Minicursos


 ATENÇÃO: A inscrição para os minicursos será feita no credenciamento no dia 16/10. A quantidade de vagas está condicionada à capacidade das salas e auditórios.



Complexidade, Informação e Criatividade na Era dos Big Data – Profa. Dra. Maria Eunice Quilici Gonzales (UNESP) e Profa. Dra. Mariana Vitti Rodrigues (EXETER – Inglaterra)

Data: 17 e 18/10 – 9h -12h

Local:  Auditório do Pavilhão Max Menezes

 

Razão Prática e falibilidade moral em Tomás de Aquino – Prof. Dr. Carlos Alberto Albertuni (UEL)

Data: 17 e 18/10 – 8h – 12h

Local: Sala de Reuniões do DFCH – 2º andar Pavilhão Adonias Filho

 

O Ensino em Tomás de Aquino – Prof. Dr. Antonio Janunzi Neto (UEFS)

Data: 18 e 19/10 – 8h – 12h

Local: Sala de Multimeios da Comunicação Social – 1º andar Pavilhão Adonias Filho

 

Introdução ao estudo de Richard Wagner: Contextos, Dramaturgia e Música - Prof. Dr. Marcus Santos Mota (UnB)

Data: 19 e 20/10 – 8h – 12h

Local: Sala Multimeios de Economia – Sala 1113 1º andar Pavilhão Pedro Calmon

 

Filosofias Contemporâneas da Natureza: Ontologia e Políticas Ecológicas – Prof. Dr. Otávio Souza e Rocha Dias Maciel (PPGFIL-UnB/UnDF)

Data: 19 e 20/10 – 8h – 12h

Local: Sala de Reuniões de Reuniões do DFCH – 2º andar Pavillhão Adonias Filho

Resumo: A proposta do minicurso é apresentar brevemente umas das discussões na filosofia contemporânea acerca do status ontológico da natureza, bem como as consequências para as políticas ecológicas que disso pode-se seguir. Começaremos analisando a crítica à bifurcação da natureza, proposta na filosofia do processo de Alfred N. Whitehead, bem como a recepção desta crítica às separações entre sujeito vs. objeto, cultura vs. natureza, e liberdade vs. determinação. Em seguida, passaremos para o filósofo britânico Iain Hamilton Grant, um dos expoentes do realismo especulativo, que tem buscado renovar a filosofia-da-natureza de Friedrich Schelling como uma alternativa aos dualismos ontológicos e políticos da modernidade. No terceiro dia, como Grant e Schelling frequentemente fazem uso de pensadores da tradição grega clássica, vamos retomar o caráter producente e vívido dos diálogos O Sofista e Timeu, de Platão, para mostrar como a filosofia antiga pode nos dar pistas importantes até hoje. Por fim, no último dia, vamos conectar estes pensamentos nas propostas para uma ontologia política ecológica mais sofisticada, especialmente através de obras de importantes filósofas como Jane Bennett, Elizabeth Grosz e Donna Haraway, autoras que foram influenciadas pelos autores apresentados e que, retroativamente, influenciam decisivamente novos caminhos para além destes.