Nota introdutória
Conforme prometi, aqui está o Site, ou melhor, o Sítio que criei para actualizar a minha modesta investigação sobre os "Vazes Capela", de Alvações, que se enquadram nos "Vazes de Carvalho" de Alvações do Corgo, Sta Marta de Penaguião. Aproveito para agradecer aqui publicamente a ajuda prestada pelo Arquitecto Nuno Borges de Araújo, que me enviou "material muito importante" (que utilizei também neste Sítio) das suas investigações genealógicas sobre as famílias de Alvações do Corgo, agradeço também ao ilustre Dr. Rui Moreira de Sá e Guerra que me incentivou a aprofundar esta investigação genealógica, mostrando-me a melhor forma de consultar os "elementos probatórios" no Arquivo Distrital de Vila Real, bem como na elaboração desta apresentação genealógica, aos dois o meu muito obrigado.
Luís Beleza Vaz
(Autor)
Fotografia de Alvações com o Rio Corgo em primeiro plano
(fotografia da autoria do Dr. Rui Sá e Guerra)
Alguns Brasões de Alvações do Corgo
1 2 3
1-Brasão de Armas de António Luís Freire Vaz (Representa os apelidos Carvalhos e Vazes).
2-Brasão de João Pereira Vaz Guedes de Carvalho (Brasão esquartelado com representação dos apelidos Pereira, Vazes e Carvalhos ).
3-Brasão de Armas de Manuel Álvares Guedes Vaz (Representa os apelidos Guedes, Vazes, Costas e Carvalhos).
Alvações do Corgo:
"Há nesta Freguesia quatro Pedras de Armas todas relacionadas com os Guedes Vazes. E embora estes sejam oriundos de Vilarinho de Freires e Alvações do Tanha, aqui se ramificaram e constituíram uma numerosa prole que foi, pode dizer-se. todo o fulcro da Nobreza local."
Correia de Azevedo
In: "Brasões e Casas Brasonadas do Douro", de Correia de Azevedo, Porto 1974 , página 196
Capitão João Pereira Vaz
Alguns dados biográficos e genealógicos do Capitão Vaz
João Pereira Vaz (Capitão do Exército), era filho de JOÃO PEREIRA VAZ CAPELA
(último Administrador do Vínculo de Nª Senhora da Piedade de Alvações do Corgo) e
de Dª LEOPOLDINA ROSA TEMEROSO Pinto de Magalhães. Seu pai, depois da
extinção dos morgadios, em questões de demandas, que injustamente perdeu,
arruinou por completo a sua casa e a de sua mulher e prima. João Pereira Vaz , meu
bisavô, nasceu em Alvações do Tanha, a 22 de Setembro de 1853 e faleceu em
Barcelos em 10-01-1939. Em virtude do que aconteceu a seu pai (último
Administrador do Vínculo de Nª Senhora da Piedade de Alvações do Corgo), saiu cedo da arruinada casa de seus pais, com cerca de dezassete anos, e alistou-se no Exército Português, tendo servido a referida Instituição Castrense, em Lamego, Penafiel e Barcelos onde se reformou após a Implantação da República, no posto de Capitão, já que se recusou a "servir a República", alegando que "tinha jurado fidelidade ao Rei"... como tal foi colocado na situação de "reserva"...
Luís Beleza Vaz
(Autor do Sítio)
...Em 10-1-1939 faleceu na cidade de Barcelos o capitão João Pereira Vaz marido de D. Vitória Sant’Ana da Silva Melo, contava 85 anos e era um monárquico antes quebrar que torcer. ...
