5 conselhos para maratona do porto 2013


Deixamos aqui 5 conselhos essenciais para uma boa Maratona do Porto, principalmente para estreantes, mas também para os mais distraídos!

1 - Não te entusiasmes no início

Tirando uma subida inicial os primeiros 15 km’s serão efetuados em descida, pelo que deves ter essa noção para manteres o ritmo estipulado à partida e não te entusiasmares em demasia, sob pena de o pagares mais tarde. Não podemos esquecer que em descida e com aumento de ritmo de passada a Frequência Cardíaca sobe, os quadríceps (coxas) e gémeos são sobrecarregados.

2 - Cuidado com o vento

Neste momento as previsões apontam para vento de leste, com alguma intensidade. Se se mantiver teremos vento nas costas no início do percurso, na ida para a Afurada e na ida até aos últimos 2 km’s, altura em que fica de frente para os corredores.

Se rodar a norte, teremos vento nas costas desde o retorno em Matosinhos até à Ponte Luiz I, lateral na ida e vinda da Afurada e frontal até ao km 40 – os km’s mais desafiantes de uma Maratona!

Mediante as condições de vento adequa o teu ritmo e poupa energias quando deves poupar, mantendo o plano de ingestão de sólidos e líquidos sem alterações.

3 - Temperatura ambiente

A temperatura na manhã de 28 andará entre os 8º e os 14º. São temperaturas que ainda não se têm feito sentir este Outono e muito poucos terão treinado nestas condições. Desta forma é crucial adaptar as vias respiratórias antes do tiro de partida. Aumenta um pouco a duração do aquecimento e realiza algumas retas ao ritmo estipulado para a prova. Não esqueças também o alongamento dos grupos musculares envolvidos na corrida

4 - Atenção aos sprinters

Os 42km contarão também com a presença de corredores dos 15km e da caminhada dos 6km. Existe a tendência de seguir atrás de alguns atletas que estarão a correr estas distâncias. Mais uma vez, mantém o ritmo estipulado e não coles nos corredores em ritmos mais fortes do que o teu.

5 - Não te entusiasmes (antes do) final

A chegada à meta é feita em subida, durante 2 km’s, pelo que deves guardar algumas energias para esta fase. Mais do que isso, resguardar os gémeos, vários corredores com cãimbras no inicio da subida para a meta. A cabeça já vai começar a ficar mais “leve”, a adrenalina a subir, portanto não deixes que nada estrague a festa!

O resto é diversão e desfrutar das vistas de Gaia, Matosinhos e Porto!