Triatlo * Ciclismo * Corrida: inscreve-te!
Em tempos de quarentena contactamos os nossos atletas, ex-atletas e amigos para sabermos como têm sido os últimos tempos e perspectivas futuras ao nível pessoal e desportivo.
Confiram:
Paulo Rua - triatleta vaimaislonge desde 2013
1 - O que mudou na tua rotina?
Sinceramente a nível desportivo isto foi o melhor que me podia ter acontecido. A minha maior dificuldade foi sempre a falta de tempo, como viajava muito era bastante difícil conciliar as viagens com treinos. Agora tenho tempo para treinar e a felicidade de poder trabalhar desde casa. Organizo a minha vida e consigo treinar duas vezes por dia, perfeito.
2 - Quais as alterações que tiveste que implementar ao treino?
Deixando de parte a óbvia dificuldade de não poder nadar, que sinto muita falta, tenho aproveitado para cimentar bases que sempre senti que me faziam falta. Estou a aumentar a minha força e velocidade com treinos específicos e que nunca iria ter tempo para o fazer.
3 - Objetivos para o futuro, sem ou com competições?
Nunca a competição me aliciou mas sim os desafios. Gosto de competir comigo próprio e por isso conseguir fazer mais e melhor. Não me faz falta nenhuma a competição mas sinto muita falta do companheirismo e dos abraços no final de cada prova. Não tenho grandes objectivos futuros , vou conquistando as minhas pequenas vitórias passo a passo, já quase consigo fazer um headstand coisa impensável há 3 meses atrás .
4 - Quais os teus conselhos para outros atletas?
Organizem a vossa rotina nestes dias, aproveitem para fazer coisas que nunca tiveram tempo. Yoga , Pilates , treino funcional . Acreditem vão criar bases muito importantes para o futuro. Ontem fiz 150 burpees , NUNCA imaginei que um dia conseguia fazer isto. As pequenas vitórias são as mais motivadoras , criem os vossos próprios desafios.
Eu acredito que daqui a alguns anos vamos ter saudades destes tempos, família, casa, treino, tempo para nos Próprios.
Deixo-vos um poema que me inspira muito, de um homem que passou 37 anos numa cela de prisão e que nunca nunca desistiu. Pelos contrário preparou-se para um dia ser o enorme líder que todos precisávamos.
Invictus
by William Ernest Henley
Out of the night that covers me,
Black as the pit from pole to pole,
I thank whatever gods may be
For my unconquerable soul.
It matters not how strait the gate,
How charged with punishments the scroll,
I am the master of my fate,
I am the captain of my soul.
Obrigado Paulo
Aquele abraço
Ver Testemunho do Paulo AQUI
Desafio Islas Cies 23km / Ironman Norseman 2014 / Comrades ultramarathon 2014