A teoria dos 4 temperamentos vem estudar o comportamento do ser individual a partir de sua personalidade e o que a define.
Ao que nós reconhecemos hoje como sendo defeitos de personalidade de indivíduos antigamente definiam como anomalias, que derivavam de uma intervenção de Deuses. Mas Hipócrates que é considerado por muitos o “pai da medicina” oponha-se ao sobrenaturalismo, defendendo uma orientação biológica para a origem dessas anomalias.
Hipócrates viveu entre (460 a 37o A.C.) e foi a partir dele que a medicina passou a preocupar-se com psiquiatria. Os estudos de Hipócrates sobre os acontecimentos psicopatológicos tinham tanta exatidão que até hoje muitos deles permanecem válidos. As observações de Hipócrates às anomalias de personalidade são hoje usadas no estudo de personalidade normal.
Existem aproximadamente 12 teorias sobre personalidades e comportamentos. Contudo, a dos 4 temperamentos é mais antiga e a mais aceita, principalmente pelos cristãos; pois não vai contra os Mandamentos da Lei de Deus e nos faz compreender melhor a vida dos Profetas e Santos da história da Igreja que seguiram um caminho de perfeição.
Para entendermos melhor quantos e quais são os temperamentos colocarei uma tabela que definirá bem o que vamos abordar:
Fonte: Google imagens
Como já sabemos as personalidades se ramificam em quatro que são: sanguíneo, colérico, melancólico e fleumático.
Há quem defina-se com qualidades e defeitos de um, dois, três ou até mesmo dos quatro temperamentos, um misto de sentimentos; no entanto há um que será mais expressivo e dominante que indicará qual sua personalidade.
OS TEMPERAMENTOS E A FÉ CRISTÃ
Esta teoria pode nos ajudar no caminho que Jesus nos propôs e que é o da PERFEIÇÃO: "Portanto, sede perfeitos, assim como vosso Pai celeste é perfeito." Mt 5:48. No entanto se não fizermos caso de seu conhecimento seria melhor que nem tivéssemos lido a respeito ou pelo menos entendido, isso nos faz verdadeiros hipócritas segundo as VERDADES TEOLOGAIS.
Como não existe uma pessoa totalmente com um temperamento só, você pode se ver em outros temperamentos. Mas o principal é definir o temperamento predominante, exemplo: A pessoa é melancólica 60% , fleumática 30% e sanguínea 10%, isto quer dizer que predomina o temperamento melancólico, mas nem todas as qualidades e defeitos ela deve ter além do mais quando somos de Jesus e pedimos que o Espírito Santo venha sobre nós, nossos temperamentos acabam sendo transformados e muitos defeitos não são mais percebidos.
Por isso a importância de sabermos qual nosso temperamento como se define o nosso caráter para rezarmos sem cessar pelos nossos defeitos e qualidades suplicando a Graça Santificante do Espírito de Deus pedindo transformação dos defeitos e aprimoramento das qualidades tudo para maior e honra e glória de Deus.
Existem estudos um tanto quanto exóticos, intrínseco da psicologia que vai definir também o nosso temperamento pela nossa nutrição tais quais:
ALIMENTO PREFERIDO É AQUELE QUE VOCÊ QUER COMER MAIS, MESMO QUANDO SABE QUE JÁ COMEU O SUFICIENTE; OU AQUELE PELO QUAL SUSPIRA, QUANDO ESTÁ ESTRESSADO OU SEM TEMPO PARA COMER DIREITO, EMBORA SAIBA QUE UMA PEQUENA REFEIÇÃO COMPOSTA DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS SERIA BEM MELHOR. ESSES ALIMENTOS QUE PREFERE E PELOS QUAIS SE SENTE DESEJO ALIMENTAM SEU HUMOR DOMINANTE, E ASSIM PODEM PREJUDICAR SEU EQUILÍBRIO, SE VOCÊ ABUSAR DELES QUANDO NÃO PUDER CONTRABALANÇÁ-LOS COM OUTROS ALIMENTOS CALÓRICOS E COM POUCO VALOR NUTRITIVO QUE CONHECEMOS HOJE APELAM PARA UM OU MAIS HUMORES.