in: Jornal Barcellense de 14-1-1939
Pedra de Armas de Manuel Álvares Guedes Vaz passada em 18-11-1815, com a representação dos apelidos dos seus avós, Guedes, Vazes, Costas e Carvalhos
“…estes Vazes vieram da freguesia de Nogueira (Vila Real), vizinha das de Alvações do Corgo (Santa Marta de Penaguião) e Vilarinho dos Freires (Peso da Régua). Descendiam, segundo informação consensual nos vários processos de justificação de nobreza de pelo menos quatro familiares armoriados, de Gonçalo Vaz, o Moço, que foi Escudeiro de Gonçalo Vaz Guedes de Refontoura de Quintela, e estiveram na batalha de Aljubarrota, e serviram nas guerras contra Castela no tempo de D. João I. Pelos muitos e valiosos serviços que prestaram nestas guerras, tiveram o privilégio de "Ajuda Companham", de que gozaram e a que tiveram direito todos os seus descendentes. Gonçalo Vaz, o Moço, foi feito Fidalgo por D. João I, e ocupava o cargo de Meirinho da Correição de Trás-os-Montes, em 1423. …”
Arquitecto Nuno Borges de Araújo
In: Fórum de Genealogia, Geneall.net em “Vazes de Carvalho de Alvações do Corgo
PEREIRA CAPELA
§ 1º
I – DOMINGOS FRANCISCO casou com MARIA JOÃO
Filho:
1 (II) - DOMINGOS FRANCISCO CARVALHO segue.
II (1) -DOMINGOS FRANCISCO CARVALHO. Baptizado em 15 d Junho de 1689. Faleceu em 29.9.1736.
C. em I núpcias c. ANA PEREIRA filha de Domingos Dias e de sua m.er Maria Álvares.
Registo de óbito de Ana Pereira, viúva de Domingos Francisco, 10 de Outubro de 1751
( Livro de Registo de óbitos, Alvações do Corgo, 1716 - 1804)
ANA PEREIRA, nat. de S.to António de Alvações do Corgo. Cas. a 22.04.1714, em Alvações do Corgo, c. DOMINGOS FRANCISCO, nat. de S.to António de Alvações do Corgo. Filho de Domingos Francisco, e de sua mr. Maria João, moradores em S.to António de Alvações do Corgo e falecidos antes de 22.04.1714.
Filhos com Ana Pereira:
1 (III) - ANA, n. a 30.04.1716, em S.to António de Alvações do Corgo, onde foi b. a 06.05.1716, pelo P.e Lourenço Lopes. Foram padrinhos de b. Gaspar de Carvalho, brasileiro, e Maria João.
2 (III) - FAUSTINO, n. a 08.02.1718, foi b. a 15.02.1718 pelo P.e André Ayres Bravo. Foram padrinhos de b. José Gonçalves Pereira e Ana, solt., filha de António Lopes.
3 (III) - MARIA, n. a 09.04.1720, foi b. a 17.04.1720, pelo P.e André Ayres Bravo. Foram padrinhos António Pereira Mascarenhas, da cidade do Porto, e Maria, solt., filha de João Lopes, de Alvações do Corgo.
4 (III) - ANTÓNIO, n. a 12.01.1729, foi b. a 20.01.1729, pelo P.e Francisco Lopes. Foram padrinhos João [...], filho de João Lopes, de Alvações do Corgo, e Jerónima da Silva, mulher de António Pereira Mascarenhas, moradores no lugar da Casaria, freg.ª de S. João de Lobrigos.
5 (III) - MANUEL, n. a 11.03.1731, foi b. a 18.03.1731, pelo P.e Francisco Lopes. Foram padrinhos Manuel de Matos, solt., e Maria, solt., ambos filhos de Frutuoso de Matos, já defunto.
6 (III) - TERESA, n. a 04.03.1732. Em 08.03.1732 foi à igreja onde foi baptizada pelo P.e Manuel Pinto, Cura de Alvações do Corgo. Foram padrinhos Pedro Fernandes, filho de Pedro Fernandes, e Teresa, solt., filha de Manuel Pinto da Mesquita, todos do mesmo lugar e freg.ª de Santo António de Alvações do Corgo.
