EVENTOS ANTERIORES

Desde 2015 o Programa de Pós-Graduação em Química e Biotecnologia (PPGQB), o Instituto de Química e Biotecnologia da UFAL e a SBQ Alagoas, vem organizando eventos anuais para discutir ciência entre alunos e professores do PPGQB, IQB e outros programas de pós-graduação da UFAL e região. Além de palestras, mesas redondas e minicursos, também são apresentados trabalhos na forma de poster, utilizando as plataformas digitais, além de trabalhos orais dos melhores trabalhos selecionados pela comissão científica. Abaixo encontra-se a programação dos eventos anteriores:

O PPGQB e a SBQ AL estão à frente de uma sequência de organização de eventos anuais de conferências, mesas-redondas, apresentação de trabalhos orais e em pôster e premiações que se iniciou em 2015 e faz parte de uma ação continua na busca de uma maior integração da comunidade do PPGQB e ao mesmo tempo, promover o crescimento e projeção do Programa, culminando na melhoria dos nossos indicadores. Ainda em 2014, a Regional AL esteve presente no V Encontro Regional da SBQ Nordeste, com uma comitiva de alunos e professores da UFAL em Porto Seguro na Bahia, para fazer a candidatura de Alagoas como próxima sede do evento. Nessa oportunidade a regional organizou um ônibus da UFAL que levou os alunos ao evento.

A UFAL na pessoa da Profa. Dra. Rachel Rocha (vice-reitora a época) foi grande apoiadora e incentivadora do VI ERSBQNE.

Destaque para reportagem de Deriky Pereira ASCOM UFAL de 18/06/2015

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB), apresenta o 6o Encontro Regional da SBQ Nordeste para o Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite 2015). O evento, que foi realizado de 17 a 19 de junho, reuniu cerca de 260 atividades e recebeu professores, pesquisadores e estudantes de Química de diversos estados do Brasil.

A abertura, realizada na noite do dia 17 de junho, contou com apresentação especial do Corufal e, em seguida, reuniu na mesa o reitor Eurico Lôbo; a vice-reitora, Rachel Rocha; a pró-reitora de pesquisa e pós-graduação, Simoni Meneghetti, Mário Meneghetti, que é coordenador da pós-graduação do IQB; a diretora do Instituto, Francine Santos de Paula; além do presidente sucessor da SBQ Nordeste, Aldo Zarbin e a coordenadora do evento, Ísis Figueiredo. Todos fizeram agradecimentos aos presentes e desejaram as boas-vindas aos participantes do evento.

A professora Ísis abriu os trabalhos relatando panorama da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), ao falar que é a principal sociedade de Química do país e tem contexto histórico na viabilização de políticas de desenvolvimento científico e tecnológico. “Dentro dessa filosofia, a realização de encontros regionais proporciona o acesso dos estudantes às discussões de âmbito científico e este evento, em si, visa buscar o fortalecimento da discussão sobre o assunto na região Nordeste”, disse, ao destacar um dos objetivos do Encontro.

O primeiro evento da área foi realizado na Bahia em 1983 e, ano passado, teve retomada sua iniciativa. Este ano, segundo Ísis, em busca de fortalecimento da identidade regional, a secretaria regional da SBQ Alagoas com apoio do Caiite 2015 e do IQB, aceitou o desafio de realizar este evento com apenas 7 meses de planejamento, mesmo com as dificuldades vivenciadas. “Assim como vocês acreditaram em nosso evento, acreditamos que as parcerias iniciadas aqui atribuirão novo olhar no desenvolvimento científico de nossa região”, salientou.

Ísis Figueiredo também destacou a extensa variedade da programação. “Reunimos 500 inscritos com 220 trabalhos na modalidade de pôster, 20 em comunicação oral, 2 mesas- redondas de temas de relevância regional e nacional, 8 minicursos de diferentes áreas, 2 sessões de novos pesquisadores com representantes de cinco estados do Nordeste, 4 miniconferências e 2 conferencias plenárias. Espero que todos tenham um evento iluminado, cheio de Química e Ciência aos quais possam inspirá-los a realizar muitas ações em prol de nosso Estado e região”, salientou a professora.

