Triatlo * Ciclismo * Corrida: inscreve-te!
Desafio da semana: sobreviver às Festas!
Cá está uma das épocas do ano mais aguardadas, o Natal e a Passagem do Ano.
São praticamente 15 dias de potenciais excessos, deslizes e falta de tempo. Isto, para um desportista pode significar: menos horas de treino semanais, aumento de peso, perda de eficiência e rendimento em treino, que levam também a alguma quebra na motivação.
Porém, se formos disciplinados podemos obter o lado bom de cada coisa.
Não nos podemos esquecer que a alimentação está a ser sobrevalorizada pelas sociedades atuais devido a interesses capitalistas. Perguntem às pessoas mais velhas quanto e o que comiam no dia-a-dia. Não era a alimentação ideal, nem em qualidade nem em quantidade, mas já ficam com uma ideia do quão extrema é a diferença.
Vejamos alguns princípios fundamentais para tirar o melhor rendimento de cada dia desta quadra:
Alimentos que ajudam e prejudicam a eficiência da digestão:
OK: Frutas e vegetais, Água, Chás de ervas digestivas [pequenas quantidades durante e após refeição] (gengibre, hortelã-pimenta, camomila,…). Durante a refeição não se deve beber líquidos pois atrasará a mesma. Aponta um reforço hídrico para o final da digestão, 2h após a refeição.
KO: Condimentos picantes, café, refrigerantes, álcool, produtos lácteos – não é por acaso que os regimes alimentares dos melhores atletas do mundo privam estes produtos, com certas exceções ou opções.
Votos de umas excelentes Festas repletas de alimentação saudável, saúde, família, amigos, treinos e Equilíbrio.