Resumo
Este minicurso visa discutir o uso de Tecnologias Digitais em atividades de Modelagem Matemática (MM) com foco nas implicações que elas trazem para/no o desenvolvimento das etapas que compõe seu processo. Algumas das implicações a serem abordadas referem-se a questão da visualização a partir do uso de gráficos na Planilha Eletrônica Excel, das buscas realizadas na internet, e sobre a rede colaborativa formada por humanos e não humanos em torno de uma situação problemática. O minicurso terá dois momentos, primeiro, com enfoque prático envolvendo uma atividade a ser desenvolvida no Laboratório de Informática, e um segundo momento em que serão abordadas questões teóricas acerca desses usos e das implicações emergidas no processo de MM.
Resumo
Este minicurso o qual denominamos de “Atividades práticas de Modelagem Matemática”, tem como objetivo apresentar os conceitos de Modelagem Matemática na Educação Matemática e atividades de Modelagem Matemática já realizadas nos diversos níveis de ensino. Pretendemos apresentar três atividades, a saber: uma atividade direcionada para os anos iniciais, uma para o ensino fundamental II e outra para o ensino médio, além disso, propomos a construção de atividades com sugestões dos participantes com o intuito de incentivá-los a participarem e inserir tais atividades em sua prática.
Resumo
Este artigo apresenta diretrizes às atividades de modelagem matemática norteadas por princípios alternativos à tradição epistemológica racionalista. Neste modelo, que tem o propósito de formar indivíduos a um centro de capacitação de mão de obra; o aluno deve desenvolver capacidades, habilidades e forma de pensar que são muito reduzidas. Assim, apoia-se no programa Etnomodelagem de Rosa e Orey, e na Teoria Cultural da Objetivação de Luis Radford. Etnomodelagem é o estudo das ideias e procedimentos utilizados nas práticas matemáticas de grupos culturais distintos e tem como objetivo organizar e apresentar essas práticas matemáticas a fim de facilitar a sua comunicação e difusão através das gerações de maneira dialógica. Essa teoria parte da compreensão de que esses construtos estão enraizados na cultura que os produzem ou produziram. A Teoria Cultural da Objetivação afirma que as práticas de cada povo são direcionadas por orientações culturais, as quais obedecem a sistemas de crenças que se constituem nos distintos modos de sentir de um povo. A teoria afirma que a tradição epistemológica racionalista, na qual o pensamento e o conhecimento são caracterizados pela lógica matemática emancipada da cultura do indivíduo, sustenta a ideia da existência de um único modo de pensar, o qual é suficiente para garantir a aquisição do verdadeiro conhecimento. O ensino e a aprendizagem, em uma compreensão individualista, seguem modelos orientados pelo mercado.
Resumo
A Modelagem Matemática e a Educação Ambiental na perspectiva Sociocrítica geram um ambiente de aprendizagem transformador porque buscam a compreensão crítica do mundo, convidando os alunos a discussões reflexivas dos temas abordados. Neste sentido, através desta integração busca-se o desenvolvimento de senso crítico, discutindo a problemática ambiental em sala de aula bem como as intervenções que podem ser feitas a partir sua abordagem. No minicurso serão discutidos os conceitos que amparam essa integração e alguns trabalhos publicados, desta forma, os participantes serão convidados a planejar atividades relacionadas à temática e espera-se que apliquem em suas trajetórias acadêmicas e profissionais.
Resumo
Entendendo a modelagem matemática como uma abordagem pedagógica que visa orientar a elaboração, a implementação e a validação de modelos matemáticos pelos próprios estudantes, o objetivo deste minicurso é capacitar professores e futuros professores de física/matemática no planejamento de ciclos de modelagem à luz da teoria da modelagem de David Hestenes. O minicurso será realizado em duas partes principais: i) desenvolvimento de ciclos de modelagem no “modo aluno” & discussões metodológicas; ii) desenvolvimento de ciclos de modelagem no “modo professor” & discussões pedagógicas. No decorrer do minicurso, os participantes aprenderão técnicas para descrição de sistemas reais, para laboratório de investigação e para sessão de discussão argumentativa com uso de pequenos quadros brancos.
