O Departamento de Física da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) foi criado oficialmente em 2017, como resultado da aprovação do novo regimento interno do Instituto de Ciências Exatas (ICEx) pelo Conselho Universitário (CONSUNI), conforme a resolução 001/2017.
No entanto, a trajetória da Física na instituição é anterior à criação do departamento em si. O curso de Licenciatura em Física teve início em 2006, no contexto da transformação da então Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas (Efoa) em Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) em 2005, pela Lei 11.154. Essa expansão permitiu a implantação de diversos novos cursos, incluindo a Física.
Atualmente, o Departamento de Física da UNIFAL-MG oferece o curso de Licenciatura em Física, com funcionamento no período noturno e duração de 4 anos. Além disso, a UNIFAL-MG é um polo do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), credenciado em 2014, o que demonstra o compromisso da instituição com a formação continuada de professores e o fortalecimento do ensino de Física.
O Departamento de Física também conta com o programa de pós graduação em Física UNIFAL-MG-UFSJ. O programa oferece o curso de Mestrado Stricto Sensu, com novas turmas iniciadas semestralmente. Ao escolher uma das linhas de pesquisa, o estudante determina em qual campus irá cursar as disciplinas e realizar sua pesquisa. O programa conta com 18 docentes permanentes e 3 colaboradores, cujas linhas de pesquisa, enquadram-se 2 áreas de concentração: Física Teórica e Física Experimental.