Formação dinamizada pelo Centro de Formação Europass Teacher Academy, entre os dias 1 e 6 de novembro de 2021 em Berlin, na Alemanha.
"Podemos ser a mudança que desejamos ver no mundo ”(Mahatma Gandhi) é uma definição incrível do processo de mentoria. Mentoria é como segurar um espelho na frente dos alunos, ajudando-os a reconhecer as suas emoções e sentimentos funcionais ou disfuncionais de uma maneira natural, permitindo que eles tomem consciência e lidem com as suas ações e comportamentos. Um bom mentor saberá como tirar um estudante da sua zona de conforto para ambientes e cenários mais orientados para a liderança.
Mentoria não é o mesmo conceito que coaching. A mentoria está preocupada com o desenvolvimento da pessoa como um todo e os mentores estão focados em fornecer suporte individual, crescimento e maturidade aos seus alunos, a fim de atingir os seus próprios objetivos de trabalho/vida. A tutoria tem um efeito positivo nas competências essenciais e difíceis de uma pessoa e facilita a socialização.
Com este curso pretende-se compreender e possibilitar ambientes de comunicação e relacionamentos naturais e valiosos dos professores com os seus alunos. Este curso permite dotar os participantes com várias ferramentas de liderança situacional e transformacional, permitindo-lhes melhorar seu estilo de comunicação. O curso é baseado em vários casos de estudo.
Objetivos principais do curso:
Desenvolver a assertividade, a autoconsciência e a autoconfiança;
Gerir e prevenir conflitos em ambientes formativos;
Aplicar a liderança em ambientes formativos, os princípios de análises transacionais e esquema cognitivo-comportamental e liderança situacional em ambientes de treinamento;
Promover contextos e atitudes de resolução de problemas;
Conhecer e aplicar estratégias de mentoria.
1º dia de formação - 1 de novembro de 2021
Demos hoje início à primeira mobilidade deste nosso projeto. Nas intalações da Europass Teacher Academy em Berlim, começámos os trabalhos da formação "The key to an effective leadership in mentoring". Para além de Portugal, os participantes são oriundos de Eryia e Zagreb, na Croácia; Craiova, Roménia; Veria, Grécia; Jurmala, Letónia e Crema, Itália. Após sessões de apresentação por parte de cada um dos participantes, os trabalhos começaram, sob orientação da Ada Rigacci, tendo sido abordadas as VTS - Visual Thinking Strategies. Muito trabalho, partilha e cooperação nos esperam ao longo da semana.
2º dia de formação - 2 de novembro de 2021
Dia centrado na Comunicação e Inteligência Emocional. Atividades práticas de simulação, questionários e, claro, oportunidades de confraternização e troca de pontos de vista entre todos os participantes. Foco no positivismo e em estratégias de Active Listening. Começámos, igualmente, a explorar novas parcerias e continuámos a entreajuda linguística, ajudando os colegas menos versados na língua de Shakespeare. Amanhã há mais.
3º dia de formação - 3 de novembro de 2021
Dia em cheio! Pirâmide das necessidades de Maslow (adaptada ao mundo digital) e o bullying no centro das atenções. Entendê-lo, preveni-lo e abordá-lo, a nível de escola/ institucional, turma ou individual. Role plays com tempo para risotas, partilhas de experiências pessoais e aprendizagens mútuas. Haverá muito para partilhar... Acabámos o dia com gestão de conflitos. Nova dose amanhã!
4º dia de formação - 4 de novembro de 2021
Aproximamo-nos do fim, mas o trabalho não diminui. Trabalhos centrados na Aprendizagem Cooperativa/Cooperative Learning, no sentido tutorial. Segunda parte do dia para soluções de resolução de conflitos, com base na metodologia Six Thinking Hats. Como tem sido timbre, imenso trabalho prático e cooperativo, sempre com boa disposição.
5º dia de formação - 5 de novembro de 2021
O tempo passou a correr e... terminou. Amanhã serão atividades culturais, pelo que hoje foi preciso trabalhar em dobro para concluirmos. Análise às estratégias de resolução de conflitos, como a negociação e a mediação. Acho que tenho jeito, afinal consegui alcançar um acordo entre o Sindicato de Professores e o Ministério da Educação da Letónia... no papel. Por fim, a perceção da imagem que projetamos, através da Janela de Johari. Conceito interessante, com múltiplas possibilidades de utilização. E resultados surpreendentes, pela perceção que os outros têm de nós. Obrigado a todos por estes dias magníficos. Desejoso por vos reencontrar. O AEGSP de Cinfães receber-vos-á de braços abertos!