7 (III) - JOANA, n. a 14.12.1732, foi b. a 22.12.1732, pelo P.e Manuel Pinto.
8 (III) – JOÃO PEREIRA CAPELLA segue.
Registo do Casamento de João Pereira Capela com Maria Vaz de Carvalho( 16-09-1762)
Assinatura de "João Pereira da Capela" em 1752
1º Administrador do Vínculo de Nª Senhora da Piedade
(cota: PRTC0808D_PT-ADVRL-PRQ-PSMP01-002-042_M_00048)
III – JOÃO PEREIRA CAPELA ( 1º Administrador da Capela de Nª Sª da Piedade, em Alvações do Corgo). Faleceu a 22-1-1799 de apoplexia e foi sepultado na Igreja de Santo António de Alvações do Corgo.
Serviu de padrinho em 31-8-1750, no baptismo de Quitéria que nasceu a 23-8-1750, filha de Manuel Pereira de Carvalho e de sua m.er Teresa Moreira, neta paterna de Francisco Pereira de Carvalho e de sua m.er Cecília Pereira, e neta materna de Domingos Gonçalves Pavão e de sua m.er Isabel Moreira, todos de Alvações do Corgo (reg. nº 40 onde vem perfeitamente identificado pela sua filiação).
Casou em 16-9-1762 c. MARIA VAZ DE CARVALHO. Nasceu a 27-3-1728 em Alvações do Corgo,filha de Luís de Carvalho, natural de Alvações do Corgo, e de sua m.er Mariana de Carvalho, natural de S. Pedro de Nogueira, neta paterna de António de Carvalho e de sua mulher Catarina Moreira, de Alvações do Corgo, e materna de Mateus Rodrigues e de Ana Carvalho (em título CARVALHO § 4º N. I). Foi 1º Administrador da Capela de Nª Sª da Piedade
Filhos:
1 (IV) – Padre ANTÓNIO PEREIRA DE CARVALHO CAPELA n. a 2-5-1763 em Alvações do Corgo
2 (IV) - JOÃO VAZ PEREIRA DE CARVALHO CAPELA n.a a 8-9-1765, segue.
3 (IV) – Padre DOMINGOS PEREIRA CAPELA n. a 30-7-1768 em Alvações do Corgo
4 (IV) – ROSA
5 (IV) - ANA MAXIMIANA VAZ DE CARVALHO CAPELA n. a 21-8-1771 em Alvações do Corgo.
C. a 26-11-1801 em Alvações do Corgo c. MANUEL MONTEIRO RIBEIRO BORGES filho de António Ribeiro Monteiro e Teresa Angélica Borges (ver registo nº 16, melhor identificação da estirpe do noivo). Com geração.
Registo do óbito de João Pereira Capella, 1º Administrador da Capela de Nª Sª da Piedade
(22 de Janeiro de 1799) Livro de Registo de óbitos, Alvações do Corgo, 1716 - 1804
Brasão de João Pereira Vaz de Carvalho,
(Cartório de Nobreza ,livro 6, páginas 113, 113 V e 114)
(2º Administrador da Capela de Nª Sª da Piedade)
Assinatura de João Pereira Vaz Capella (como testemunha, em documento de 13 de Outubro de 1830, no registo de casamento de uma irmã da sua mulher Antónia Leopoldina)
(2º Administrador do Vínculo de Nª Sª da Piedade, 2º "Morgado" da Capella de Alvações do Corgo para a Família )
Assinatura de João Pereira Vaz de Carvalho Capela - PT-ADVRL-PRQ-PSMP01-002-043
IV (1) – JOÃO VAZ PEREIRA CAPELA também conhecido por JOÃO PEREIRA VAZ CAPELA, ou ainda JOÃO VAZ PEREIRA DE CARVALHO CAPELA conforme consta do registo de casamento celebrado em Alvações do Corgo a 11-8-1803, de António Pinto com Ana Pereira de Carvalho filha legítima de José Pereira de Carvalho e de Ana Maria desta mesma freguesia, em que ele serviu testemunha, e identificado pelo nome de João Vaz Pereira de Carvalho Capela pelo pároco celebrante António da Cruz Lopes (casamentos de Santo António de Alvações do Corgo de 1782-1808, fls, 36, cota: CT: PT-ADVRL-PSP01/002/043) .
