II CONFERÊNCIA INTERNACIONAL JOSÉ SARAMAGO DA

UNIVERSIDADE DE VIGO

“A HERANÇA FILOSÓFICA E SOCIOPOLÍTICA DE JOSÉ SARAMAGO”

Vigo, 26 - 29 de outubro de 2022

No panorama da literatura mundial, José Saramago assume, hoje em dia, um lugar de destaque. A influência significativa exercida não só sobre a cultura ocidental, mas também sobre a opinião pública em geral, e a sua receção académica internacional confirmam a grande pertinência da sua obra, traduzida para mais de 50 línguas. Trata-se de uma obra que se ocupa das questões mais prementes da contemporaneidade — desde a igualdade de género e a ecologia até aos debates entre especismo e antiespecismo, consumismo e anticonsumismo, culturalismo e anticulturalismo, capitalismo e economia neoliberais.

Por isso, a obra saramaguiana constitui um ponto de partida ímpar para avaliarmos criticamente a nossa sociedade globalizada, as culturas e as estruturas económico-políticas do Ocidente, marcadas por crises que exigem a nossa reflexão e participação ativa. No ano em que se celebra o centenário do nascimento de José Saramago, a I Cátedra Internacional José Saramago (CJS) da Universidade de Vigo pretende transformar a sua VII Conferência num evento especialmente amplo e com uma projeção internacional e mediática ainda maior do que em edições anteriores. Queremos trazer à Galiza o maior número possível de representantes da Jangada - Rede Internacional de Cátedras, Centros de Investigação e Associações, mas também investigadoras/es, estudantes e outro público interessado.

O tema da VII Conferência parte do livro Saramago's Philosophical Heritage (2018), editado pelos filósofos e professores do Paris Institute for Critical Thinking (PICT), Carlo Salzani (University of Veterinary Medicine Vienna) e Kristof Vanhoutte (University of the Free State, Bloemfontein), que coorganizam o evento.

Como primeiro eixo temático, explorar-se-á a profunda pertinência contemporânea do legado filosófico deixado por José Saramago, incluindo questões relacionadas com os animais, a empatia e o antropomorfismo. Completam este eixo, entre outros, os objetivos sociopolíticos da rede JANGADA de cátedras, institutos e associações, a partir dos princípios ético-morais consagrados na Carta Universal dos Deveres e Obrigações dos Seres Humanos. Inspirada no discurso que Saramago pronunciou no dia 10 de dezembro de 1998 em Estocolmo, quando recebeu o Prémio Nobel de Literatura, a Carta foi elaborada na Universidade Nacional Autónoma do México (UNAM), por uma comissão de especialistas internacionais e submetida à ONU em 2018. Deste modo, esta Carta e o debate internacional sobre os seus temas constituirão o segundo eixo temático desta Conferência.

O terceiro eixo temático incidirá sobre a relação entre o poético e o político em José Saramago, em estreito diálogo com o projeto “Contemporary Poetry and Politics: Social Conflicts and Poetic Dialogisms”, dirigido pela CJS. Um quarto eixo temático será dedicado às reflexões sobre a situação atual e o futuro da cultura e língua galegas, a partir das coordenadas e reivindicações que nos oferece o pensamento saramaguiano. Tal como tem sido tradição, o mote continua a ser aquele que nos tem inspirado desde a primeira edição das nossas conferências:

“O ser humano não deve contentar-se com o papel do observador.

Tem responsabilidade perante o mundo, tem de actuar, intervir”

(José Saramago, 1987)