A vice-reitora Rachel Rocha também comemorou o alto número de atrações programadas para o evento e parabenizou a toda organização. “Conseguir isso é um feito e eu fico muito feliz que, depois de algum tempo sem acontecer, o evento tenha espaço no Caiite e será um grande sucesso”, disse. Já o professor Mário Meneghetti comemorou a retomada do evento regional. “É um momento importante e espero que possamos nos reunir por mais vezes, numa sequência que não se perca mais”, complementou, parabenizando a iniciativa.

O presidente sucessor da SBQ, Aldo Zarbin, destacou a importância do evento como inspirador para os estudantes. “Para muitos aqui pode ser o primeiro evento científico e, por isso, pode ser aquele momento em que se acende uma vontade de fazer ciência e de progredir. Muitas vezes, até nasce um trabalho de iniciação científica ou mestrado que levam a Química para um patamar nacional e sempre adiante”, apontou, parabenizando, também, a programação do Encontro. “Quando a gente olha para o tema e para a programação do evento, vemos que será grande sucesso com o objetivo de congregar, discutir e elevar a Química, além de discutir e tentar encontrar soluções para os problemas locais”, concluiu.

A diretora do IQB, Francine Santos de Paula, agradeceu à vice-reitora Rachel Rocha pelo espaço disponibilizado no Caiite 2015 para realização do evento e desejou que todos aproveitem ao máximo a oportunidade de tanto conhecimento disponível até o final do

Encontro. “Não foi fácil organizar um evento desse porte, principalmente pelo momento que passamos, mas agradeço aos palestrantes que vieram nos prestigiar e a todos que abriram espaço em suas agendas para vir nos prestigiar”, disse, sendo reforçada pela fala do reitor Eurico Lôbo.

“Eu me lembro das primeiras reuniões e a preocupação com sua realização, mas sempre acredito que muitas das barreiras em nossa frente nos motivam a ir pouco mais adiante. Foram muitas dificuldades, mas tenho uma imensa satisfação em ver esse evento sendo realizado aqui no Caiite. Trazer um evento como esse para Alagoas é excelente e convido a todos para desfrutar e vivenciar esse momento com alegria e satisfação”, concluiu o reitor.

Depois das formalidades, foi realizada a conferência de abertura, que contou com palestra do professor Jaílson Bittencourt com o tema Relações entre a composição dos combustíveis, as emissões veiculares e a Química Atmosférica: Brasil, um estudo de caso. Serão realizadas ainda palestras dos professores Marília Goulart, Aldo Zarbin, Adriano Defini e Jorge David, além de outras atividades em áreas estratégicas como: o uso de TICs no ensino, Ética na Pesquisa, Nanotecnologia, Química computacional e forense, entre outras. Veja mais no site.

De Pernambuco para o Caiite 2015

Como dito anteriormente, o 6o Encontro Regional da SBQ Nordeste recebe participantes de todo o Brasil. Uma delas é a estudante Camila Machado, que cursa mestrado em Química na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ela veio à Alagoas participar do Caiite 2015 junto com outros 17 estudantes que apresentarão trabalhos na modalidade de pôster. Pela primeira vez em evento externo, ela destaca a importância dessa participação.

“Ver o que acontece em eventos científicos, ainda mais em um ambiente regional, fora a apresentação do trabalho que estamos fazendo, é algo muito bom, pois realizamos aqui uma grande troca de conhecimentos. Acho importante a realização desse evento para alunos saírem da sala de aula e sem contar o incentivo à pesquisa, que abre um leque variado. Parabéns a todos pela organização do Caiite”, salientou Camila.

É importante lembrar que esses eventos são frutos da nossa primeira grande aventura que foi o VI Encontro Regional da SBQ Nordeste (em 2015), em que o PPGQB e a SBQ AL foram ancoras daquele Encontro. Assim, considerando o sucesso daquele evento, o PPGQB criou seu Simpósio anual que consiste em:

i) minicursos de 4 h de duração dos mais diversos temas e áreas de fronteira da ciência, ministrado por professores renomados e empreses, abertos para alunos de graduação e pós-graduação;

ii) apresentações científicas de pesquisadores renomados brasileiros e internacionais, como palestras de pesquisadores do CNPq, presidentes e ex-presidentes da Sociedade Brasileira de Química, jovens pesquisadores (contratados em menos de 5 anos), palestras técnicas de empresas, palestras dos representantes da área de Química da CAPES;

