Triatlo * Ciclismo * Corrida: inscreve-te!
Tó Salgado em 3º Lugar no triatlo distância ironman não-oficial mais místico em Portugal
Porto, 3 Outubro de 2020, António Salgado participa no primeiro momento competitivo pós-confinamento de 2020.
O Spirit of '78 é uma homenagem ao primeiro triatlo ironman realizado no Hawaii em 1978 onde os percursores do que é hoje a meca do Ironman juntaram três eventos locais:
3,8k a nadar "The Waikiki Rothwater Swim"
180km a pedalar "The Around-Oahu Bike Race "
42km a correr da maratona de Honolulu
Na sua 4ª edição, este triatlo de distância ironman não-oficial, arrancou mais uma vez pelas 7h00 do passado dia 3 de Outubro de 2020, onde 38 entusiasmados triatletas se lançaram às águas do Douro para mais uma épica jornada com espírito distinto e onde o objetivo, apesar de cada um dar o seu melhor, é disfrutar da modalidade, paisagens e conviver com os outros amantes da modalidade.
Sendo um evento tributo não poderiam faltar algumas características clássicas como o incentivo à utilização de material técnico da década de 70, sunga em vez de calções e claro, o belo do bigode!
Material utilizado pelo Tó (podiam falhar outros itens mas a sunga é que não!):
Apesar de não oficial refere o Tó que "a ansiedade estava lá como em qualquer outro triatlo. Especialmente porque já não competia fez precisamente um ano, no meu ultimo Ironman".
Relativamente à sua atitude durante o Spirit, dado o mento atual, o Tó diz que "do ponto de vista psicológico estive bem...mesmo quando quebrei fisicamente. Apesar de ser uma prova longa normalmente não penso em muita coisa para além da corrida em si. Temos de estar atentos a muitas variáveis (potência, ritmo, distância para os adversários, nutrição, hidratação, etc) e isso não deixa muito espaço para distrações. Nesta prova tínhamos também o facto adicional das estradas estarem abertas ao trânsito tanto no ciclismo como na corrida o que obrigava a uma concentração maior."
Todos os anos por volta de inícios de outubro se vê um fenómeno no Douro, homens feitos de cueca e bigodinho a correr!
No final do dia a satisfação reinava.
"Satisfação pelo dever cumprido, aliviado porque é um dia longo e finalmente acaba, alguma frustração pelos problemas físicos não me terem deixado lutar pela vitória...perceber que apesar de todos os sacrifícios que fazemos para nos preparar valem a pena...e...aquele pensamento que aparece sempre "quando é que é o próximo?" (hummmm... normalmente esse pensamento demora uns dias a vir! :D )