Os TIGs (Times Inteligência Geográfica) nasceram e serão criados sempre que houver necessidade eminente de ir além dos dados usados como mera frequência numérica, pois, neste grupo totalmente multidisciplinar serão criadas em conjuntos com os dados oficiais existentes, as mais diversas análises a partir do maior número de cruzamento de dados possíveis.
Para entender a dinâmica de um evento precisamos entender todos, ou pelo menos a maiorias dos fatores/variáveis envolvidos neste evento. Se os eventos forem sociais, biológicos ou da naturezas (desastres) o trabalho sobre estes dados é ainda mais importante e complexo exigindo um olhar além dos números.
Como resultado:
Pretendemos dar suporte aos responsáveis na tomada de decisões de forma assertiva e ordenada na tratativa através dos geo-cenários possíveis que serão construídos;
Entregar a população em geral dados, informações e ferramentas relevantes para o adequado enfrentamento do evento em questão.
Fazer parte desse movimento é muito simples: acessar o link, preencher o formulário e dizer como poder colaborar com este movimento.
Esse é um movimento DE TODOS, em que a sociedade deve se mobilizar e lutar, nossa maior armar é a informação real e segura, usada com inteligência geográfica.
Todos juntos contra o coronavírus. Participe!
Time de Inteligência Geográfica - COVID19
Olá a todos, sou o geógrafo Jorge Campelo, estou na presidência da Aprogeo-PR (Associação Profissional dos Geógrafos do Estado do Paraná), associação reconhecida pelo sistema Crea/Confea como uma das entidades representativa dos profissionais geógrafos no estado do Paraná, estou na diretoria desta associação profissional pela segunda gestão 2017/2019 e 2020/2022.
Temos como premissa e regra estatutária, buscar desenvolver em nossas atividades, tudo que esta descrito em nosso Art.3, neste caso em especial ele diz em seus itens:
Propugnar, junto aos poderes públicos, previdências, planejamento e legislação, visando ao desenvolvimento do Brasil;
Colaborar com as autoridades governamentais, como órgão técnico e consultivo, no estudo e solução dos problemas que se relacionem com a categoria profissional da Geografia;
Propugnar pelo congraçamento com as profissões liberais afins e colaborar no desenvolvimento da solidariedade das classes profissionais;
Apoiar grupos autônomos na pesquisa científica e na investigação tecnológica no âmbito profissional;
Na organização, planejamento e disseminação da informação geográfica nos campos específicos da Geografia, entendida no sentido amplo em que abrange o conjunto das operações geográficas relativas à topografia, geodésia, cartografia, geomática, fisiografia, biogeografia, recursos hídricos, antropogeografia, geoeconomia, Geografia Legal e divulgação/disseminação da informação que, direta ou indiretamente conduzem à caracterização do evento no espaço geográfico.
Colaborar com o Estado como órgão técnico e consultivo, no planejamento, no estudo e solução dos problemas geográficos;
Para ver nosso estatuto na íntegra acesse o link
Com base nestas premissas nasce o TIG que será/é um grupo de trabalho que durará pelo tempo que durar o evento estudado, este grupo é de voluntários (sem qualquer tipo de remuneração) que usarão seu tempo disponível para auxiliar na construção de análises e estratégias para dar suporte informativo a população e aos gestores públicos no auxilio a tomada de decisão.
Todos os trabalhos serão organizados e gerenciados pela Aprogeo-PR, de forma remota (cloud), tudo que for produzido será comunicado via canais oficiais como pelo site www.tig.aprogeopr.org.br e no email tigvoluntario@aprogeopr.org.br em forma de minutas, informações, dados recompilados, mapas, planos de ação e relatórios.
Convido a todos que possuem perfil para compor esta equipe a entrarem em contato pelo link.
Agradeço a todos e vamos fazer o máximo para que tenhamos o mínimo de impacto diante deste evento chamado Corona Vírus (COVID19).
Cordialmente,
Geógrafo Jorge Campelo
O vídeo é um pouco longo, mas vale a pena cada minuto.
Sem ciência somos muito pouca coisa. Sem DEUS não somos nada.