Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
Graduação em Psicologia(1984) pelo IPUSP. Fez mestrado e doutorado em Psicologia Social na mesma Universidade. Trabalhou como psicóloga no Serviço de Psicologia Escolar do IPUSP de 1986 a 2000. Foi contratada como docente do Departamento da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade do IPUSP em 2010, leciona na pós graduação desde 2012, coordena o Serviço de Psicologia Escolar desde 2014 e prestou o concurso de Livre Docência em 2021, quando se tornou professora associada da USP. É membro do Grupo de Trabalho (GT) Subjetividade Contemporânea da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP) desde 2014, sendo coordenadora deste GT desde 2019. Pesquisadora do diretório do CNPQ Análise Institucional e Saúde Pública (UNICAMP) desde 2018. Desenvolve trabalhos e pesquisas nas seguintes áreas e/ou temas: Psicologia Escolar, Relação Saúde e Educação, Formação, Educação inclusiva, Pesquisa-Intervenção, Práticas em Análise Institucional.
Instituto de Psicologia da USP / LIEPPE
Psicóloga e Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo –IPUSP, onde coordena o Serviço de Orientação à Queixa Escolar, do Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar –LIEPPE. Organizadora das coletâneas Orientação à Queixa Escolar, Medicalização de Crianças e Adolescentes, e autora do livro Histórias de Educação, além de artigos e capítulos de livros de Psicologia na interface com a Educação. Organizadora do Portal da Orientação à Queixa Escolar (https://orientacaoaqueixaescolar.ip.usp.br). Participante do Grupo Interinstitucional Queixa Escolar – GIQE - e da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional – ABRAPEE. Participa do Centro Excursionista Universitário – CEU, de atividades esportivas e de lazer em ambientes naturais e é colaboradora do coletivo Muda Mooca, de plantadores de árvores urbanas.
Universidade de São Paulo
Doutora em Psicologia no Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2011), Mestre em Psicologia no Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1999) e graduada em Psicologia no Instituto Unificado Paulista (1977). Foi docente do Curso de Pós-graduação em Psicopedagogia na Educação na Universidade Paulista. Experiência na área de Psicologia, Psicomotricidade e Psicopedagogia, pesquisando principalmente os temas: desenvolvimento humano, psicoterapia de crianças, adolescentes e adultos no mundo contemporâneo. Interesse na formação de profissionais nas áreas de psicologia e educação.
Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE/UNICAMP)
Pós-Doutoranda pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE/UNICAMP), com doutorado pelo Programa de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP/USP) e mestrado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Seus estudos concentram-se na compreensão da participação política do público infantojuvenil em diversos setores da sociedade, com ênfase nas inter-relações entre sujeito, instituição e sociedade, bem como nas temáticas de identidade, sociologia da infância, interseccionalidade, gênero e sexualidade, fundamentadas nas teorias pós-estruturalistas e queer. Atualmente, sua pesquisa volta-se para os corpos socialmente segregados na pós-graduação. Com uma experiência docente no ensino superior de aproximadamente 10 anos, também acumula 12 anos de atuação na área da educação formal e não formal, com diversas experiências no meio acadêmico e social. Comprometida com a defesa e garantia dos direitos humanos, especialmente os direitos de crianças e adolescentes, é uma ativista engajada nessa causa. Seu perfil acadêmico pode ser acessado em Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5123-0509.
Roda Terapêutica das Pretas e Conselho Regional de Psicologia de São Paulo
Fabiana Macena Luiz, 36 anos, mulher cis heterossexual, preta e feminista. Bacharel em psicologia pela Universidade IX de Julho. Extensão em TCC, com dependentes químicos. Colaboradora da coletiva Roda Terapêutica das pretas. Atua como psicóloga clínica orientada pela linha teórica sócio histórica/histórico cultural, com maior público concentrado entre mulheres negras e/ou pessoas LGBTQIA+. Supervisora clínica na mesma abordagem supracitada. Especialista em Clínica da Sexualidade e Gênero, segundo a perspectiva da Psicologia Sócio-Histórica pela PUC-SP. Conselheira na atual gestão do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, inserida nas comissões: Comissão Gestora Metropolitana e Comissão de Direitos Humanos.