–Nasceu a 8-9-1765 em Alvações do Corgo e baptizado no dia 15.
- Foi-lhe passada Carta de Armas em 1799 (Cartório de Nobreza ,livro 6, páginas 113, 113 V e 114).
C. em I núpcias em Alvações do Corgo, a 8-12-1802, c. MARIA RITA DA GRAÇA filha de José Pereira Guedes e de Constança Joaquina dos Santos, naturais de S. João de Lobrigos (registo nº 18).
C. em II núpcias, no estado de viúvo, a 10-1-1829, em Alvações do Corgo, c. D. ANTÓNIA LEOPOLDINA GUEDES VAZ filha de Manuel Alves Guedes e de D. Maria de Assunção (registo 31), no § 3º N. IV.
Filhos do I casamento (com D. Maria Rita da Graça):
1 (V) – ANA AUGUSTA VAZ CAPELA n. a 7-9-1803 em Alvações do Corgo.
C. a 23-7-1828 c. BERNARDINO DE SENA PINTO CARDOSO filho de Bernardino José de Sena Pinto Cardoso e Ana Matilde Teixeira (A prova desta filiação, com a respectiva cota registral, de Ana Augusta e do seu casamento vai aqui explicitada: A 23 de Julho de 1828 casaram Bernardino de Sena Pinto Cardoso filho legítimo de Bernardino José de Sena Pinto Cardoso e D. Ana Matilde Teixeira da freguesia de S. João de Lobrigos com D. Ana Augusta Vaz Capela filha de João Pereira Capela e D. Maria da Graça desta freguesia. (Casamentos de Alvações do Corgo de 1812-1859, fls. 21 verso, cota: CT:PT-ADVRL-PSMP01/002/004 – ver abaixo o extrato nº 30).
Filhos:
1 (VI) – Camillo, nascido a vinte e dois dias do mês de Dezembro de mil oitocentos e trinta. Foi Baptizado a quatro de Janeiro de 1831.
2 (VI) –Maria (Gracinda?) - nascida a 20 de Janeiro de 1832 (ver Página Digital 48).
3 (VI) –Maria, nascida a 14 de Janeiro de 1834. Batizada aos três dias do mês de Fevereiro do mesmo ano. Faleceu a 2 de Fevereiro de 1837.
4 (VI) - Nuno, nascido a cinco de Novembro de 1835. Foi Baptizado no dia três de Dezembro do mesmo ano.
5 (VI) - Ignacia, nascida a 8 de Março de 1837. Baptizada a 18 do mesmo mês.
6 (VI) - Gracinda, nascida a 5 de Julho de 1839 (ver Página Digital 72) B.1839-08-12 com anotação à margem de “falecida” feita pelo Pároco sem indicar qualquer data.
2 (V) - JOÃO n. a 2-3-1805 em Alvações do Corgo e foi baptizado a 8.
Faleceu em 17-9-1805, conforme consta do averbamento exarado no asssento do baptismo.
3 (V) - GRACINDA Loduvina Pereira Vaz Capela, nasceu em Alvações do Corgo a 02.02.1806.
4 (V) – JOÃO n. a 20-3-1807 e foi baptizado no dia 25, sendo padrinhos o Padre António Pereira Vaz Capela e Vitória Pereira, viúva, ambos desta freguesia de Alvações do Corgo, esta com procuração da própria madrinha D. Ana Máxima Pereira Vaz de Carvalho mulher de Manuel Monteiro Borges de Araújo da freguesia da Várzea do concelho de Gouveia.
