As competências do governo federal foram publicadas na Instrução Normativa nº 21, de 1º de fevereiro de 2021 e são de utilização facultativa pela Administração Pública Federal.
Foram elaboradas em parceria com a Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal (SGP) e a Escola de Administração Pública (Enap), a partir de benchmarking global e atendendo às recomendações da OCDE.
Poderão ser utilizadas como um referencial a mais para o desenvolvimento dos líderes e dos servidores em geral.
Necessárias para o funcionamento da organização. Vincula-se ao negócio ou à missão da organização. São competências de domínio social.
As competências organizacionais da ANTT têm previsão de serem mapeadas em fevereiro e março de 2021.
Representam o modelo de comportamento da organização, traduzindo seu sistema de valores em referenciais de comportamento. Tem foco em habilidades relacionais.
As competências comportamentais são divididas em gerenciais e funcionais. As gerenciais da ANTT já estão disponíveis e as funcionais foram levantadas e serão validadas.
Associadas ao desempenho de atividades técnicas, de assessoramento ou operacionais. Tem foco cognitivo e operacional, exigindo o controle restrito de conhecimentos.
As competências técnicas de algumas unidades da ANTT foram mapeadas na Oficina de Formação de Mapeadores. As outras unidades da Agência ainda passarão pelo processo de mapeamento das competências técnicas.