Localizados em Campinas, interior de São Paulo, a equipe Unicamp Baja SAE é uma extracurricular de prototipagem da UNICAMP, fundada por alunos de engenharia em 1995.
Composta por 60 membros de diversos cursos da UNICAMP e 12 subdivisões, a equipe visa o aprimoramento profissional de seus membros através do desafio de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula no projeto e construção de protótipos de carro off-road.
Através das competições BAJA SAE regional, nacional, internacional e H2Challenge é possível colocar em prova o que foi desenvolvido pela equipe, buscando sempre aprimoramentos de projeto em busca de melhores colocações ao longo das competições.
Nas últimas competições presenciais, resultados sensacionais! Conquistamos o 8º lugar geral na Etapa Sudeste 2022 e o 7º lugar geral na Etapa Nacional 2023. Sem contar o PRIMEIRO LUGAR no H2challenge, com o primeiro e único baja movido a célula de hidrogênio do mundo, nas competições de 2022 e 2023.
A ambição por melhorar nosso desempenho é o que nos move a trabalhar todos os dias e alçar voos cada vez mais altos!
Preparar profissionais excelentes, que busquem melhoria contínua e gerem impactos na sociedade, através do desenvolvimento de um projeto off-road de competição.
Superar conquistas da equipe, criar soluções inovadoras e melhorar indicadores de performance.
Excelência, profissionalismo, continuidade, respeito, responsabilidade, ética, inovação, trabalho em equipe.
GESTÃO 23/24
PMO
CAPITÃO
Coordenadores
Esses foram os nomes escolhidos pela equipe para representar nos representar durante o ciclo de competições 23/24!
Responsável pela Gestão Financeira da Equipe, explorar possíveis novas fontes de arrecadação de verbas para o caixa, logística de competição, eventos e compras da equipe.
Área responsável por auxiliar a coordenação sobre gestão de pessoas, formalização da equipe e de procedimentos, garantia da equidade entre membros, processo seletivo e manutenção do bem-estar da equipe
A ECI é a área que cuida de toda a parte elétrica do Júpiter (o nosso carro movido à hidrogênio). A nossa área de atuação pode ser dividida em 2, a Eletrônica de Potência e o Controle e Integração. A Eletrônica de Potência é a parte que diz respeito ao dimensionamento de componentes, a parte de segurança elétrica, integração Fuel Cell + Baterias + Motor e a montagem do chicote elétrico. A parte de Controle e Integração cuida de toda a parte de controle dos componentes elétricos (como o motor e a célula de hidrogênio) e válvulas e de toda a parte de gerenciamento de dados.
Área responsável por cuidar de todas as simulações estruturas e fluidodinâmicas do carro. Utilizamos conceitos de elementos finitos para a solução dos problemas,. Além disso, somos responsáveis por fazer testes estáticos e dinâmicos para validar o produto e aquisitar condições de contorno.
Responsáveis pela suspensão e direção do carro. Projetamos e monitoramos a dinâmica veicular do nosso protótipo
Área que cuida de todas as carenagens, responsável por revestir o carro. Também fazemos a manufatura de todos os componente de matérias compósitos pela equipe (fibra de vidro/fibra de carbono). Além disso, também somos nós que fazemos o design do nosso belíssimo carro, responsável pela identidade visual do projeto.
Área responsável pelo chassi do carro e fixações de outras áreas, como o módulo do PWT. Nós projetamos, construímos e fazemos análise do chassi para garantir que ele vai resistir à competição sem quebrar (ou quase sem, rs). Responsável também por toda a ergonomia do piloto dentro do carro, importantíssimo tanto para a inspeção de segurança, quanto para o relatório de projetos da Equipe
Ao contrário do freio, faz o carro andar. Por possuir muitos componentes comprados, o desafio da área é extrair o máximo desses componentes e pensar em maneiras de tornar tudo mais eficiente. É sem dúvida nenhuma a área à ser mais modificada no projeto 4x4, buscando novas formas de transmissão e dimensionamento de novos componentes.
A SET (sistemas embarcados e telemetria) é a área que trata do sensoriamento e telemetria dos carros (tanto o combustão, quanto o hidrogênio). Sendo responsável pela aquisição de dados como velocidade, aceleração, posição (GPS), nível de combustível, pressão dos pneus, entre outros durante as provas e testes, além de registrar e acompanhar esses dados por meio do painel, cartões SD ou via internet, através de um aplicativo de celular próprio que recebe os dados em tempo real.
Área destinada à frenagem do carro, possui forte integração com SED e PWT.
PMO é a área responsável por gerenciar, dar suporte e supervisionar os projetos e áreas da equipe. Além disso, a área atua como centro de tomada de decisões que impactam na realidade da equipe.