Triatlo * Ciclismo * Corrida: inscreve-te!
Em tempos de quarentena contactamos os nossos atletas, ex-atletas e amigos para sabermos como têm sido os últimos tempos e perspectivas futuras ao nível pessoal e desportivo.
Confiram:
Patrícia Leite - atleta vaimaislonge em 2013
1 - O que mudou na tua rotina? Quais as alterações ao treino?
A principal alteração foi devida ao encerramento das piscinas e impossibilidade de nadar. De resto, continuei a correr no exterior, penso que até mais regularmente, e a pedalar nos rolos (já era adepta e viciada no Zwift muito antes da pandemia).
Claro que sinto muito a falta das minhas voltas de bike no exterior, de ver o mar, sentir o vento na cara... mas o regresso já está para breve e como já tinha o hábito de andar sozinha não me fará muita diferença.
Com o confinamento aumentei o treino em casa: passei a fazer mais pilates, yoga e reforço muscular. Também passei a andar mais a pé aproveitando para usufruir da tranquilidade da cidade e ouvir os sons da natureza. Há sempre coisas boas a tirar dos tempos de crise :)
2 - Objectivos para o futuro, sem ou com competições?
Nunca foi a competição que me moveu. Sempre vi as provas como desculpa para fazer turismo e fazer o que mais gosto entre amigos. É apenas disso que sinto falta!
Aliás, esta época nem tinha nenhum objectivo competitivo. Comecei o ano decidida a não me inscrever em nada, mas acabei por me inscrever numa série de granfondos e até num triatlo longo (ahahaha) - que foram todos adiados!
3 - O que retiras de positivo neste momento tão desafiante?
Perceber que não podemos dar nada como garantido!
Tinha alguns planos que foram cancelados, mas não podemos ficar a carpir, só nos resta reajustar e seguir em frente.
Também aprendi a relativizar as coisas. Andávamos sempre a correr, tudo era emergente e para ontem. E de um momento para o outro as prioridades mudaram. Acho que essa é a principal lição!
Dar valor ao que temos e deixar de nos preocupar com coisas menos importantes.
4 - Os teus conselhos para outros atletas?
A felicidade está no caminho e não no dia da competição em si, por isso continuem a fazer o que vos dá prazer, na medida do possível. Em vez de nos focarmos no que não podemos fazer, podemos valorizar e aproveitar o que temos.
Há sempre um lado positivo em todas as situações. Aproveitem este período não competitivo para fazer outras coisas que gostam, estar mais com a família e dar mais valor às pequenas coisas...
Tudo passará e podemos sair disto mais fortes :)
Obrigado Patrícia!
Beijos Grandes
Fotos da Patrícia a treinar nesta quarentena: