Triatlo * Ciclismo * Corrida: inscreve-te!
Em tempos de quarentena contactamos os nossos atletas, ex-atletas e amigos para sabermos como têm sido os últimos tempos e perspectivas futuras ao nível pessoal e desportivo.
Confiram:
António Salgado - triatleta vaimaislonge desde 2014
1 - O que mudou na tua rotina?
Para te ser franco a minha rotina diária não se alterou muito. A grande diferença foi mesmo ter ficado em casa em tele-trabalho e não ter viajado (em trabalho), como costumo fazer nesta altura do ano. De resto foi tudo muito semelhante ao que já fazia, tendo mantido o horário de trabalho, assim como o número de sessões de treino por semana.
2 - Quais as alterações que tiveste que implementar ao treino?
Foram algumas.
A primeira foi ter deixado de nadar. Última vez que nadei foi no dia 11 de Março. Comprei umas dryland cords para manter algumas rotinas nos movimentos
Como consequência disto, tive mais tempo para fazer trabalho de reforço muscular, que é sempre algo que não gosto particularmente de fazer e muitas vezes acabo por pôr de lado nesta fase da temporada, quando o volume de treino começas a aumentar.
Por último, a grande alteração...durante 7 semanas fiz cerca de 80 sessões de treino, das quais só duas foram feitas no exterior. Apesar de ter sempre um componente indoor na minha rotina de treino, essencialmente bike por não ter hipótese de sair durante a semana, nunca tinha feito nada do género. Adaptei-me melhor do que estava à espera, e para isso contou muito a existência de plataformas como Zwift, Rouvy, etc que não só ajudam a passar o tempo, mas também permitem organizar group rides/run com os teus colegas de treino...não é a mesma coisa, mas dá para passar o tempo.
3 - Objetivos para o futuro, sem ou com competições?
Neste momento objectivos competitivos é complicado ter ou estabelecer. Provas até Junho foram todas canceladas ou adiadas e, sinceramente, penso que vai complicado competir este ano. Tenho pena, porque o que gosto mesmo é de competir, mas é o que é. Neste momento os meus objectivos passam por melhorar a condição física, tentando manter a progressão contínua que tenho tido nos últimos 6 anos e, após este período de confinamento, atacar uma séries de subidas aqui à volta para melhorar os meus tempos. Se houver hipótese quero ir à Torre na Serra da Estrela...há já vários anos que lá quero ir, pode ser q seja este ano.
4 - Quais os teus conselhos para outros atletas?
Acho que o mais importante nesta fase é encontrar algo que nos mantenha motivados, quer sejam as competições virtuais no Zwift, IM VR, etc, quer pelo estabelecimento de objectivos pessoais como melhorar performance na bike, corrida ou natação de águas abertas.
Por outro lado também podemos aproveitar esta fase de indefinição relativamente a provas para fazermos aquelas coisas que gostávamos de fazer, mas que acabamos por deixar de lado porque andamos a seguir blocos de treino. Um exemplo disso é a ida à Serra da Estrela que falei na pergunta anterior. Como essa tenha várias voltas que gostaria de fazer e, se se confirmar que o segundo semestre do ano tb vai ser sem provas, vou aproveitar para as fazer."
Obrigado Tó, Aquele abraço
Treinos indoor durante o confinamento.