V Seminário de Pós-Graduação (SEPOG) do IFSertãoPE (Evento Online)

de 8/4 até 3/5

  O seminário de pós-graduação (SEMPOG) do IFSertãoPE explora a importância e desenvolvimento da educação profissional e tecnológica (EPT) nos territórios do Sertão nordestino brasileiro. A EPT desempenha um papel fundamental na formação de indivíduos capazes de compreender e interagir com os saberes historicamente construídos. Este seminário, em sua quinta edição, busca abordar a o problema da implementação do Novo Ensino Médio de acordo com as disparidades das realidades das escolas particulares, estaduais e federais, com foco na região do Vale do São Francisco e em diálogo com as demais regiões do país, elevando internacionalmente a pesquisa da pós-graduação bem como de seu processo de interiorização.

O V SEMPOG do IFSertãoPE é um evento que motiva os estudantes da pós-graduação a explorar ideias, questionar conceitos e desenvolver habilidades de pensamento crítico e reflexivo. O evento será de extrema importância para toda comunidade acadêmica do IFSertãoPE, integrando as pós-graduações Lato e Stricto Sensu, além de proporcionar desenvolvimento de valores e apoiar uma temática tão presente em nossa sociedade especialmente no ambiente escolar. Esse evento impactará e fortalecerá o apreço, a tolerância e a diversidade cultural que existe em nosso país e principalmente da interiorização das Instituições de Ensino Superior do Nordeste brasileiro. O Instituto Federal do Sertão Pernambucano é uma instituição de educação superior, básica e profissional, pluricurricular e multicampi, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos com as suas práticas pedagógicas, que visam melhorar a ação sistêmica da educação, interiorizar e socializar o conhecimento, popularizar a ciência e a tecnologia, desenvolvendo os arranjos produtivos sociais e culturais locais, com foco na redução das desigualdades sociais.


Objetivos



1. Fomentar a criatividade e a expressão dos estudantes de pós-graduação por meio de diferentes formatos de apresentação de projetos relacionados a Educação Profissional e Tecnológica;

2. Proporcionar um ambiente de aprendizado alternativo, onde os alunos possam interagir com professores, especialistas e estudantes de pós-graduação de outras instituições;

3. Promover a integração entre estudantes de diferentes instituições de ensino público e privado, ampliando o alcance e a diversidade étnica, de gênero e classes sociais.


Cronograma

Inscrições (8/4 até 3/5) (Link do site primeiramente e depois SUAP)

Clique aqui para baixar o template (No menu esquerdo superior clicar em "Arquivo" e depois "Fazer download"

Período de Avaliação e Devolução dos Resumos (3/5-13/5)

Resultado das comunicações (Aceites 20/5)

Anais de Resumo  (31/5) na plataforma OJS da IFSertãoPE

Evento (7-8/06)

Publicação de Ebook pela Editora IFSertãoPE: Outubro de 2024