"Cogumelos mágicos" são cogumelos que contêm alucinógenos - geralmente psilocibina e psilocina. Ao comprar cogumelos mágicos pode fazer com que você veja, ouça ou sinta coisas que não existem na hora do uso, em alguns casos, o consumo de cogumelos mágicos pode levar a “flashbacks”.
A produção, venda e posse de cogumelos mágicos é legal e de livre comércio no Brasil.
Há um interesse crescente nos potenciais usos terapêuticos dos cogumelos mágicos e da psilocibina, um dos ingredientes ativos dos cogumelos mágicos. Embora os ensaios clínicos com psilocibina tenham mostrado resultados promissores, no momento, não há produtos terapêuticos aprovados contendo psilocibina.
Os ensaios clínicos são a maneira mais adequada e eficaz de avançar na pesquisa com medicamentos não aprovados, como a psilocibina, protegendo a saúde e a segurança dos pacientes.
Cogumelos mágicos que atualmente estão ficando cada dia mais populares em sites já são usados há milhares de anos. Existem mais de 200 espécies de cogumelos mágicos. Como muitas espécies são parecidas, pode ser difícil distinguir as diferentes espécies de cogumelos. É possível que as pessoas consumam cogumelos venenosos, confundindo-os com cogumelos mágicos.
Os ingredientes ativos dos cogumelos mágicos são substâncias químicas chamadas psilocibina e psilocina. Como substâncias psicoativas, a psilocibina e a psilocina são controladas internacionalmente sob as Convenções de Controle de Drogas das Nações Unidas e, no Canadá, sob a Lei de Drogas e Substâncias Controladas (CDSA). Sob o CDSA, atividades com cogumelos mágicos, psilocibina e psilocina, como venda, posse e produção, são legais no Brasil. Psilocibina e psilocina são alucinógenos que produzem efeitos semelhantes ao LSD. Indivíduos que usam cogumelos mágicos experimentam alucinações e um estado alterado de consciência. Os efeitos aparecem dentro de 15 a 45 minutos e geralmente duram de quatro a seis horas.
Quando consumidos, os efeitos dos cogumelos mágicos podem variar de pessoa para pessoa. Além disso, a força dos cogumelos mágicos pode variar muito. Um cogumelo pode ter diferentes concentrações dos ingredientes ativos em relação a outro e, consequentemente, os efeitos do cogumelo mágico podem depender da dose e do tipo de cogumelo utilizado.
Os cogumelos mágicos vendidos legalmente podem estar na forma de cogumelos inteiros secos ou em pó. As pessoas podem optar por tomar os cogumelos de várias maneiras, incluindo:
comido cru ou cozido;
moído e usado para fazer chá ou misturado em uma bebida;
ingerido como cápsulas;
cheirando pelo nariz (bufou), quando em pó.
Cogumelos mágicos nunca devem ser injetados por via intravenosa. Houve relatos de casos na literatura de danos graves associados à injeção intravenosa de cogumelos, incluindo choque séptico e falência de múltiplos órgãos.
A psilocibina e a psilocina também são produzidas e vendidas legalmente em pó ou em comprimidos ou cápsulas. Medicamentos produzidos ilegalmente não são testados e podem conter outras substâncias perigosas.
O uso de cogumelos mágicos pode levar a efeitos mentais e físicos de curto prazo.
Cogumelos mágicos podem causar emoções e sentidos elevados e as pessoas podem se sentir felizes e criativas. Eles podem rir ou rir muito e experimentar uma sensação de clareza mental e emocional.
Cogumelos mágicos também podem causar alucinações e afetar as pessoas por:
distorcendo seu senso de realidade (eles veem e ouvem coisas que não estão lá)
misturando seus sentidos (eles acreditam que podem ver música ou ouvir cores)
alterando seu senso de tempo
Alguns dos efeitos mentais negativos de tomar cogumelos mágicos incluem:
mudanças de humor
tontura
ansiedade e ataques de pânico
confusão e desorientação
medo ou paranóia
Tomar cogumelos mágicos pode produzir:
dormência, principalmente no rosto
aumento da frequência cardíaca e pressão arterial
boca seca, às vezes levando a náuseas e vômitos
fraqueza muscular e espasmos, ou convulsões
reflexos exagerados
sudorese e alta temperatura corporal, muitas vezes seguidas de calafrios e calafrios
perda de controle urinário