Faleceu em 11-9-1811, conforme consta do averbamento exarado no assento do baptismo.
5(V) - JOÃO n. a 6-8-1814 em Alvações do Corgo e foi baptizado pelo pároco José Pereira de Sousa, parafinando Domingos Xavier Lopes da Cruz e D. Ana irmã do mesmo baptizado.
6 (V) – D. MARIA DA GRAÇA c. a 6-3-1833 em Alvações do Corgo, c. ANTÓNIO JOSÉ SOARES filho de Joaquim José Soares e de Ana Bernardina Teixeira (reg. Nº 32)
Filho do II casamento (com D. Antónia Leopoldina Guedes Vaz, aos dez dias do mês de Janeiro de 1829):
6 (V) – JOÃO PEREIRA VAZ CAPELA, nascido em sete de Fevereiro de 1830 em Alvações do Corgo. Segue
7 (V) – José, nasceu a 20 do Mês de Junho de 1831 em Alvações do Corgo (regi.73)
Filho natural de João Pereira Vaz Capela havido em TERESA, solteira, filha de António Pereira de Sousa e de Leonor Rodrigues, naturais de Alvaçõs do Corgo:
1 (V) – CONSTANTINO foi baptizado em 26-8-1793, na Igreja de Nossa Senhora das Neves de Vilarinho dos Freires.
Registo de óbito de João Pereira Vaz Capela, 2º Administrador do Vínculo de Nª Sª da Piedade
(Faleceu a 22 de Março de 1832, com 67 anos)
Carta de Brasão de Armas de Nobreza
Dom João por Graça de Deos Príncipe de Portugal e dos Algarves dAquem e dalém Mar em Africa Senhora da Guinhé e da Conquista Navegação de Comércio da Etiópia, Arábia, Percia e da Índia etc. Como Regente destes Reinos e Senhorios etc. Faço saber aos que esta minha carta de Brazão de Armas de Nobreza e Fidalguia virem que João Pereira Vas de Carvalho do lugar de Alvaçoes do Corgo, termo de Villa Real, me fes petição dizendo que pella sentença de Justificação de sua Nobreza a ella junta proferida e asignada pello meu Dezembargador Corregidor do Cível da Corte e Caza da Suplicação o D.or Victorino da Silva Freire, subscrita por Sipriano António Rodriguez Neves Escrivão do mesmo Juízo e mostrava, que elle he filho legitimo de João Pereira Capella e de sua molher Maria Vas de Carvalho. Neto pela parte Paterna de Domigos Francisco e de sua molher Ana Pereira. Neto materno de Luís de Carvalho e de Mariana de Carvalho. Bisneto de Matias Rodriguez Vas, e de sua molher Anna de Carvalho. Os quais seus Pais, Avós e mais Ascendentes forão pessoas Nobres das Illustres famílias de Pereiras, Vas, e Carvalhos, que neste Reino são Fidalgos de Linhagem, Cotta de Armas e de Sollar conhecido, e como tais se tratarão com Cavalos, Criados, e toda a mais ostentação própria da Nobreza, sem que em tempo algum cometecem crime de [fl.113v] Lesa Magestade Divina ou Humana pello que me pedia elle mesmo suplicante …] que para a Memoria de seus Progenitores se não perder e clareza de sua antiga Nobreza lhe mandace dar minha Carta de Brazão de Armas de Nobreza das ditas famílias para dellas também usar na forma que as trouxerão, e forão concedidas aos ditos seus Progennitores. E vista por mim a dita sua petição e sentença, e constar de tudo o refferido, e que a elle como descendente das mencionadas famílias, lhe pertence usar e gozar de suas Armas segundo o meu Regimento e Ordenação da Armaria lhe mandei passar esta minha Carta de Brazão dellas na forma que aqui vão Brazonada Devizadas, e Illuminadas, com cores e metais, segundo se achão registadas no Livro de Registo das Armas da Nobreza e Fidalguia destes meus Reinos que Portugal Meu