COLÉRICO:
– SAL E CARNE
– SABOR SALGADO E DE CARNE
– TEXTURA FIRME E SECA
– AMENDOIM SALGADO, BISCOITOS, SALGADOS, BATATA FRITA
– REFEIÇÕES INSTANTÂNEAS, COM CARNE, AQUECIDAS NO FORNO
– BIFES, HAMBÚRGUERES
– BEBIDAS DESTILADAS
– COME DEPRESSA – NÃO FAZ QUESTÃO DE SOBREMESA
SANGUÍNEO:
– CREMES E ESPECIARIAS
– SABOR DE CREME E DE CONDIMENTOS
– TEXTURAS CREMOSAS E CROCANTES
– CANELA, CRAVO, PIMENTA-DO-REINO, CHOCOLATE
– MANTEIGA, CREME DE LEITE, IOGURTE
– MOLUSCOS
– APERITIVOS E BATIDAS
– COME DEVAGAR
– TORTAS COMO SOBREMESA
MELANCÓLICO
– BEBIDAS GASOSAS E CAFEÍNA
– SABOR DOCE E ACHOCOLATADO
– TEXTURAS MASTIGÁVEIS E MACIAS
– MASSAS, PÃES, BOLINHOS
– CEREAIS, BISCOITOS, BALAS
– CAFÉ E LEITE ACHOCOLATADO
– VINHO E CERVEJA
– COME DEPRESSA
– BOLO E SORVETE COMO SOBREMESA
FLEUMÁTICO
– FRUTAS E LEITES
– SABOR PENETRANTE E LÁCTEO
– TEXTURA SIMPLES
– FRUTOS SILVESTRES
– LEITE, IOGURTE, QUEIJOS SUAVES, REQUEIJÃO
– BISCOITOS
– TOMA POUCO ÁLCOOL
– COME DEVAGAR
– SORVETE, FRUTAS OU BISCOITOS COMO SOBREMESA
Quando falamos de temperamento sanguíneo nos vem logo a cabeça a impressão de que são vívidos, agitados ou exemplificado os que "o sangue ferve". É um temperamento arraigado de entusiasmo, companheirismo, credulidade, simpatia. Trás em si pensamentos que elevam a alma e por isso crer mesmo diante das tempestades da vida e que abalam nossa Fé.
Diante de tantas qualidades trás também todos os defeitos que os fazem ser todo desculpas em meio as suas atitudes defeituosas...
Umas das características que o faz suplicar as MISERICÓRDIAS DE DEUS E DOS SEUS IRMÃOS é o egoísmo e a pulsilânime ou falta de ânimo, de encorajamento.
Percebemos um personagem bíblico muito parecido com esse temperamento sanguíneo o Apóstolo Pedro, a PEDRA DA IGREJA, o primeiro PAPA. Foi o que falava aberta e prontamente, o que tomava as decisões pelo grupo do apostolado e tão eufórico. Amava profundamente ao Senhor, foi seu companheiro em muitos milagres e em todos os momentos, contudo na sua falta de ânimo e encorajamento nega ao seu Senhor, três dolorosas vezes antes do canto do galo, a uma empregada pelo tanto juramento que daria sua vida por Jesus. Entretanto, como todo sanguíneo na sua atitude de pedir perdão e de arrependimento volta atrás e numa atitude corajosa chefia toda a Igreja de Cristo.
Na área profissional são bons instrutores, oradores, professores ...
Dicas de serviço a Deus: com o seu dom de comunicação use-o para pregar a Palavra e a Boa Nova que Cristo Ressuscitou. Aleluia!
É um temperamento ardente, vivaz, ativo, prático e voluntarioso. Por ser decidido e teimoso, torna-se auto-suficiente e muito independente. Por ser ativo, estimula os que estão ao seu redor, não cede sobre pressões. Possui uma firmeza no que faz, o que o faz frequentemente obter sucesso. Não é dado as emoções, por ser pouco analista, não vê as armadilhas na sua trajetória. Muitos líderes mundiais e grandes generais foram coléricos.
Forças: É otimista, enérgico, prático, líder, audacioso, autodisciplinado e auto determinado, não tem medo de situações difíceis nem de grandes desafios, estes o estimulam ainda mais, é alguém de objetivos e por isso a dificuldade não o esmorece…
Fraquezas: Ira, impetuosidade, auto-suficiência, é vingativo e amargo, por isso tem tendência ter úlcera antes dos 40 anos, muitas vezes falará coisas cruéis, sarcásticas e mordazes (ofensas grosseiras e refinadas), embora seja de fato capaz, sua arrogância tende causar antipatia nos outros temperamentos…
Problemas causados: Torna-se exigente com os seus, é uma pessoa de muitos argumentos, impiedoso nas decisões, ausência de bondade, cria padrões difíceis de serem alcançados, utiliza-se das situações.
Na bíblia, temos um grande colérico, Paulo: A principal qualidade do colérico é a força de vontade, que faz dele uma pessoal enérgica, eficiente, resoluta, e um líder cheio de audácia e otimismo. Paulo foi um portador desse temperamento notável, o livro de Atos e suas cartas no-lo revelam. Apesar deste caráter ativo, prático, dinâmico e corajoso, Paulo antes de conhecer a Jesus e receber o Espírito Santo, demonstrou-se um homem cruel, zangado, hostil e amargurado.
Profissionalmente: São sempre bons gerentes, planejadores, produtores ou ditadores.