Federação Nacional dos Psicólogos (FENAPSI) e Fórum das Entidades da Psicologia Brasileira (FENPB)
Psicóloga na Secretaria de Administração Penitenciária na Coordenadoria de Saúde e no Núcleo de Observação Criminológica. Docente da Escola de Administração Penitenciaria nas disciplinas: Relações Interpessoais, Saúde do Trabalhador e Qualidade de Vida, Criminologia e Valorização Humana e Ética. Presidente da FENAPSI - Federação Nacional dos Psicólogos e Secretária Executiva do FENPB- Fórum das Entidades da Psicologia Brasileira. Membro do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde e do Conselho Penitenciário do Estado de São Paulo indicada pelo Conselho Regional de Psicologia.
Líder de Estratégia para Juventude na América Latina da Ashoka
Socióloga, com mestrado e doutorado pela Universidade de São Paulo, fez pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Vice-presidente para a Juventude da Ashoka América Latina e membro do Conselho Municipal de Educação de São Paulo. Foi assessora especial do Ministério da Educação (2015). É autora de "República de Crianças: sobre experiências escolares de resistência" (Mercado de Letras, 2010), organizadora da coleção "Territórios Educativos: experiências em diálogo com o Bairro-escola" (Moderna, 2014), entre outros livros e artigos publicados no Brasil e no exterior na área de Sociologia, com ênfase em Direitos Humanos, democracia e educação.
Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e Universidade Anhembi Morumbi
Psicólogo clínico e educacional, com foco em atendimentos a crianças e adolescentes com queixas escolares. Professor universitário e supervisor de estágios no curso de Graduação em Psicologia da Universidade Anhembi Morumbi. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP), mestre em Educação: Psicologia da Educação pela pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2016) e graduação em Psicologia (PUC-SP). Egresso do curso de aperfeiçoamento em Orientação à Queixa Escolar no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e membro do Grupo Interinstitucional Queixa Escolar (GIQE).
Tomara! Educação e Cultura
Psicólogo e bacharel em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP (2005). Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo IPUSP (2011). Doutor em Psicologia Social pelo IPUSP (2016). Pós-doutorado em Educação pela FEUSP (2019). Foi Conselheiro do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, gestões 2010-2013 e 2013-2016, atuando como Conselheiro-Secretário e Conselheiro Presidente da Comissão de Ética. Tem atuado principalmente nos seguintes temas: Psicologia Social, Psicologia Escolar, família, atuação profissional em Psicologia, modos de subjetivação, políticas públicas, processos de inclusão-exclusão, assistência social, ética profissional.
Instituto Alana
Engenheira Florestal, Mestre em Recursos Florestais com opção em Conservação de Ecossistemas Florestais pela ESALQ, USP. Participei da estruturação e coordenação do Curso Técnico em Unidades de Conservação do SENAC-SP, onde adquiri experiência prática sobre capacitação de equipes para o trabalho em unidades de conservação. Fundei e atuei por 5 anos em uma ONG voltada para a educação ao ar livre (Outward Bound Brasil), aprimorando minha experiência em processos educativos ligados à natureza. Entre 2004 e 2011 atuei junto à Fundação Florestal, primeiro como membro da equipe do Instituto Ekos Brasil, depois como assessora da Diretoria Executiva e finalmente como consultora independente, especialmente na coordenação de Planos de Manejo, incluindo o pioneiro trabalho de elaboração do Plano de Manejo do Parque Estadual da Serra do Mar, considerado um marco no tema no Estado de São Paulo. Participei da coordenação de Planos de Manejo de cinco Parques Estaduais, acumulando vasta experiência administrativa e de gestão de projetos multidisciplinares que contam com equipes numerosas, prazos exíguos, fontes financeiras diversificadas e exigem abordagens de planejamento estratégico. Em 2011 participei de um seminário nos Estados Unidos com duração de 20 dias voltado para gestores de unidades de conservação do mundo todo, coordenado em parceria pelo US Forest Service e pelas Universidades de Idaho e Montana. Entre 2012 e 2015 colaborei na elaboração de documentos técnicos para organizações ambientais como WWF-Brasil e TNC. Desde 2008, com o nascimento de minha primeira filha, me interessei pelo tema da relação entre a criança e a natureza e me dediquei a estudar a infância contemporânea e o papel da natureza no desenvolvimento integral das crianças. Em 2012 tive meu segundo filho e em 2015 passei a integrar a equipe do programa Criança e Natureza do Instituto Alana.