iii) mesas-redondas que analisam a situação da política científica nacional e local e, normalmente, contam com a participação de coordenadores de programas de pós- graduação com conceito 7, 6, 5 e 4, representantes da PROPEP e da FAPEAL no intuito de debater ações de restruturação do nosso Programa com base em ações de programas mais bem estabelecidos, no intuito de modernizar e estabelecer novas linhas de conduta que deem mais ferramentas aos nossos futuros egressos;

iv) apresentações orais de trabalhos de alunos (mestrado e doutorado) que são selecionados pelas bancas avaliadoras das apresentações semestrais e anuais de acompanhamento que o PPGQB realiza com seus alunos de mestrado e doutorado, respectivamente;

v) apresentações na forma de pôster de alunos de iniciação cientifica, mestrado e doutorado que são selecionados por avaliação em pares de professores tanto internos, quanto externos a instituição, respeitando as grandes áreas que temos no nosso programa (química orgânica, analítica, inorgânica, físico-química, bioquímica e empreendedorismo) no intuito de atender a uma demanda de formação profissional que abranja o desenvolvimento técnico-científico dentro do cenário de inovação cada vez mais evidente no país.

vi) Prêmios: Já é tradição nos eventos realizados pelo PPGQB a premiação dos melhores trabalhos apresentados pelos pós-graduandos, assim desde o primeiro evento criamos uma comissão avaliadora, composta pelos palestrantes externos ao programa, para avaliar e escolher as melhores apresentações orais. Com o crescimento do evento, houve uma demanda por trabalhos apresentados na forma de pôster também, dessa forma de 2018 em diante tivemos apresentação de trabalhos orais e pôsteres que foram avaliados por comissão externa e premiados da mesma forma. Os prêmios normalmente são a inscrição para Reunião Anual da SBQ do ano seguinte para o melhor trabalho oral, e livros para os segundo e terceiro lugares e para os pôsteres temos prêmios como livros, laser pointers e pen drives. O prêmio Roberto Alves de Lima foi criado em 2016, com intuito de reconhecer a contribuição de nossos professores pesquisadores na construção do PPGQB, na captação de recursos e na formação de recursos humanos qualificados. Desde a criação, o prêmio foi concedido aos professores Dr. Antônio Euzébio Goulart Sant’anna (2016), Dra. Lucia Maria Conserva (2017), Marilia Oliveira Fonseca Goulart (2018) e Simoni M. Plentz Meneghetti (2019). Tivemos também em 2018, a comemoração dos 25 anos da criação do PPGQB e tivemos o Prêmio PPGQB 25 anos, concedido ao Prof. Dr. Edson de Souza Bento, por toda sua contribuição na construção do PPGQB e contribuição na manutenção de equipamentos e infraestrutura. Em 2018 no intuito de incentivar os alunos a publicarem seus trabalhos em revistas Qualis A (CAPES), criamos o prêmio produtividade discente, neste, alunos e seus orientadores que publicaram artigos Qualis A se inscrevem e ganham no dia do encerramento uma menção honrosa e uma caneca personalizada para o prêmio. Além disso, de 2017 em diante, criamos o prêmio melhor tese e melhor dissertação do PPGQB, onde o aluno que defendeu no ano imediatamente anterior ao evento se inscreve e as etapas de seleção e avaliação são idênticas ao prêmio melhor tese da CAPES.

De maneira geral nossos eventos contam no compito geral dos participantes com 50% de alunos de pós-graduação, 30% de alunos de graduação e 20% de professores e pós-docs.

Fazendo um retrospecto dos eventos organizados pelo PPGQB desde 2015, temos: a) 2015: VI Encontro Regional da SBQ Nordeste (VI ERSBQNE) que aconteceu de 17 a 19 de junho no centro de convenções, organizado pela SBQ Regional Alagoas e também pelo PPGQB e IQB/UFAL. Esse evento contou com a palestra de abertura do Prof Jailson Bittencourt (UFBA/MCTI) e a de encerramento da Prof Marilia Goulart (IQB/UFAL), 8 minicursos, mesas redondas, 10 palestras e 250 trabalhos apresentados na forma de pôster de alunos de graduação e pós-graduação de diversos estados como Bahia, Sergipe, Pernambuco e Alagoas, totalizando 500 participantes ao todo. Este evento contou com dois projetos aprovados de apoio a eventos, PAEP-CAPES e FAPEAL.