Resumo
A Modelagem Matemática consiste em associar um tema escolhido com a realidade dos alunos e relacioná-lo a eventos extraclasse. Apresenta como principal objetivo fornecer uma descrição matemática de um dado fenômeno do mundo real, geralmente feita por meio de equações denominadas de modelo matemático. Esses modelos podem ser construídos em diversas áreas, tais como química, biologia, física, etc. Com isso a motivação dos alunos e do próprio professor ganha espaço facilitando a aprendizagem. O conteúdo matemático passa a ter significação, deixa de ser abstrato e passa a ser concreto. Tem-se como objetivo apresentar neste minicurso a Modelagem Matemática aplicada ao ensino de Física como estratégia de ensino, mostrando aos participantes como esta pode ser articulada no conteúdo de Termologia. Além disso, serão apresentados exemplos de trabalhos de pesquisa realizados na mesma temática (Termologia) para o ensino de Física no ensino médio mostrando de que modo é possível através da Modelagem superar as dificuldades no processo de ensino e desenvolver uma a aprendizagem mais significativa.
Resumo
Após anos de estudo sobre o pensamento humano e a educação matemática ainda existem muitos dilemas sobre a aprendizagem que ainda não foram resolvidos, tais como: o dilema de número; o dilema da abstração; o dilema da compreensão; o dilema de equívocos e o dilema da dificuldade de aprendizagem (Sfard, 2008). Diante desse cenário a psicologia discursiva (PD) surge como uma perspectiva teórica e metodológica capaz de contribuir para elucidar alguns desses dilemas e trazer um novo olhar para a pesquisa em ensino de ciências com foco no discurso do sujeito e nos condicionantes locais e culturais que influenciam e determinam o significado desse discurso. A psicologia discursiva é o estudo de como os temas e conceitos psicológicos são usados diariamente na fala e no texto das pessoas. Em particular, o foco no discurso e sua organização em sequências de atividades e práticas sociais dos participantes atravessa os subcampos fragmentados que emergiram na psicologia, bem como, o desenvolvimento de vínculos coerentes com outras disciplinas de ciências sociais e humanas. Para participantes e analistas da pesquisa discursiva, a principal questão são as ações sociais, ou as interações, realizados no discurso (linguagem, gestos, textos, documentos e imagens). O minicurso tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre a psicologia discursiva e suas possibilidades de utilização como referencial teórico e metodológico na pesquisa com modelagem matemática. O público-alvo são estudantes de graduação e de pós-graduação, professores de matemática e ciências e pesquisadores interessados em ampliar o conhecimento sobre práticas discursivas na pesquisa científica. O minicurso terá duração de 4 horas e serão abordados os seguintes tópicos: as bases teóricas da psicologia discursiva; seus principais autores; os principais temas de estudos na área e suas possibilidades de utilização na pesquisa qualitativa.
Resumo
Neste minicurso serão apresentadas atividades voltadas para introdução à estatística nos Anos Finais do Ensino Fundamental da perspectiva da Modelagem Matemática. Discutiremos a importância da motivação e da participação ativa dos estudantes nos processos de ensino e de aprendizagem, bem como da relevância de envolver os alunos em atividades que possam lhes capacitar à compreender, interpretar e avaliar criticamente informações estatísticas. Os professores e licenciandos participantes terão oportunidade de, efetivamente, praticar as atividades que posteriormente poderão ser desenvolvidas em suas aulas. Nesse sentido, o minicurso busca preparar o professor de Matemática para engajar seus alunos no trabalho em equipe no que tange a coleta, a organização e a análise de dados, bem como a interpretação dos resultados.