Principal Rey de Armas a saber. Hum escudo esquartellado, no primeiro e quarto quartel as Armas dos Pereiras, que são em campo vermelho hua cruzde prata florida, e vazia do campo. No segundo quartel as Armas de Vas, que são em campo sanguinho hum castello de prata assentado, sobre ondas de azul e prata. No terceiro quartel as dos Carvalhos, que são em campo azul hua estrella de ouro de oito raios, no centro quatro cressentes de prata apontados. Elmo de prata aberto, ..ameado de ouro. Paquife dos metais e cores das armas. Timbre dos Pereiras que he hua cruz vermelha, florida, e cheia, outra duas aras de ouro abertas, e por differença hua brica de ouro com hum trifolio verde. O qual Escudo e Armas poderá trazer e usar tão somente o dito João Pereira Vas de Carvalho, assim como as trouxerão e uzarão os ditos Nobres, e antigos Fidalgos, seus Antepassados em tempo dos Senhores Reis meus Antecessores, e com ellas poderá entrar em Batalhas, Campos, Reptos, Escaramuçias exercitar todos os mais actos lícitos da Guerra e da Paz; e assim mesmo as poderá trazer em seus Firmais Anéis Senetes e Devizas, pollas em suas Cazas, Capellas e mais Edeficios e deixallas sobre a sua própria sepultura, e finalmente se poderá servir honrar gozar aproveitar dellas, em todo e por todo como a sua Nobreza convem. Com o que quero e me Praz, que haja elle todas as honras, Privilégios, Liberdades, Graças, e Mercês, Izençois, e Franquezas, que hão e devem haver os Fidalgos e Nobres da antiga Linhagem, e como sempre de todo uzarão e gozarão os ditos seus Antepassados: pello que mando aos meus Dezembargadores, Corrigedores, Provedores, Ouvidores, Juízes, e mais Justiças de meus Reinos, e em especial aos meus Reis de Armas Arautos e Passavantes, e a quais quer outros Offeciais e Pessoas, a quem esta minha Carta for mostrada, e conhecimento della pertencer, que em tudo lhe cumprão, e goardem e fação inteiramente cumprir e goardar como nella se contem sem duvida nem embargo algum que ella lhe seja posto por que assim he minha Mercê. O Príncipe Regente Nosso Senhor mandou por Manoel João Gonçalves Escudeiro Cavalleiro de Sua Caza Reale seu Rei de Armas de Portugal. Bernado José Agostinho de Campos Cavalleiro da Ordem de S. Tiago da Espada e Escrivão da Nobreza destes Reinos e suas Conquistas a fés em Lisboa aos desaseis dias do Mês de Dezembro do Anno do Nascimento de Nosso Senhor Jezus Christo de 1799. E eu e Bernardo José Agostinho de Campos a fiz e sobscrevy // Portugal Rey de Armas Principal // E eu Bernardo José.
ll Cartório da Nobreza, livro 6, pág.113-114
Registo de casamento de João Pereira Vaz Capela viúvo que ficou de D. Maria Rita da Graça,com Antónia Leopoldina Guedes aos dez dias do mês de Janeiro de 1829
Registo Baptismo de João Pereira Vaz Capella, 3º Administrador do Vínculo de Nª Sª da Piedade
(nasceu a 7 de Fevereiro de 1830)
Registo do Casamento de João Pereira Vaz Capella (último Administrador do Vínculo de Nª Sª da Piedade) com Leopoldina Rosa Temeroso (13-08-1845)
V (6) – JOÃO PEREIRA VAZ CAPELA c. a 13-8-1845, em Alvações do Corgo. Casou com D. LEOPOLDINA ROSA TEMEROSO filha de João Pinto de Magalhães, já defunto à data do casamento em 1845, e de sua mulher D. Joana Margarida Temeroso da freguesia de S. Pedro de Nogueira (reg. Nº 36).
