V ERMAC

Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional

Maceió-AL, 25 a 27 de Julho de 2018

vermac.maceio@gmail.com

Certificados de Apresentação


Os certificados de apresentação do V ERMAC estão listados abaixo.

Baixe aqui a Programação completa!

Apresentação


O ERMAC tem como principal objetivo promover pesquisa e ensino de qualidade em Matemática Aplicada e Computacional nas diferentes regiões do Brasil. O ERMAC objetiva também a divulgação da Matemática Aplicada e Computacional a um público amplo, a formação de capital humano na área da Matemática Aplicada e Computacional e a integração, trocas de experiências e intercâmbio acadêmico e cientı́fico entre professores e pesquisadores atuantes no Paı́s. Em resumo, o ERMAC é um evento cujo foco é a divulgação da Matemática Aplicada e Computacional para um grande público: professores, estudantes e pesquisadores das grandes áreas das ciências exatas e das engenharias.

O V Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional - BA-AL-SE pretende atingir as seguintes metas:

1. Fortalecimento da SBMAC na regional, não somente pela divulgação da sociedade, como também pela busca por novos sócios.

2. Congregação de estudantes e profissionais com interesse em Matemática Aplicada e Computacional.

3. Desenvolvimento da Matemática Aplicada e Computacional na região nordeste, através do incentivo e estı́mulo para se realizar atividades de ensino (em todos os nı́veis), pesquisa e extensão.

4. Elaboração de programas e ações conjuntas com instituições de ensino e pesquisa na regional.

5. Integração entre pesquisadores e profissionais das várias áreas da tecnologia, saúde e ciência que utilizem a matemática como ferramenta de descrição de suas atividades.

6. Divulgação das atividades de ensino, pesquisa e extensão, relacionadas à área do congresso, que estão sendo desenvolvido na região nordeste.

Local do evento

Universidade Federal de Alagoas

Instituto de Matemática

Campus Maceió


Histórico do Evento


A Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) é uma sociedade civil aberta de caráter não lucrativo, de duração indeterminada, com número ilimitado de sócios e com objetivos voltados para as áreas de Matemática Aplicada e Computacional (http://www.sbmac.org.br). A SBMAC reúne pesquisadores de diversas áreas com interesse no desenvolvimento de modelos matemáticos e métodos computacionais para a solução de problemas oriundos das Engenharias e Ciências Exatas e Aplicadas. Suas reuniões oferecem uma oportunidade para que estes profissionais possam trocar experiências e estabelecer novas parcerias. O evento mais importante realizado pela SBMAC é o Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional (CNMAC), que ocorre desde 1978, sendo antes anual, passando a ser bienal a partir de 2010.

É o mais importante evento em Matemática Aplicada do Brasil(CNMAC), reunindo mais de 05 centenas de participantes todos os anos, entre alunos de graduação, pós-graduação, docentes e pesquisadores de Universidades e Centros de Pesquisa (do Brasil e do exterior), professores dos ensinos fundamental e médio e profissionais que trabalham na área.

Os Congressos de Matemática Aplicada e Computacional (CMAC) e Encontros Regionais de Matemática Aplicada e Computacional (ERMAC) são eventos derivados do CNMAC e que, também, são apoiados pela SBMAC. A organização de tais congressos conta com a colaboração dos coordenadores das regionais que dão suporte à SBMAC. Em 2011 Foi realizado o I CMAC, em UBERLANDIA-MG, sendo denominado I CMAC-SE e em 2012 foi realizado o I CMAC-NE na cidade de Natal-RN.

No contexto regional (BA-AL-SE) foram realizados quatro ERMACs (Encontro Regional de Matemática Aplicada Computacional), um em Aracajú em 2002, o segundo em 2011 em Vitória da Conquista-BA, o terceiro em Ilhéus em 2013 na UESC, ambos com apoio da FAPESB e o quarto em 2015 na UFS em Aracajú. Em 2012 foi realizado o I Workshop de Matemática Aplicada e Computacional BA-AL-SE na Universidade Estadual de Santa Cruz (Ilhéus-BA). Em 2016 foi realizado o I Workshop em Matemática da UFAL no Campus de Arapiraca, com apoio da SBMAC, onde foram traçados rumos e firmadas parcerias para o V ERMAC BA-AL-SE.

A Regional 04 da SBMAC deseja um excelente ERMAC a todos!