USE REUSE
UM NOVO SIGNIFICADO AO QUE VOCE USA!
PRATIQUE SUSTENTABILIDADE
UM NOVO SIGNIFICADO AO QUE VOCE USA!
PRATIQUE SUSTENTABILIDADE
Participe com a gente!
1 - Compre da nossa loja, aqui mesmo no site
2 - doe roupas e tecidos que vamos reutilizar!
Entre em contato: usereusetg@gmail.com
Ao contrário de outras peças do figurino, o jeans nasceu na base da hierarquia social e, com o passar do tempo, ascendeu de tal maneira os degraus da sociedade moderna que, atualmente, chegou ao topo da escala hierárquica. Na sociedade contemporânea ele se tornou um elemento tradicional, presente em todos os guarda-roupas, de ricos e pobres.
Mas, não foi sempre assim, o jeans iniciou sua trajetória na cidade de Nimes, na França, produzido pioneiramente neste recanto francês. Mas foi em Maryland, nos EUA, que esta peça se tornou célebre por um comerciante que se imortalizou nas técnicas de melhor utilizar o tecido de algodão sarjado, conhecido como ‘denim’, destinado à produção de lonas, para as quais já não havia mais mercado.
Em 1850, no ápice da exploração do ouro, na Califórnia, os mineiros careciam de uniformes vigorosos e de alta durabilidade; o alemão Oscar Levi-Strauss teve a idéia de transformar o material, vindo de Maryland, normalmente na coloração marrom, em calças confeccionadas com três bolsos que eram fixados com tiras. O sucesso foi imediato, pois esta roupa era extremamente resistente, tão adequada para trabalhos pesados, que foi adotada também pelos trabalhadores rurais e ferroviários. A patente de sua criação foi concedida em 1873.
A partir do século XX, o jeans é direcionado para um público mais amplo, inovando a moda e ganhando as massas, principalmente no auge do movimento hippie, que se vale deste item da indumentária para protestar contra um estilo de vida considerado conservador e tradicional. Assim, o jeans assume um caráter rebelde, mas é logo depois absorvido pelos mecanismos do sistema capitalista, finalmente incorporado ao mercado têxtil e adotado por estilistas famosos como Calvin Klein que foi a primeira marca a desfilar o jeans nas passarelas, e logo imitado por outras grifes.
O Jeans também é um dos tecidos mais usados no "upcycle" da indústria têxtil, hoje em dia, várias fábricas fazem edições exclusivas com aparas do tecido.
O jeans é perfeito para criar novas peças e customizações, principalmente por sua aceitação e durabilidade.