Opiniões sobre o livro
Este livro representa uma quebra de paradigmas no modo como entendemos o voto dos eleitores pobres no Brasil. Trata-se de uma obra fundamental para acadêmicos, jornalistas, políticos e todos aqueles engajados na luta pela redução das desigualdades no país.
David Lehmann, Cientista Social, Professor Emérito da Universidade de Cambridge, Reino Unido.
Victor Araújo combina neste livro uma pesquisa cientifica de ponta com uma linguagem acessível a todos. Trata-se de um incrível trabalho sobre política contemporânea no Brasil que descreve os impactos políticos da transição de um país majoritariamente católico para um país evangélico.
Andreza Aruska de Souza Santos, Antropóloga, Diretora do Brazilian Studies Programme na Universidade de Oxford.
Utilizando uma linguagem clara e acessível, Victor Araújo demonstra que, para um tipo particular de eleitor, o evangélico pentecostal, a realidade econômica concreta importa menos nas suas escolhas eleitorais. Desafiando algumas ideias de senso comum, o trabalho deste jovem e promissor pesquisador mostra que os eleitores evangélicos pentecostais são alérgicos às candidaturas de políticos e partidos de esquerda.
Andréa Freitas, Professora do Departamento de Ciência Política do IFCH-UNICAMP.
Como vota o grupo religioso que mais cresce entre os pobres brasileiros, os evangélicos pentecostais? A Religião Distrai os Pobres é a introdução mais clara, concisa e equilibrada ao tema que conheço. O livro escrito por Victor Araújo é uma leitura obrigatória.
Fernando Limongi, Cientista Político, Professor da Universidade de São Paulo (USP) e da Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV EESP).
Por que eleitores pobres votam em partidos contrários à redistribuição de renda? Neste excelente livro, Victor Araújo articula três áreas clássicas das ciências sociais (estudos de religião, desigualdade e comportamento político) para solucionar esse quebra-cabeças.
Rogério Barbosa, Sociólogo, Professor do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP-UERJ).
Senso comum: “É a economia que define o resultado eleitoral”; “Combater a desigualdade é mais importante que prezar pelos bons costumes”; “A esquerda sempre terá o voto dos pobres.” Desafiando o óbvio, esse livro responde: Não, nem sempre e quase nunca.
Jerônimo O. Muniz, Demógrafo, Professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O pleito de 2018 fez o cientista político Victor Araújo dar um cavalo de pau em sua pesquisa de doutorado. A um ano de entregar sua tese, ele mudou o tema para examinar o que acontecerá quando evangélicos forem um grupo majoritário no Brasil. O resultado desse estudo está no livro "A Religião Distrai os Pobres?".
Juliano Spyer, Antropólogo, pesquisador do Cecons/UFRJ, autor de Povo de Deus (Geração 2020) e criador do Observatório Evangélico.