Ainda nesse ano tivemos o I SIMPPGQB com mesmo tema da VI ERSBQNE, neste momento tivemos a palestra de abertura “Pós-graduação em Química no Brasil” proferida pelo Prof. Dr. Paulo Anselmo Ziani Suarez (UNB/CAPES) e a palestra “New target for Immunotherapy against câncer” proferida pelo Prof. Dr. Didier Dubreuil (Universidade de Nantes - França), 3 minicursos, 8 palestras de jovens pesquisadores da UFAL, sendo: Ana Catarina R. Leite, Juan Pablo Z. Hertz, Francis Soares Gomes, Janaína H. Bortoluzzi, Rafael Saraiva Nunes, Sergio Modesto Vechi, Silvia H. Cardoso e Vinicius Del Colle, 2 mesas redondas com temas como “Perspectivas de colaboração e financiamento para o desenvolvimento da pesquisa em Química e Biotecnologia no Nordeste” com participantes: Prof. Dr. César A. S. Andrade - Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, Profa. Dra. Simoni M. Plentz Meneghetti – PROPEP/UFAL, Prof. Dr. João Vicente Ribeiro - Diretor da FAPEAL e Sara Martins - Coordenadora de Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente da GRANBIO e “Estratégias de fortalecimento de Pesquisa e Pós-Graduação em Química no Nordeste” com participantes: Participantes os coordenadores dos programas de pós-graduação das seguintes universidades: Profa. Dra. Thereza A. Soares (UFPE), Prof. Dr. Angelo de Fátima (UFMG), Prof. Dr. Mário Roberto Meneghetti (UFAL), Profa. Dra. Luciane Pimenta Cruz Romão (UFS) e Prof. Dr. Silvio do Desterro Cunha (UFBA) e 8 sessões coordenadas com 37 trabalhos de alunos de pós-graduação apresentados na forma oral e 90 participantes. Nessa oportunidade vários trabalhos orais foram premiados e a aluna Thatiane Verissimo do Grupo de Catálise e Reatividade Química, GCAR, orientada pela Prof. Simoni Meneghetti, e aluna Thaissa Lucio, orientada pela Prof. Marilia Goulart foram premiadas com a inscrição da 39a. RASBQ que foi realizada em Goiânia/2016. http://www.eventos.ufal.br/i-simposio-nordestino-de-pos-graduacao-em-quimica-e- biotecnologia

b) 2016: tivemos II Simpósio Nordestino de Pós-graduação em Química e Biotecnologia (II SIMPPGQB) que aconteceu de 13 a 16 de dezembro em Maceió-AL. A realização do II SIMPPGQB com tema “Diagnósticos, desafio e perspectivas para o fortalecimento da pesquisa em química no Nordeste” teve como objetivo enriquecer nossas atividades enquanto Programa de Pós-Graduação e atender a uma demanda crescente por discussões e buscas por parcerias no âmbito do desenvolvimento científico e tecnológico. Na programação do II SIMPPGQB tivemos: 05 minicursos, 01 mesa redonda com tema “Estratégias de fortalecimento de Pesquisa e Pós-Graduação em Química no Nordeste” e participantes os coordenadores dos programas de pós-graduação Prof. Dr. Severino Alves Júnior – UFPE, Prof. Dr. Mário Roberto Meneghetti (UFAL), Prof. Dr. Thiago Regis Longo César da Paixão (USP) e Prof. Dr. Silvio Destro Cunha (UFBA), 12 palestras, dentre elas palestras de jovens pesquisadores, como: (Wander G.

Botero, Monique G. Ângelo da Silva, Dimas José da Paz lima, Hugo J. Vieira Pereira, Fabiane Caxico Galdino e Diogenes Menezes), sendo a palestra de abertura “Exemplos de valorização da biomassa” proferida pela Profa. Dra. Simoni M. Plentz Meneghetti e e a palestra de encerramento proferida pela Profa. Dra. Maysa Furlan (UNESP/CAPES) e 07 sessões coordenadas totalizando em 28 trabalhos apresentados na forma oral de mestrado e doutorado com 150 participantes. Nessa oportunidade vários trabalhos foram premiados e a aluna Cristiane Canuto dos Santos orientada pela Prof. Ruth Rufino do Nascimento, foi premiada com a inscrição da 40a. RASBQ/IUPAC realizada em São Paulo/2017, onde seu trabalho foi selecionado para apresentação oral.

