EVENTOS
XIII Encontro Estadual dos Conselhos Municipais de Educação do Paraná e 1º Seminário Estadual dos CACS-FUNDEB
OS CERTIFICADOS DE PARTICIPAÇÃO JÁ FORAM GERADOS E ESTÃO SENDO ENVIADOS AOS PARTICIPANTES QUE REGISTRARAM-SE NOS PROCESSOS DE CHECK-IN
O MATERIAL DE APOIO JÁ SE ENCONTRA DISPONÍVEL NA GUIA Materiais
Dúvidas ? Entre em contato através do e-mail: encontroestadualuncmepr@gmail.com
📌 Formulário para cadastro URGENTE dos/as Presidentes/as dos CMEs 🖥🖋
Prazo para preenchimento do presente Formulário: 13 a 17 de fevereiro de 2025
https://docs.google.com/forms/d/13c0sZ5PL4LFu2A09Q8BqBTnTLoLYFe0lJnasRh34rrA/edit
A UNCME, com a intenção de dar o direito de acesso à vaga destinada aos CMEs brasileiros, vem solicitar o grande empenho no levantamento dos dados presentes neste Formulário, que dará condições ao Ministério da Educação contatar diretamente com cada Conselho e informar os procedimentos para inscrição na Formação Continuada Política de Educação Integral em Tempo Integral.
Informações oficiais: O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), promoverá a Formação Continuada Política de Educação Integral em Tempo Integral. O curso é voltado para as redes municipais, estaduais e distrital de educação e para os conselhos de educação. [...]
A formação terá carga horária de 120 horas e será realizada a distância, com encontros síncronos e assíncronos e ao menos dois presenciais. As aulas estão previstas para começarem no dia 10 de março de 2025 e para terminarem em 12 de setembro do mesmo ano. O conteúdo é dividido em seis módulos:
- O Programa Escola em Tempo Integral (ETI) e seu Ordenamento Jurídico;
- Fundamentos da Educação Integral;
- Implementação de Políticas de Educação Integral na Perspectiva da Intersetorialidade;
- Gestão Democrática e as Diversas Instâncias de Participação e Acompanhamento Social;
- Currículo Integrado;
- Equidade: Modalidades Educacionais e Temáticas da Diversidade.
As secretarias de educação já tem duas vagas garantidas que podem ser destinadas ao próprio secretário/a ou a outros integrantes da equipe de educação integral que não tenham cursado a formação em 2024. Caso haja vagas remanescentes, também poderão ser indicados diretores de escola ou integrantes da equipe técnica que não concluíram o curso em 2024 (priorizando-se municípios sem política de educação integral publicada). Após a indicação, os cursistas receberão um link para formalizar a inscrição.
No caso dos Conselhos, cada um pode inscrever UM CURSISTA, preferencialmente o/a Presidente do Conselho Municipal de Educação, ou outro/a Conselheiro/a indicado/a, em caso de impossibilidade.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB