Palestrantes externos:
Prof. Dr. Walter Alves Neves
Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1981), estágio sanduíche pré-doutorado nas Universidades de Stanford e Berkeley (1982), doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1984), pós-doutorados pelo Center for American Archeology, Northwestern University (1985) e pelo Departamento de Antropologia da USP (1991-92), Livre Docência em Evolução Humana pelo Departamento de Genética e Biologia Evolutiva da Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é Professor Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, onde fundou o Laboratório de Estudos Evolutivos Humanos, único do gênero da América Latina. Tem produção científica e orientação a graduandos e pós-graduandos nas áreas de Antropologia Biológica, Antropologia Ecológica, Arqueologia Pré-Histórica, Ecologia Humana, Psicologia Evolutiva e Paleontologia de Megamamíferos. No momento seu interesse e projeto de pesquisa principais referem-se à origem do homem na América. Foi responsável pelo estudo de "Luzia", o esqueleto humano mais antigo das Américas. Dedica-se também com intensidade à divulgação científica para o grande público. A partir de 2013 implantou na Jordânia o projeto "Evolução biocultural hominínia no Vale do rio Zarqa, Jordânia: uma abordagem paleoantropológica", que tem como objetivo estudar os primeiros representantes do gênero Homo que deixaram a África por volta de 2 milhões de anos.
Prof. Dr. Max Cardoso Langer
Possui graduação em Ecologia pela Universidade Estadual Paulista, campus de Rio Claro (1994), mestrado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), PhD pela University of Bristol (2001) e Livre-Docência pela Universidade de São Paulo (2011). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Biologia, Universidade de São Paulo, campus de Ribeirão Preto. Tem experiência na área de Paleozoologia e Paleontologia Estratigráfica, com publicação de mais de oitenta trabalhos completos em periódicos com restrita política editorial, nos quais foram propostos mais de trinta novos táxons fósseis. Atua principalmente nos seguintes temas: Triássico, Dinosauria, Filogenia, Chelonii, Rhynchosauria, Crocodyliformes e Bioestratigrafia.
Profa. Dra. Sónia Cristina da Silva Andrade
Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (1995), com mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Trabalhou como pós doutoranda no departamento de Invertebrate Zoology no National Museum of Natural History-Smithsonian Institution, no Museum of Comparative Zoology- Harvard University e na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, USP. Atualmente é professora do Departamento de Genética e Biologia Evolutiva da Universidade de São Paulo. Trabalha na área biologia evolutiva, com interesse em genética de populações, sistemática molecular de invertebrados marinhos e experiência em ferramentas de bioinformática para estudos filogenômicos e de genômica populacional.
Prof. Dr. Robson Francisco de Souza
Doutor em Bioquímica pela Universidade de São Paulo (2007) com Pós-Doutorado no National Center for Biotechnology Information (NCBI/NIH/USA). Bacharel em Ciências Moleculares pela Universidade de São Paulo (1996) e Mestre em Ciências (especialidade Biotecnologia) pela Universidade de São Paulo (2000). Tem experiência em áreas multidisciplinares, com ênfase em Evolução Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de sequências, genômica comparativa, evolução de proteínas e filogenia.
Prof. Dr. Eduardo Andrade Botelho de Almeida
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), mestrado em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre também pela UFMG (2002), doutorado em Entomologia pela Cornell University, EUA (2007) e pós-doutorado na Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em taxonomia de abelhas, atuando principalmente nos seguintes temas: taxonomia e sistemática, morfologia de insetos, biogeografia histórica, morfometria e estudos filogenéticos utilizando dados moleculares e morfológicos. Eduardo é o curador da Coleção Entomológica;Prof. J.M.F.Camargo; (RPSP) do Departamento de Biologia da FFCLRP/USP e coordena o Laboratório de Biologia Comparada e Abelhas (LBCA). Desde 2011 é Professor do Departamento de Biologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, campus de Ribeirão Preto (FFCLRP/USP) onde atua como vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Entomologia.
Profa. Dra. Maria Isabel Pinto Ferreira Landim
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é Professora do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (dezembro de 2008), Vice-presidente do Comitê Internacional para Coleções e Museus de História Natural do ICOM (ICOM-NATHIST), vice-coordenadora do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Educação, Divulgação e Epistemologia da Evolução Biológica (EDEVO-Darwin). Tem experiência em sistemática filogenética e comunicação museológica trabalhando com o tema das narrativas evolutivas em museus de história natural.
Profa. Dra. Merari de Fátima Ramires Ferrari
Possui graduação em Ciências Biológicas (2001) , doutorado em Ciências (2006), pós-doutorado (2008) e livre docência (2017) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora associada do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. Realizou estágio na Universidade da Flórida e mantém colaborações internacionais ativas com pesquisadores dos Estados Unidos, Portugal e Holanda. Atua em atividades de extensão desde 2003, quando idealizou e organizou o curso de inverno do IB-USP, tem participado da semana temática do IB-USP, e orienta alunos do ensino médio em projetos de pré-iniciação científica. Tem experiência em Neurofisiologia, biologia celular e biologia molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura de células nervosas, biologia molecular e celular, análise da expressão gênica, neurodegeneração, comunicação celular, transporte de mitocôndrias, tráfego intracelular e formação de agregados proteicos. Sua linha de pesquisa investiga as diversas etapas do tráfego intracelular associado à agregação de proteínas presentes durante a neurodegeneração.
