFPE
O Professor Severino Alves Júnior formou-se bacharel em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte em 1992. Concluiu seu doutoramento em Química pela Universidade Federal de Pernambuco em 1998, em Recife. Em 1999, realizou seu primeiro estágio pós-doutoral, na Cis Bio International Division In Vitro Technologies, na França. Dez anos depois, realizou seu segundo pós-doutoramento na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, em Portugal. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Campos de Coordenação, atuando principalmente nos seguintes temas: Luminescência de complexos com íons lantanídeos; Incandescência; síntese de supramoleculas; marcadores fotonicos para o diagnóstico auxiliar de câncer de mama e próstata; Carreadores de fármacos, síntese de redes de coordenação (Metal Organic Frameworks), marcadores de resíduo de tiro e uso de MOFs na sorção de fármacos, pesticidas e corantes como também na síntese de hidrogéis, bioinspirados, voltados para a fototeranóstica do câncer. É professor associado do Departamento de Química Fundamental, da Universidade Federal de Pernambuco, onde várias vezes foi coordenador do Programa de Pós Graduação em Química da UFPE, cargo que ocupa nos dias atuais. Ainda, foi um dos fundadores do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Aeroespacial, lotado no Instituto Nacional de Tecnologia em União e Revestimento de Materiais (INTM ? UFPE). Foi membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências de 2011 a 2015 e membro do Comitê de Assessoramento da área de Química no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) de novembro de 2016 a julho de 2019. Atualmente coordena o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) em Nanomateriais Lantanídicos para Marcadores e Sensores (NANOMARCS), o projeto de internacionalização (PrINT) do programa de pós Graduação em Química da UFPE (Internationalization of the Graduate Program in Chemistry at UFPE via Synthesis, Characterization, Analysis, Modeling and Applications of New Chemicals and Materials) e o Núcleo de Excelência em Materiais Lantanídicos: de uma Abordagem Teórica-Experimental à Aplicação Tecnológica, que conseguiram nuclear novos grupos e integrar vários outros nas áreas de química e medicina. O Professor Severino Jr já orientou 150 alunos em todos os níveis (iniciação científica, mestrado, doutorado e supervisão de pós-doutorado) e já publicou 204 artigos científicos, sendo pesquisador nível 1A do CNPq. Além da produção e depósitos de patentes, 26 patentes no total, nos últimos anos tem ainda se dedicado ao apoio, à criação e ao gerenciamento de empresas júniores e start-ups integrando laboratórios, escolas e empresas. Vale salientar, que é membro da Academia Pernambucana de Ciências. Fator H=34 (ResearcherID =L-8963-2013), Citações 3805.
Profa. Izaura Cirino Nogueira Diógenes
UFC
Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Ceará (1990), mestrado em Química Inorgânica pela Universidade Federal do Ceará (1996) e doutorado em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (2000). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade de Cornell, Estados Unidos (2008). Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Ceará e bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Refereer das revistas Inorganica Chimica Acta, Polyhedron, Langmuir, Journal of Physical Chemistry, Dalton Transaction, Journal of Electroanalytical Chemistry, Applied Surface Science, Journal of Brazilian Chemical Society e Química Nova. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Físico Química Inorgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: Eletrodos quimicamente modificados (SAMs), Reações heterogêneas de transferência de elétrons de metaloproteínas, síntese e reatividade de compostos de coordenação, funcionalização de nanopartículas magnéticas.
Prof. Wander Gustavo Botero
UFAL
Licenciado em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - Instituto de Química de Araraquara (2005). Mestre em Química (Química Analitica) pela UNESP - Instituto de Química de Araraquara (Jan/2008). Doutor em Química (2010) pela UNESP - Instituto de Química de Araraquara e Pós-Doutorado na Universidade do Algarve/Portugal (2013-2014). Desde 2009 é Professor da Universidade Federal de Alagoas - (2009-2020 no Campus Arapiraca) e a partir de 2021 no Instituto de Química e Biotecnologia - Campus AC Simões na área de Química Analítica e Ambiental , ministrando disciplinas de Química Geral, Química Analitica, Química Ambiental e Química Analítica Instrumental. Atualmente é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química e Biotecologia da UFAL(PPGQB). É credenciado no Programa de Pós-Graduação em Química e Biotecologia da UFAL(PPGQB) e Pós-Graduação em Agricultura e Ambiente (PPGAA), Representante Comitê Assessor de Pesquisa da PROPEP/UFAL (2015-2017) e Coordenador do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) Química-UFAL. Atuou como coordenador do Pós-Graduação em Agricultura e Ambiente (2017-2018). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Análise de Traços e Química Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: substância húmica, solos, caracterização estrutural, lodos de estações de tratamento de água, reciclagem da Matéria orgânica, interferentes endócrinos e especiação dinâmica de metais. Teve trabalho premiado nas Ilhas Canarias-Espanha (2010). Foi coordenador do curso de Química Licenciatura da UFAL-Campus Arapiraca (2009-2013). Atualmente é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química e Biotecnologia (2021-2023 - PPGQB-UFAL).
