O Governo do Estado do Paraná, através da sua secretaria de Ciência e Tecnologia, e da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento sustentável do Paraná, através da Fundação Araucária vem há duas décadas implementando investimentos para fomentar a pesquisa científica e tecnológica, formar capital humano de excelência, bem como disseminar os resultados exitosos de tais esforços.
A presente gestão do Estado consignou em seu Plano de Governo, diretivas e recomendações que serão adotadas nos próximos 4 anos. Nele destaca-se a inovação, no seu amplo entendimento, como grande elemento transformador do Estado na busca de avanços sociais, econômicos e humanos. Políticas públicas, estratégias, instrumentos e ações que venham a contribuir para a inovação merecerão atenção especial.
Neste contexto foi implementado o Programa de Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação, designados por NAPIs que tem como objetivo conduzir a produção de conhecimento de forma colaborativa pelos pesquisadores paranaenses, incitados por demandas reais de desenvolvimento de setores estratégicos para o Estado, mediante o aporte de recursos financeiros (chamadas públicas da Araucária) e tendo como base uma plataforma digital.
A partir deste cenário de oportunidades foi proposta a criação do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação - Wood Tech PR que tem por objetivo geral: desenvolver e implantar um Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação na área de Madeira Engenheirada com o propósito de desenvolver um novo produto para a construção civil, sendo um ativo da sociedade paranaense, agregando e integrando atores e ativos.
Fazem parte deste NAPI a UTFPR campus Guarapuava, a UNICENTRO de Irati, a UEM de Maringá, a UEL de Londrina, a UTFPR campus Dois Vizinhos, e a UFPR, através da equipe de pesquisadores do Departamento de Engenharia e Tecnologia Florestal do Setor de Ciências Agrárias.