Prof. Dr. Marcelo Afonso Vallim
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos(1989), especialização em Gestao de Empresas - MBA pelo Fundação Getulio Vargas - SP(2005), mestrado em Genetica e Melhoramento de Plantas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz(1994), doutorado em Genetica e Melhoramento de Plantas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz(1997), pós-doutorado pela Universidade de São Paulo(2001), pós-doutorado pela Duke University(2004) e pós-doutorado pela Universidade de Idaho(2000). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Molecular e de Microorganismos. Atuando principalmente nos seguintes temas:Phanerochaete chrysosporium, Celulases, PCR quantitativo.
Profa. Dra. Laura Carolina Leal de Sousa
Sou bióloga formada pelo curso de Bacharelado em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco; mestre e doutora em Biologia Vegetal com ênfase em Ecologia Vegetal pela mesma universidade onde me graduei. Atualmente sou professora Adjunto I na Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema e docente permanente no Programa de Pós-graduação em Ecologia e Evolução na Unifesp. Tenho especial interesse na investigação dos mecanismos que regulam o funcionamento de mutualismos generalizados e determinam variações nos padrões de interação entre diferentes parceiros mutualistas. Para tanto, tenho usado como modelo interações mutualistas entre plantas e formigas Ao longo da minha formação, também tenho desenvolvido pesquisas e nutrido interesse por outros tópicos como comportamento animal, ecofisiologia vegetal, ecologia evolutiva; ecologia de comunidades e populações e metodologia científica.
Dra. Rafaela Lopes Falaschi
É graduada em Ciências Biológicas, pelo Instituto de Biociências de Botucatu da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), desde 2004 e Mestre em Ciências, com área de concentração em Entomologia, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), desde 2008 e doutora em Entomologia, também pela FFCLRP, USP, em 2012. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Zoologia de Invertebrados, atuando principalmente nos seguintes temas: entomologia, evolução, sistemática filogenética, biogeografia e educação.
Dr. Thiago Falda Leite
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina, UEL (2006) e Doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, ESALQ/USP (2012). Desde 2012 acompanha de modo detalhado as movimentações no cenário regulatório de Organismos Geneticamente Modificados no Brasil e atualmente, como Diretor Técnico da Associação Brasileira de Biotecnologia Industrial (ABBI), é responsável pela interlocução com governo e entidades representativas do setor produtivo, nas áreas que envolvem temas técnicos, visando o desenvolvimento de políticas públicas que contribuam para a consolidação do setor de Biotecnologia Industrial no Brasil.
Me. Kamila Luisa Nogueira Bandeira
Iniciou estágio voluntário de iniciação científica junior no Setor de Paleovertebrados (Departamento de Geologia e Paleontologia - Museu Nacional/UFRJ) em Agosto/2004. Durante todo o tempo de estágio junior, desenvolveu atividades relativas a preparação, moldagem e confecções de réplicas de Arcossauros Fósseis. Ministra palestras em colégios e outras instituições desde 2005, de modo a divulgar a Paleontologia brasileira. Durante os anos de 2008 - 2013, foi estagiária (aperfeiçoamento) do Laboratório de Sistemática e Tafonomia de Vertebrados Fósseis (Departamento de Geologia e Paleontologia - Museu Nacional/UFRJ), onde desenvolveu trabalhos relativos a preparação, descrição e demais estudos sobre dinossauros do Brasil, em especial com Sauropodas. Formada em Licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), também atua colaborando com pesquisas no Laboratório de Sistemática e Biogeografia, no Departamento de Zoologia do Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes (UERJ), onde desenvolve pesquisas relativas a Tafonomia de répteis, com ênfase em arcossauros extintos. Atualmente, é aluna de Pós-graduação (Doutorado) do Programa de Pós-graduação em Zoologia do Museu Nacional/UFRJ.
Me. Rafael Gomes de Souza
Graduado em licenciatura e bacharelado pelo curso de ciências biológicas na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Formado no mestrado de Zoologia do programa de pós-graduação do Museu Nacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Cursando Doutorado de Zoologia do programa de pós-graduação do Museu Nacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).As pesquisas do presente autor consiste no estudo com foco em: sistemática filogenética, filosofia, paleontologia e morfologia de crocodilianos.
Me. Fernanda Delborgo Abra
Bióloga pela Universidade do Sagrado Coração, Mestre em Ecologia pela Universidade de São Paulo e doutoranda pelo PPGI - Ecologia Aplicada pela ESALQ/USP, possui interesse em Ecologia de Rodovias em questões relacionadas ao atropelamento de animais silvestres, implantação de medidas de mitigação em rodovias e políticas públicas relacionadas. Como consultora autônoma trabalhou no licenciamento ambiental de grandes empreendimentos de transporte no estado de São Paulo entre 2012 e 2016. Atualmente é Sócia-proprietária da empresa ViaFAUNA - Estudos Ambientais e Pesquisadora Principal do PIPE - Fase 1 da FAPESP para o Desenvolvimento do 1º Sistema de Detecção Animal Brasileiro Antiatropelamento para Rodovias - Passa Bicho.