Infeção por VIH entre homens que fazem sexo com homens (HSH): fatores de risco e novas trajetórias de seropositividade - Conferência Final do Projeto

A Direção-Geral de Saúde (DGS), o Instituto de Sociologia (IS) da Universidade do Porto e o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES) – IUL realizaram um estudo sobre o recrudescimento da infeção por VIH entre homens que fazem sexo com homens (HSH), com o objetivo geral de conhecer os determinantes e os fatores de risco da infeção neste grupo populacional. Foi aplicado um inquérito por questionário aos utentes que são acompanhados pelos serviços de consulta/tratamento de 14 dos maiores hospitais de diferentes regiões do país, num total de 671 indivíduos.

Os resultados apontam pistas para a discussão alargada sobre a manutenção de práticas sexuais de risco para a transmissão do VIH, ao mesmo tempo que ilustram a emergência de novas modalidades de auto e hétero proteção face à mesma. Adicionalmente, este estudo permite refletir sobre dimensões estruturantes dos comportamentos dos indivíduos na sua relação com a infeção a partir da análise das suas atitudes, expectativas e representações sociais.