Sobre o salão

Desde 1995 os salões de artes visuais fazem parte do calendário cultural do município, ocorrendo anual e ininterruptamente até os dias de hoje, sendo palco para as mais variadas produções artísticas, oriundas de todos os cantos do país.

Como uma das maiores tradições culturais do município de Vinhedo, e, como uma das mais importantes mostras de arte do interior de São Paulo, o SAV é sem sombra de dúvidas motivo de orgulho e contemplação.

Além disso, o SAV, como passou a ser chamado em 2002, não apenas vem democratizar a arte ao torná-la acessível para a comunidade, tampouco vem somente conferir visibilidade aos artistas, mas, também, valorar e premiar os que se destacam, fomentando e apoiando as artes mais do que com apenas reconhecimento. Trata-se da Premiação Aquisitiva, através da qual são adquiridas mediante compra as obras indicadas pelos jurados, que passam a incorporar o Acervo Público Municipal.

Sobre o espaço

O Centro de Exposições e Galeria de Artes "Edilson Caldeira" foi inaugurado em 19 de agosto de 2015, através do projeto de lei n.º 30 de 22 de julho do mesmo ano, com aprovação unanime pelos vereadores presentes.

Nascido em 18 de julho de 1971, na cidade de São Paulo, Edilson Camargo Caldeira chegou a Vinhedo em 1995, momento a partir do qual muito fez para o florescimento local artístico e cultural. Artista plástico, ator, diretor teatral, empresário e gestor cultural, assumiu cargo de diretor em 1997 e, posteriormente, de secretário da pasta de Cultura e Turismo da cidade nos anos de 2009 e 2014 - ano em que nos deixou.

Histórico de edições

Na ocasião das duas primeiras edições (1995 e 1996), o SVAP (Salão Vinhedense de Artes Plásticas) - como era chamado, abrigara tanto obras de seguimento clássico quanto contemporâneo. Enquanto que, em 1997, ocorreu a primeira edição do SVAC - Salão Vinhedense de Arte Contemporânea, com retorno nos anos de 1999 e 2001. E, em 1998, o primeiro SVAP Acadêmico, também retornando, por sua vez, nos dois anos seguintes.

1999 foi a primeira e única vez que as duas exposições aconteceram no mesmo ano, servindo como ponto para regresso ao formato misto, que permanece até hoje. Em 2002, foi finalmente batizado de Salão de Artes Visuais, ou, como carinhosamente o chamamos, SAV.

Sala Especial 2022

Neste ano contamos com a ilustre presença do artista convidado, Adelio Sarro, que ocupará durante todo o período da mostra a Sala Especial, na entrada principal.


Nascido em Andradina/SP, Sarro criou todo um universo composto de personagens e trabalhadores rurais que em seus quadros ocupam a maior parte da tela. O trabalho duro caracteriza-se por braços, pernas, mãos e pés com dimensões exageradas, assim como feições muitas vezes carregadas. O conjunto, na maioria das vezes, é acompanhado de animais e instrumentos musicais, que produzem um efeito suave, multicolorido e harmônico.


Sarro expressa o universo de suas personagens também em formas monumentais, como em suas esculturas e grandes afrescos de concreto. Suas obras foram concebidas com muita dedicação e criatividade, ocupando o seu devido lugar na história das artes. Suas obras já foram expostas em quase vinte países, englobando as três subcontinentes americanos, Europa, Ásia e Oceania.


Agradecimentos a nossos apoiadores:

Centro de Exposições e Galeria de Artes "Edilson Caldeira"

Rua Monteiro de Barros, 101, Centro, Vinhedo/SP

Piso inferior do Teatro Municipal "Sylvia de Alencar Matheus"