05/05
Hoje foi a nossa primeira reunião sobre o projeto. Juntámo-nos no Discord e elaborámos um plano geral do projeto. Já sabíamos que queríamos fazer algo relacionado com Astronomia mas não tínhamos a certeza sobre que dados iríamos tratar. Inicialmente, pensamos em pesquisar uma base com dados de galáxias pouco conhecidas, mas, quando tentámos abrir as tabelas, exigia que pagássemos um programa para abrir a tabela com a formatação correta.
Não nos resignámos e surgiu a ideia de procurar e agrupar dados sobre as galáxias do grupo local e algumas constelações. Considerámos que essa seria a melhor opção e, a partir daí, as ideias fluíram.
O nome surgiu logo: “The (Un)known”. Pensámos neste nome porque o universo é algo ainda pouco conhecido, independentemente de todos os estudos feitos. No nosso projeto, estamos determinados a transformar o nosso universo local de unknown para known, daí o nome com os parêntesis.
Começámos por estabelecer que iríamos agrupar os dados que pesquisámos num documento XML e que, depois, utilizaríamos o Google Sheets com a função de Import XML para criar gráficos com os dados recolhidos. Depois, decidimos que iríamos criar um site em HTML para disponibilizar os dados encontrados. Por fim, criaríamos um Google Sites para alojar o site HTML e para funcionar como site principal do nosso projeto. Como tínhamos de incluir uma parte criativa, decidimos que, tal como todos os trabalhos científicos, também o nosso trabalho tinha de ter um diário de campo. Este diário estaria também disponível no nosso Google Sites. Criámos o Google Sites e aqui estamos nós! Sejam bem-vindos ao nosso cantinho científico onde vamos depositar todos os nossos desabafos, problemas e progressos. Acompanhem-nos nesta jornada!