Assembly

A linguagem Assembly (linguagem de montagem) é legível por humanos e entendida pelo código-máquina de uma determinada arquitetura de computadores. Utilizada para programar códigos entendidos por máquinas (computadores), como microprocessadores e microcontroladores. O código-máquina, que é um padrão de bits, torna-se legível pela substituição dos valores por símbolos chamados mnemónicas.

Exemplo:

Enquanto um computador sabe o que a instrução-máquina IA-21 (B0 61) faz. Para os programadores é mais fácil recordar a representação equivalente em instruções mnemónicas MOV AL, 61h. Esta instrução ordena que o valor hexadecimal 61 (97, em decimal) seja movido para o registo 'AL'. Embora se pense no código de máquina em valores binários, normalmente ele é representado por valores hexadecimais.


A tradução do código Assembly para o código-máquina é feita pelo montador ou assembler, que converte as mnemónicas em opcodes e calcula os endereços de referência de memória (RAM), faz ainda algumas outras operações para gerar o código-máquina que será executado pelo computador.