Instituto de Psicologia da USP / LIEPPE
Professora Titular da Universidade de São Paulo (2015). Psicóloga pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (1978) e Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Educação da USP (1977). Mestrado, Doutorado e Livre-Docência em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1991, 1996 e 2010, respectivamente). Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (1997-atual) e Coordenadora do Programa de 2006 a 2014. Foi Presidente da Comissão de Pós-Graduação do IPUSP (2011-2014). Professora do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Integração da América Latina da USP/ PROLAM-USP (2011 - atual) e atual Vice-Coordenadora. Coordena o Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar - LIEPPE e é líder dos Grupos de Pesquisa do CNPq "Psicologia e Escolarização: políticas públicas e atividade profissional na perspectiva histórico-crítica" e "Psicologia, Sociedade e Educação na América Latina". Professora do Curso de Graduação em Psicologia da USP. Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (2002-atual). Conselheira do Conselho Federal de Psicologia (2002 a 2004 e de 2010 a 2013) e do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (2005-2007 e 2008 a 2010).Vice-Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia - ANPEPP (2014-2016). Diretora do Instituto de Psicologia da USP (2016-2020). Membro do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade e do Conselho Consultivo da CNTU- Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados. Realizou Estágio Pós-Doutoral na York University, Canadá (2001-2002). Foi Professora Visitante nas seguintes Universidades: York University, Canadá; Instituto Politécnico Nacional, México, Departamento de Investigaciones Educativas do Centro de Investigación y de Estudios Avanzados; Universidade de Bologna, Itália, Faculdade de Psicologia; Universidade do Porto, Portugal, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação e Universidade Autônoma do Perú. É Bolsista Produtividade do CNPq, nível 1C. Coordenadora do Grupo de Trabalho Psicologia e Educação da Sociedade Interamericana de Psicologia - SIP (2017 -2021). Membro da AHILA - Associação de Historiadores Latinoamericanistas Europeus. Membro do GT da ANPEPP - Psicologia e Políticas Públicas (2014 - atual) e da ANPEd Psicologia da Educação (1997- atual). Pesquisadora e docente da área de Psicologia Escolar e Educacional, pesquisando, principalmente, os seguintes temas: políticas públicas em educação, formação e atuação de psicólogos, formação de professores, escolarização, medicalização da educação e da sociedade, direitos da criança e do adolescente; psicologia, sociedade e educação na América Latina. Presidente Anterior da Academia Paulista de Psicologia, ocupando a Cadeira no. 02, Lourenço Filho. ORCID 0000-0002-8297-5674.
Universidade Cruzeiro do Sul
Possui doutorado em Psicologia Social, Núcleo de Psicologia Política e Movimentos Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007), mestrado em Psicologia pela Universidade São Marcos (2002) e graduação em Psicologia pela Universidade Guarulhos (1999). Atualmente é professora e supervisora da Universidade Cruzeiro do Sul e também coordena o serviço-escola - campus Anália Franco, projetos de estágio e o Curso de Pós-graduação em Saúde Mental e Coletiva na perspectiva da clínica Ampliada na mesma universidade. Tem experiência na área de Psicologia Social, supervisão de estágios na área de projetos sociais, e desenvolvimento de projetos interinstitucionais e políticas de extensão universitária. Atua principalmente nos seguintes temas: psicologia social, psicologia política, psicologia institucional, psicologia social comunitária, psicologia social latino-americana.
Conselho Regional de Psicologia de São Paulo
Graduada em Psicologia pela Universidade Paulista (1988), Licenciada em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho, Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Nove de Julho, cursou aperfeiçoamento em "Queixa Escolar" na Universidade de São Paulo, é Mestre em Educação, pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo na área de psicologia e educação Doutora pela UNIFESP no programa de educação e saúde na infância e adolescência. Tem experiência de aproximadamente três décadas na área de Educação, com ênfase em Psicologia Escolar e Educação Especial, com atividades na área Clínica, educacional e Psicopedagógica, aborda principalmente os seguintes temas: deficiência, transtornos do desenvolvimento, inclusão, desenvolvimento e aprendizagem, avaliação das dificuldades no processo de escolarização e a patologização do processos educativos. Docente de ensino superior em cursos de graduação em psicologia e pedagogia , colaboradora de grupos em pesquisa com os temas educação, psicologia escolar e social e deficiência e medicalização. Experiência em direção e coordenação em instituições educacionais e trabalhos em equipe multidisciplinar na saúde e na educação. Prestou consultoria educacional, participando de equipe de avaliação externa e formação de professores no município de Barueri durante 6 anos e atuou como Assessora de NAAPA por 12 meses colaborando para sua implementação no município de São Paulo.