Dicas para servir a Deus: Se você é colérico use toda sua audácia, coragem e eficiência, como Paulo, para falar em qualquer tempo e em qualquer lugar, sobre o Jesus crucificado, mas ressurrecto.
É um temperamento analítico, abnegado, bem dotado e perfeccionista. Isto o faz admirar as belas artes. É introvertido por natureza. Mas as vezes é levado por seu ânimo a ser extrovertido. Outras vezes enclausura-se como caramujo, chegando a ser hostil. É amigo fiel, mas não faz amigo facilmente, por ser desconfiado. Tem habilidade de analisar os perigos que o envolve. Força-se a sofrer e sempre escolhe uma vocação difícil, que envolva grande sacrifício pessoal. Muitos dos grandes gênios do mundo, artistas, músicos, inventores, filósofos, educadores e teóricos, eram melancólicos. Podemos ver estas características em personagens bíblicos de projeção como, Moisés, Elias, Salomão, o apóstolo João e muitos outros.
Vejamos suas forças e fraquezas:
Forças: Habilidoso, delicado, leal, idealista e minuncioso…
Fraquezas: Egoísta, amuado, pessimista, confuso, antissocial e vingativo…
Problemas causados: Espera muito das pessoas, em troca do que faz. Intromete-se onde não deve, gasta tempo com o que não deve, atrapalhando seu serviço, tem aversão as pessoas que tem ponto de vista diferente, entra em atrito com as pessoas que se opõe ao seu caminhar.
Na Bíblia vemos como melancólico Moisés: Muitos personagens da Bíblia demonstraram possuí-lo, mas o mais destacado foi Moisés; ele era talentoso At.7:22; abnegado, Hb.11:23-27; perfeccionista (Deus usou essa qualidade para lhe dar os detalhes da Lei, da justiça divina e do Tabernáculo); leal (os livros da Lei, revelam isso) e extremamente dedicado, Ex.32:31-32. Mas sofria de um complexo de inferioridade que trazia à tona todas as fraquezas do melancólico, Ex. 3:11-13; Ex. 4:1,3,10,13. Muitas vezes se deixava dominar pela ira, Nm.20:9-12 e pela depressão, Nm.11:11-15.
Profissionalmente: Podem ser artistas, músicos, inventores, filósofos e educadores.
Dicas para servir a Deus: Se você é melancólico, use toda sua sensibilidade, habilidade e dedicação ao Reino de Deus e evangelize pelas artes.
O fleumático, geralmente é calmo, frio, equilibrado e por isso a vida para ele é feliz e descompromissada; raramente explode em risos ou em raiva, conseguem fazer os outros rirem, mas ele mesmo não solta um sorriso sequer; sempre diz: “alguém devia fazer alguma coisa”, mas ele não faz. Porém é habilidoso para promover paz e conciliação.
E é claro que traz suas forças e fraquezas:
Forças: É calmo, tranquilo, cumpridor dos deveres, líder, imperturbável, para ele é fácil ouvir os outros em seus problemas, o que é difícil para o sanguíneo e colérico, trabalha bem sob pressão, por isso cumpre suas obrigações e gosta de cumprir horários.
Fraquezas: É um tipo de pessoa calculista, desmotivada. É muito pretensiosa, desconfiada, e isto a afasta dos outros. É pessoa indecisa nas suas decisões e temerosa. Esse tipo de pessoa é muito castigada pelo seu egoísmo.
Problemas causados: Através das suas piadas não se esforça para realizar suas tarefas em ritmo satisfatório.
Na Bíblia temos Abraão como fleumático: Todas as qualidades do fleumático estavam presentes na vida do fiel Abraão. Ele era pacífico, prático e bem humorado, Gn.13:8-9; leal, calmo e eficiente, Gn.14:14-16; cumpridor de seus deveres, Gn.14:20; conservador em seus princípios, Gn.14:22-24. Deus o provou em todas as suas promessas, mas ele permaneceu firme na fé. Dele disse Deus: “Eu o tenho conhecido”, Gn.18:19. Todavia, ele apresentava também os defeitos desse tipo de temperamento. Com o crescimento da sua vida espiritual e submissão a Deus, assumiu suas posições e foi liberto da incredulidade, Hb.11:8-9; do medo, Hb.11 :17 e fortalecido na fé, Gn.22:8. Apesar de seu temperamento, o seu direcionamento à Deus, o fez um dos maiores homens que já viveu.
Profissionalmente: Podem ser bons diplomatas, administradores, professores e técnicos.
Dicas para servir a Deus: Se você é fleumático, use seu amor, sua maneira carinhosa de ser, para mostrar ao mundo que vive no ódio e no desamor, o amor Daquele que deu o Seu único Filho por nós e que nos amou primeiro.