Informações gerais
1. O projeto "The Power of Understanding” (nº- 2019-1-RO01-KA229-063057_4) encontra-se em vigor no Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama (E.B. 2,3 de Aranguez) de 01/09/2019 a 31/08/2021.
2. O projeto terá o apoio financeiro do programa Erasmus+ Ação Chave 2 (KA2) da Comissão Europeia "Parcerias Estratégicas - Boas Práticas, Ensino Escolar ".
3. Os parceiros do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama são escolas da Roménia, Lituânia, Croácia, Chipre e Espanha. A escola da Roménia é a escola coordenadora do projeto.
4. Objetivos gerais do projeto:
• Melhorar as competências profissionais dos professores das escolas parceiras.
• Melhorar as competências dos alunos ao nível da compreensão de textos literários e não literários, a fim de aumentar a taxa de sucesso escolar e evitar o abandono.
• Melhorar as competências sociais, culturais, linguísticas e interculturais nas escolas parceiras.
5. O projeto será implementado através da realização de atividades extracurriculares, mobilidades transnacionais, workshops, projetos educativos, atividades escolares, entre outras. O conteúdo integral do projeto está disponível para consulta, em Inglês, junto da coordenadora local do projeto – professora Filomena Grazina.
6. Estão previstas mobilidades transnacionais (viagens de uma semana ao estrangeiro) destinadas a três ou quatro alunos acompanhados por dois professores. Num total serão abrangidos 17 alunos. Está ainda prevista a vinda à escola de elementos dos países parceiros.
7. Todas as atividades do projeto que tiverem lugar fora da escola (incluindo viagens ao estrangeiro) necessitam do consentimento dos pais / tutores legais do aluno. (anexos III e VI)
8. Os alunos que participem nas deslocações ao estrangeiro terão as suas faltas às atividades letivas devidamente justificadas.
8. A língua inglesa é a língua oficial do projeto.
9. Participam no projeto alunos dos 7ºs e 8ºs anos da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Aranguez.
10. De entre esses alunos participantes nas diversas atividades serão selecionados os que participarão nas mobilidades transnacionais para fins de aprendizagem.
11. Os alunos não selecionados para as mobilidades poderão continuar a participar nas atividades do projeto, a decorrer na escola, contribuindo para o trabalho que os seus colegas levarão para as atividades transnacionais.
12. Em qualquer momento, serão excluídos os alunos que:
a) não participem ativamente nas atividades do projeto;
b) revelem comportamentos inadequados e/ou desrespeitadores das regras de trabalho e de relacionamento.