c) 2017: tivemos o III SIMPPGQB de 7 a 10 de novembro e contamos com 04 minicursos, 01 mesa redonda com tema: Estratégias de fortalecimento de Pesquisa e Pós- Graduação em Química no Nordeste, Prof. Dr. Josué Carinhanha C. Santos - UFAL (Mediador), Prof. Dr. Ângelo de Fátima (UFMG), Prof. Dr. Silvio do Desterro Cunha (UFBA), Prof. Júlio Rebouças (UFPB) e Prof. Dr. João Vicente B. da Costa Lima (FAPEAL), 10 palestras, sendo a palestra de abertura “Perspectivas em ciência e tecnologia no Brasil de 2017: o ululante e o temerário” proferida pelo Prof. Dr. André Galembeck da UFPE/CETENE, uma palestra internacional “Lead discovery for parasi- tic diseases” proferida pelo Prof. Dr. Rui Moreira da Universidade de Lisboa e a palestra de encerramento “Sistema Nacional de Pós-graduação e a avaliação na área de Química da CAPES” proferida pelo Prof. Dr. Adriano Monteiro Lisboa (UFRGS/CAPES), 06 sessões coordenadas totalizando em 19 trabalhos apresentados na forma oral de metrado e doutorado e 90 trabalhos apresentados na forma de pôster e totalizando 260 participantes de 4 estados do nordeste e Minas Gerais. Nessa oportunidade vários trabalhos foram premiados e a aluna Marina de Magalhães Silva orientada pela Prof. Isis Martins Figueiredo, foi premiada com a inscrição da 41a. RASBQ realizada em Foz do Iguaçu. Além disso, tivemos o prêmio melhor dissertação concedido a Msc. Marina de Magalhães Silva e o prêmio de melhor tese concedido a Dr. Ana Julia Cavalcante da Silva. Neste III SIMPPGQB comemoramos os 25 anos de criação do PPGQB marcando uma trajetória de dificuldades ultrapassadas e a cada dia renovadas. Tudo isso foi uma construção coletiva. O PPGQB está no cerne de cada um de nós e em cada programa mais recente que se criou na UFAL. Por isso, é importante valorizá-lo e não deixar passar este momento único de celebração. Este evento contou com dois projetos aprovados de apoio a eventos, PAEP-CAPES e FAPEAL e contou também com apoio do PROCAD/CAPES.

d) 2018: No IV SIMPPGQB de 25 a 28 de setembro e contamos com 05 minicursos, 01 mesa redonda com Tema: Estratégias de fortalecimento de Pesquisa e Pós-Graduação em Química no Nordeste, Participantes: Prof. Dr. Paulo A. Ziani Suarez - Coordenador de Programas Profissionais na Área de Química – CAPES/MEC/UnB, Prof. Dr. Josué Carinhanha Caldas Santos - Coordenador do PPGQB/UFAL, Profa. Dra. Sibele Berenice Castellã Pergher – Pró-reitora Adjunta de Pesquisa da UFRN, 10 palestras, sendo a palestra de abertura “Novos Alótropos de Carbono” proferida pelo Prof. Dr. Pierre Mothé Esteves (IQ-UFRJ) e a palestra de encerramento foi internacional: “Metal-Organic Architectures: from Design to Applications in Catalysis and Materials Chemistry” proferida pelo Prof. Dr. Alexander Kirilov - Professor de Química no Instituto Superior

Técnico, Universidade de Lisboa (IST/ULisbon), 06 sessões coordenadas totalizando em 11 trabalhos apresentados na forma oral de metrado e doutorado e 74 trabalhos apresentados na forma de pôster e totalizando 230 participantes. Nessa oportunidade vários trabalhos foram premiados e a aluna Marina de Magalhães Silva orientada pela Prof. Isis Figueiredo foi premiada com um modelo molecular para química orgânica. Além disso, tivemos o prêmio melhor dissertação concedido a Msc. Thatiane Verissimo dos Santos e o prêmio de melhor tese concedido a Dr. Mônica Araújo da Silva. Este evento contou com um projeto aprovado de apoio a eventos da FAPEAL e contou também com apoio do PROCAD/CAPES.

e) 2019: Em fevereiro desse ano, motivadas pela ação da #IUPAC100 e #GlobalBreakfast realizamos dia 12 de fevereiro uma rodada de palestras “Empowering Women in Chemistry: a global network event”, em que tivemos as palestras das profs. Marilia Goulart e Simoni Meneghetti e da doutoranda do programa Msc. Janaína Oliveira (LINQA). Tivemos forte adesão e o evento contou com um café da manhã delicioso!