USP
Francisco R. M. Laurindo graduated in Medicine by the University of São Paulo School of Medicine, São Paulo, Brazil , in 1978 and completed his residence training in Internal Medicine and Cardiology at the Heart Institute(Incor), University of São Paulo School of Medicine. After a period (1982-84) as associate physician at the same institution, he underwent research training in Physiology and Pharmacology at the Uniformed Services University of the Health Sciences, in Bethesda, Maryland (under Dr. Robert Goldstein, 1984-87). Back to the Heart Institute, University of São Paulo School of Medicine, he started an investigative research track focused on mechanisms of redox signaling processes in the vascular system. He obtained his PhD in 1992, supervised by Dr. Protásio da Luz. Thereafter, he conducted several research projects through independent financial support from research agencies. In 2001, he started, together with Dr. Protásio da Luz, the Vascular Biology Laboratory at the Heart Institute (Incor), University of São Paulo School of Medicine and became its Director in 2008, until presently. His major research interests have focused on understanding mechanisms and regulatory processes underlying the production of oxidant species in vascular cells and tissues and their physiological implications for vessel remodeling in disease. The most important contributions of his group have been the original description of shear stress-dependent generation of superoxide radical from the endothelium, the multi-level characterization of redox response to vascular injury and, particularly, the original discovery that the endoplasmic reticulum chaperone protein disulfide isomerase interacts functionally and physically with oxidant-generating NADPH oxidase complexes. This finding had relevant implications regarding the role of endoplasmic reticulum (patho)physiology on NADPH oxidase function and how redox processes regulate cell migration and vascular remodeling. More recently, Dr. Laurindos group showed an important role for extracellular PDI in arterial remodeling after injury. Dr. Laurindo has authored or co-authored over 145 publications in peer-reviewed journals, cited >3500 times (h-index=35 (ISI)). He supervised 18 PhD students and 17 post-doctoral fellows, in addition to several undergraduate trainees. From 2008-14, he was the vice-coordinator of the National Institute for Science and Technology of Redox Processes in Biomedicine (CNPq/Fapesp) and since 2013 (until present) the Vice-coordinator and principal investigator of Cepid-Fapesp Redoxoma. He is a member of the Brazilian Academy of Sciences since 2012 and a member of its Board of Directors since 2016, a member of Fapesp Study Committee in Health Sciences from 2008-2016 and Fapesp Advisor Committee in Life Sciences since 2016, a member of Capes Federal Agency Committee (Medicine) from 1998-2017. He served as Council Member of the Society for Free Radical Biology and Medicine from 2010-2014 and belongs to the Editorial Board of Free Radical Biology and Medicine since 2008 and of Clinical Science since 2012. He has been an ad-hoc consultant for >35 publications and research agencies from Brazil and abroad. He was elected as vice-chair (2014) and chair (2016) of the Gordon Research Conference on Nox Family NADPH Oxidases.
UNISC
Possui Bacharelado em Química Industrial (1997) e Licenciatura Plena em Química(1999) pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Mestrado (2001) e Doutorado (2004) em Química pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e desde 1998 atua como professor adjunto da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), RS, Brasil. Atualmente é Diretor de Pesquisa e Pós-graduação da Pró-reitoria Acadêmica da UNISC, bolsista de produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq, e líder dos grupos de pesquisa em Quimiometria e Limnologia da UNISC e membro do Conselho Estadual de Meio Ambiente do Estado do Rio Grande do Sul (CONSEMA), e atua como professor permanente do Programa de Pós-graduação (Mestrado) em Sistemas e Processos Industriais e do Programa de Pós-graduação (Mestrado e Doutorado) em Tecnologia Ambiental, no desenvolvimento de novos métodos analíticos, quimiometria, processos industriais, tecnologia analítica de processos e, sistemas de tratamento de águas. Exerceu o Cargo de Chefe do Departamento de Biologia e Farmácia (2012 - 2015), Coordenador de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (2018-2020) e foi conselheiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGS (2017-2019).
Fabio Barboza Passos
UFF
Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Engenharia Química e Petróleo e Vice-Reitor da Universidade Federal Fluminense. Atua na área de Catálise Heterogênea e Engenharia das Reações Químicas, com ênfase no desenvolvimento de catalisadores e processos compatíveis com o desenvolvimento sustentável.
UFAL
Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Alagoas (1996), Mestrado em Química e Biotecnologia pela Universidade Federal de Alagoas (1999) e Doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (2003). É Professor Associado 3 da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência nas áreas de Eletroquímica e de Polímeros, com ênfase em Polímeros Conjugados (síntese, caracterização e construção de dispositivos) e em materiais híbridos (compósitos e blendas poliméricas), atuando principalmente nos seguintes temas: síntese de derivados de polipirrol, politiofeno e polianilina; eletrocromismo, dispositivos eletroquímicos e aplicação de polímeros conjugados em Química Forense. É orientador do quadro permanente dos PPGs em Química e Biotecnologia e de Materiais da UFAL. No período entre Outubro de 2013 e Fevereiro de 2015 foi bolsista de Pós-Doutorado no Exterior do CNPq, realizando Estágio Sabático no Departamento de Química da Universidade de Loughborough, Inglaterra, sob supervisão do Professor Roger James Mortimer.