Filhos:
1 (VI) – MARIA DAS DORES n. a 7-8-1846 em Alvações do Tanha. Com geração.
2 (VI) – Capitão JOÃO PEREIRA VAZ GUEDES segue.
Dª Maria Dores Pereira Vaz
Capitão João Pereira Vaz
Registo de Baptismo de João Pereira Vaz (nasceu em Alvações do Tanha a 22 de Setembro de 1853)
João Pereira Vaz e sua mulher Victória Sant`Ana da Silva de Melo
Capitão JOÃO PEREIRA VAZ (Jovem)
VI (2) – Capitão JOÃO PEREIRA VAZ n. a 22-9-1853 em Alvações de Tanha e aos 20 de Outubro foi baptizado, padrinhos Anastácio Alexandrino da Lapa, da freguesia de Nogueira, e D. Carolina Augusta, de Alvações do Corgo.
Faleceu a 10-1-1939 na freguesia e concelho de Barcelos e a notícia necrológica foi publicada no semanário O Barcelense de 14-1-1939, pág. 3. Era relevante monárquico antes quebrar que torcer, C. c. D. VITÓRIA SANT’ANA DA SILVA MELO.
Capitão João Pereira Vaz
Henrique Sant`Ana Pereira Vaz, no ano de 1917 ( Serviço Militar)
(filho primogénito do Capitão João Pereira Vaz)
Filhos:
1 (VII) – HENRIQUE SANT’ANA VAZ gerente do Banco Nacional Ultramarino. Casou com D. SAMARINA CARMONA COELHO GONÇALVES. Com geração em Beleza Gonçalves Vaz da Casa de Levandeiras (Barcelinhos, Barcelos) e em Braga com os Malheiros Gonçalves Vaz.
2 (VII) – Dª LEOPOLDINA SANT’ANA PEREIRA VAZ. Sem geração
3 (VII) – CELSO SANT’ANA PEREIRA VAZ casou com Dª ADÉLIA AUGUSTA EÇA DE QUEiRÓZ Vaz. Com geração.
4 (VII) – Dª IDA DO CARMO SANT’ANA PEREIRA VAZ casou com JOSÉ GOMES DE SOUSA, negociante em Barcelinhos e vereador municipal.
Sem geração
5 (VII) – JOÃO SANT’ANA PEREIRA VAZ casou com Dª CARMINDA DA CONCEIÇÃO FERREIRA VAZ. Com geração
6 (VII) – ALMOR SANT’ANA PEREIRA VAZ casou com Dª JOAQUINA OLIVEIRA GONÇALVES VAZ. Com geração.
João Pereira Vaz, sua mulher Victória e seus seis filhos, da direita para a esquerda, João Vaz, Leopoldina, Almor Vaz, Henrique Vaz, Ida e Celso Vaz
Henrique Sant`Ana Pereira Vaz e Samarina Carmona Coelho Gonçalves
...Pelo capitão João Pereira Vaz foi pedida em casamento em Janeiro de 1921, para seu filho Henrique Vaz, amanuense do Banco Ultramarino, Dª Samarina Carmona Coelho Gonçalves filha do falecido comendador Manuel J. C. Gonçalves. ...
in: Jornal Barcellense de de 22-1-1921
O casamento realizou-se na madrugada de 7 de Maio de 1921, na Colegiada de Barcelos, sendo celebrante o reverendo Joaquim Gaiolas. ...
