VII Seminário Euro-Brasileiro de Choro

O Seminário Euro-Brasileiro de Choro, promove prática instrumental em grupos (regional) e individual, rodas, concertos. O evento traz intérpretes europeus para conhecer o repertório dos compositores brasileiros e em seguida poder divulgá-lo na Europa. O Seminário Euro-Brasileiro de Choro é itinerante e acontece em diversas cidades brasileiras. 

A coordenação artística é da pianista e compositora mineira e francesa Maria Inês Guimarães e do violonista alemão Olivier Lob com consultoria dos músicos locais no Brasil. Maria Inês, nascida em Uberaba é presidente do Cebramusik fundado em 1996 e do Clube de Choro de Paris fundado em 2001 e Olivier é diretor musical da Casa de Choro de Toulouse criada em 2006. Este projeto é uma consequência de 20 anos de promoção do choro na França e na Europa e desta parceria das duas instituições.

As aulas são ministradas por músicos profissionais componentes de grupos com raízes em cada cidade escolhida: Em 2016 e 2017, Belo Horizonte (Toca de Tatu, 13 cordas, Flor de Abacate, Carlos Walter, Juarez Moreira). Em 2018, Campinas/São Paulo (Quatro a Zero, Rafael Santos, Toninho Carrasqueira, Edmilson Capeluppi, Leo Rodrigues) Em 2019, Recife/Olinda (Marco César, Bandolim, João Paulo Albertim, Cavaquinho, Alexandre Copinha, sopros, Jorge Simas, Violão 7 cordas, Carlos Sandroni, musicólogo, UFPE, Maíra e Moema Macedo, Bozó, Violão 7 cordas...)

Os participantes são profissionais e amadores europeus da nossa música instrumental que querem trabalhar choro e também mergulhar na vida cultural das cidades brasileiras durante duas semanas.