Triatlo * Ciclismo * Corrida: inscreve-te!
Em tempos de quarentena contactamos os nossos atletas, ex-atletas e amigos para sabermos como têm sido os últimos tempos e perspectivas futuras ao nível pessoal e desportivo.
Confiram:
Nuno Bastos - atleta vaimaislonge 2015 a 2018
1 - O que mudou na tua rotina?
Mudou basicamente tudo, dado o momento e porque trabalho num dos serviços vitais para o país, praticamente não tenho tido tempo para treinar. Mas também por opção, decidi não treinar ao ar livre, reduzi os meus treino à bicicleta nos rolos e ao treino funcional e de reforço muscular. ... Mas "descobri" o Zwift e tenho tirado algum partido disso.
2 - Quais as alterações que tiveste que implementar ao treino?
Reduzi o número de horas de treino, mas também reduzi as zonas de intensidade, o objectivo passa por não perder tudo e fazer alguma manutenção. Com isto deixei de nadar e correr...
3 - Objetivos para o futuro, sem ou com competições?
Fui apanhado com as calças na mão com o eclodir desta pandemia, ia para Tóquio para fazer a minha quarta major, que acabou por ser anulada. Julgo que o mesmo se irá passar com o IM 70.3 de Cascais em Setembro, pelo que o horizonte próximo será já 2021... A grande dúvida reside na maratona de Tóquio, que posso diferir para 2021 ou 2022, há demasiada incerteza, quanto ao treino, quanto à possibilidade de viajar. Mas sinto muita falta das montanhas e do turismo que faço em família à volta das provas, pelo que em 2021 haverá espaço para o trail.
4 - Quais os teus conselhos para outros atletas?
A saúde está primeiro, protejam-se, não corram riscos, voltar em pleno só quando estiverem reunidas as condições. Por muito que não estejas num grupo de risco, há relatos de casos de COVID muito violentos em pessoas onde seria expectável isso não acontecer, pelo que se recomenda muita prudência. A pressa pode levar a um longo período de recuperação.
Um forte abraço
Obrigado Nuno, Aquele abraço
Ver Testemunho do Nuno AQUI