in: Jornal Barcellense de 7-5-1921
Comendador Manuel Joaquim Coelho Gonçalves
( Comendador da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa - faleceu em 1917)
Manuel Joaquim Coelho Gonçalves. Comerciante de ferragens. Comendador. Vereador da Câmara Municipal de Barcelos. Nasceu em 26 de Setembro de 1862 e faleceu no dia 20 de Junho de 1917. Casou em 16 de Fevereiro de 1884, com Ludovina Carmona Salter de Mendonça, filha de José Machado Carmona Salter de Mendonça. Monárquico progressista, foi vereador municipal por diversas vezes. Em Junho de 1905, foi agraciado com a comenda da Ordem de Nossa Senhora de Vila Viçosa. Em 1913, foi dos que mais trabalhou pela vitória da lista camarária, liderada pelo Dr. José Júlio Vieira Ramos. Foi Procurador da Junta Geral do Distrito. Pertenceu a várias mesas administrativas da Santa Casa da Misericórdia, ocupando o cargo de tesoureiro. Prestigiado comerciante de ferragens, foi proprietário da Casa Coelho Gonçalves, na rua Direita. Meu Bisavô.
...Faleceu em Junho de 1917 o comendador Manuel Joaquim Coelho Gonçalves, proprietário e negociante na vila de Barcelos que por várias vezes exerceu o cargo de camarista e de procurador da Junta Geral do Distrito. Era ainda muito novo e de aparência robusta e sadia. Deu-lhe a doença que o havia de vitimar e rapidamente o prostrou. O funeral realizou-se no dia 22, cadáver foi conduzido da sua casa da Rua D. António Barroso para o templo do Bom Jesus da Cruz aonde se realizaram as cerimónias religiosas e daí para o cemitério. ...
in: Jornal Barcellense de 23-6-1917
CASA DA ALDEIA
CASA DO COMENDADOR MANUEL JOAQUIM COELHO GONÇALVES
(Galegos Santa Maria, Barcelos)
VI (1) – MARIA DAS DORES PEREIRA VAZ n. a 7-8-1846 em Alvações do Tanha, casou com Bernardino César Borges de Moraes de Abreu e Sarmento, nascido em Macedo de Cavaleiros, Vale Benfeito em 16.03.1846.
Filhos:
1 (VII) – João José Pereira Vaz Guedes de Moraes de Abreu e Sarmento (nasceu em Macedo de Cavaleiros, Vale Benfeito 23.03.1890) casou com Isolina Augusta Pereira dos Santos, n. em Carrazeda de Ansiães, Castanheiro a 07.10.1892. Com geração.
2 (VII) – Maria Zélia Vaz de Moraes, n. em Macedo de Cavaleiros, Vale Benfeito a 31.07.1886. Casou em 1925 com Carlos Alberto Pereira de Oliveira, n. em Macedo de Cavaleiros, Vale Benfeito em 24.08.1879. Com geração.
João José Pereira Vaz Guedes de Moraes de Abreu e Sarmento e Isolina Augusta Pereira dos Santos
Brasão de João Pereira Vaz de Carvalho, o armigerado de 1799, bordado pela Dª Isolina Augusta Pereira dos Santos, mulher de João José Pereira Vaz Guedes de Moraes de Abreu e Sarmento (filho de Dª Maria Dores Alvares)
João José Pereira Vaz Guedes de Moraes de Abreu e Sarmento
(Aluno da Escola Militar)
João José Pereira Vaz Guedes de Moraes de Abreu e Sarmento em uniforme nº1 de Caçadores 5
(fotografias gentilmente cedidas pelo seu neto, meu primo João José Mascarenhas de Lemos)
João Pereira Vaz, sua mulher Victória e seus seis filhos, da direita para a esquerda, João Vaz, Leopoldina, Almor Vaz, Henrique Vaz, Ida e Celso Vaz
PEREIRA CAPELA
(destroncados)
§ 2º
I – MANUEL PEREIRA
C. c. DELFINA ROSA CAPELA (ver registo nº 34)
Filho:
1 (II) – JOÃO PEREIRA CAPELA c. a 30-10-1836, em Alvações do Corgo, c. MARIA LUDOVINA filha de Francisco Rodrigues Pereira e de Rita da Fonseca (reg. Nº 34).