possui graduação em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1971), mestrado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1976) e doutorado em Ciências - Universite de Paris XI (Paris-Sud) (1986). Atualmente é professora aposentada da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada, atuando principalmente nos seguintes temas: biossorção, metais, propriedades magnéticas e opticas da matéria. Trabalhou como professora e pesquisadora voluntária no Departamento de Física da UFMG, no Centro de Microscopia da UFMG, no Institute of Biosciences da Universidade de Birmingham (UK), no museu Exploratorium de San Francisco (EUA) , no American Museum of Natural History (Nova Iorque, EUA) e no Edison Tech Center (Schenectady, EUA). Interessa-se também pelo ensino de Física, tendo publicado livros dedicados a professores e alunos do Ensino Médio.
Professora Adjunta da Universidade Federal de São João del-Rei - Campus Alto Paraopeba. Possui graduação em Ciências - Licenciatura Plena em Física pela UFSJ - Brasil (1999), mestrado (2002) e doutorado (2008) em Física (área de concentração: Astrofísica) pela UFMG - Brasil. Tem experiência na área de Astrofísica Estelar no que tange na compreensão da estrutura, formação e evolução estelar, atuando principalmente nos processos de desembaraçamento espectral (Spectra Disentangling) de sistemas estelares múltiplos. Representante brasileira da ONG internacional Greenlight for Girls (sediada em Bruxelas, Bélgica), que tem como objetivo promover e incentivar jovens meninas dos 11 aos 18 anos a seguirem carreira nas áreas Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática.
Natalia Rezende Landin
UFV
Física
possui graduação em Fisica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999), mestrado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e doutorado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Tem experiência na área de Astronomia, com ênfase em Astrofísica Estelar, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de modelos de estrutura e evolucao estelar, evolucao de estrelas na fase pre-sequencia principal, interpretacao de dados obsservacionais a luz de tais models. Atualmente atua como professora adjunta de física (dedicação exclusiva) na Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal.
Sarah Thomas
G4G
Sarah is the Education Chair and is one of the g4g Board Members. Sarah is based in New Bedford, Massachusetts, USA and oversees the strategy, vision and activities in the Americas. Sarah is a University Professor.
.
Érica Gravina
Consultora em caracterização mineralógica
Bacharel em Química pela Universidade de Brasília, mestre em Geociências (Mineralogia e Petrologia) pela mesma universidade, doutora em Ciência Química (Físico-Química - Cristalografia) pela Universidade Federal de Minas Gerais e pós-doutorado em Caracterização de Materiais pelo INMETRO. Trabalhei como pesquisadora no INMETRO com caracterização de argilas nanoestruturadas com o intuito de se obter material de referência. As técnicas utilizadas como principais foram espectrometria por fluorescência de raios X, difração de raios X, microscopia eletrônica de varredura, BET, espectroscopia infravermelho. Durante o período de trabalho no Centro de Inovação e Tecnologia SENAI FIEMG (Instituto SENAI de Inovação em Processamento Mineral) era responsável pelo Laboratório de Controle de Processos e Caracterização Física. As técnicas de análise para caracterização de minerais, minérios e rejeitos eram principalmente granulometria por peneiramento, por laser e elutriação, determinação de densidade por picnometria convencional e a hélio, BET, difração de raios X e espectrometria por fluorescência de raios X
.