No V SIMPPGQB de 08 a 11 de outubro e o tema do evento que vinha se mantendo ao longo dos anos foi alterado para “Busca por excelência e apoio, maior visibilidade de nossa ciência para sociedade” muito por observarmos a necessidade gritante de melhorarmos nossa comunicação com a sociedade. Neste evento tivemos 05 minicursos, 01 mesa redonda com tema: "Busca por excelência e apoio, maior visibilidade de nossa ciência para a sociedade" participantes: Prof. Dr. Aldo Zarbin (UFPR) ex-presidente da SBQ e ex-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química da UFPR, Profa. Dra. Iêda Maria G. dos Santos (UFPB) – ex-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Química da UFPB e Prof. Dr. Eduardo Ponzio – ex-coordenador do Programa de Pós- Graduação em Química da UFF, mediadora:


Profa Dra Simoni Plentz Meneghetti (UFAL), 10 palestras, sendo a palestra de abertura “Materiais multifuncionais para um mundo mais sustentável: fazer, conhecer e usar” proferida pelo Prof. Dr. Aldo Zarbin (IQ/UFPR) e a palestra de encerramento foi internacional “Sangue total e neutrófilos humanos: modelos in vitro para detecção de stress oxidativos” proferida pela Dra. Marisa Carvalho de Freitas (Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto), 06 sessões coordenadas totalizando em 11 trabalhos apresentados na forma oral de metrado e doutorado e 82 trabalhos apresentados na forma de pôster e totalizando 250 participantes. Nessa oportunidade vários trabalhos foram premiados e a aluna Thatiane Verissimo orientada pela Prof. Simoni Meneghetti, foi premiada com a inscrição da 44a. RASBQ a ser realizada em Maceió. Além disso, tivemos o prêmio melhor de melhor tese concedido ao Dr. Edeildo Ferreira da Silva Junior. Este evento contou com um projeto aprovado de apoio a eventos da FAPEAL e contou também com apoio do PROCAD/CAPES. Nesta oportunidade também foi realizado dentro do evento um encontro realizado num bar que chamamos de um gole de ciência, por favor! O objetivo foi falar de ciência para a sociedade, num ambiente informal e de fácil acesso por todos. Nesse momento falaram com a plateia os pesquisadores Aldo Zarbin (UFPR), Ana Carolina Zeri (CNPEM) e Eduardo Ponzio (UFF).Por fim, este ano, devido a pandemia de corona vírus que estamos enfrentando, resolvemos fazer o I Webinário do PPGQB, que aconteceu entre os dias 11 e 12 de agosto de forma remota e teve como tema: “A importância da universidade pública e da ciência em tempos de pandemia”. Contamos com diversas palestras de pesquisadores renomados na área de química, como: Prof. Dr. Norberto Peporine Lopes (USP-Ribeirão Preto), Profa. Dra. Maria Lair Sabóia (IFBA, campus Juazeiro), Profa. Dra. Gabriela Duarte (UFG), Prof. Dr. Adriano D. Andricopulo (USP-São Carlos), Prof. Dr. Luiz Carlos Dias (UNICAMP) e Profa. Dra. Ana Catarina Rezende Leite (UFAL). Tivemos também uma sessão coordenada onde tivemos 11 apresentações orais de doutorandos do PPGQB que formam avaliados por uma banca formada por 03 professores, sendo um interno ao programa e dois externos ao programa e a universidade.

De maneira geral, desde 2015, nossos alunos já tiveram a oportunidade de ouvir os 3 avaliadores da área de química da CAPES, alguns deles mais de uma vez. Já tivemos a honra de receber vários ex-presidentes da SBQ como palestrantes: Jailson Bittencourt de Andrade (que em 2015 estava no MCTI), Adriano D. Andricopulo (em 2015 era o presidente da SBQ), Aldo José G. Zarbin e Norberto Peporine Lopes. Já tivemos palestrantes de vários estados do Brasil, várias universidades e inclusive de Portugal nas edições de 2017, 2018 e 2019. Tudo isso foi possível pois aprovamos 2 projetos de extensão PAEP-CAPES e 4 projetos junto a FAPEAL. O último foi para trazer a 43a. Reunião Anual da SBQ para Maceió em 2020. Devido a pandemia, a reunião será via web e o encontro será realizado em Maceió em 2021.